Como cortar as unhas de uma tartaruga?

Embora pareça contraditório, o processo de aparar as unhas dos animais consiste em remover o mínimo possível. Isso porque existem vasos sanguíneos "dentro" da unha que podem ser cortados acidentalmente.
Como cortar as unhas de uma tartaruga?

Última atualização: 03 abril, 2022

As tartarugas são uma das espécies mais famosas e comuns de se encontrar em cativeiro, pois muitas vezes se acredita que são animais de estimação fáceis de cuidar. Embora seja verdade que elas não precisam de muitos cuidados, é necessário prestar atenção a várias características de seu físico e seu ambiente. Isso significa que elas exigem certa atenção regular, como qualquer outro animal doméstico.

A espécie mais frequente encontrada em residências é o tartaruga-de-orelha-vermelha (Trachemys scripta). Apesar de ser um organismo aquático, possui garras nas mãos que o ajudam a se mover tanto na água quanto na terra. Na verdade, em alguns casos, essas “unhas” crescem demais e podem precisar ser aparadas. Continue lendo este artigo e descubra como realizar esse processo.

É necessário cortar as unhas da tartaruga?

Se você já manteve um réptil desse tipo antes, certamente parecerá estranho para você ouvir que suas unhas podem ser cortadas. Isso porque na maioria dos casos não é necessário reduzir o comprimento de suas garras, pois elas se desgastam naturalmente à medida que são utilizadas em seu ambiente. Além disso, se não houver cuidado ou experiência ao fazer esse tipo de procedimento, o animal poderá ser lesado.

A única razão pela qual o tutor deve cortar as unhas da tartaruga é se o veterinário recomendar. Aliás, a tarefa deve ser realizada pelo profissional e não pelo tutor, pois somente ele tem o real conhecimento sobre a fisiologia do animal. Se você tiver a experiência e a aprovação de um especialista, poderá realizar o procedimento, mas por sua conta e risco.

Como é a alimentação das tartarugas aquáticas?

As unhas compridas são um problema para as tartarugas?

As unhas compridas geralmente não são um problema para as tartarugas, pois são até uma vantagem porque permitem cavar e mover pedras com mais facilidade. É normal pensar que a tartaruga pode se machucar com elas, mas isso geralmente não é possível devido ao formato de seu corpo. Caso por algum motivo você perceba que seu animal de estimação está sofrendo por causa de suas garras, você deve levá-lo ao veterinário para uma consulta.

O que preciso para cortar as unhas da minha tartaruga?

Caso você precise cortar as unhas da sua tartaruga e tenha a aprovação de um profissional, lembre-se de que você precisará do seguinte para realizar o processo:

  • Cortador de unhas (especial para animais de estimação): aqueles que são para gatos e possuem iluminação funcionam muito bem. Se você pretende cortar as unhas de tartarugas maiores, pode optar pelas versões para cães.
  • Toalha: serve para manter o réptil seguro com algo macio, mas também lhe dá a pegada necessária para evitar acidentes.
  • Desinfetante (iodo): no caso de acidentalmente cortar demais e seu animal de estimação sangrar, você deve aplicá-lo para evitar infecções. As soluções devem ser diluídas a 10% com água.

Passos para cortar as unhas das tartarugas

As etapas a seguir devem ser consideradas apenas como um lembrete das instruções do seu veterinário. Lembre-se de que você pode causar lesões e infecções no seu pet se fizer o procedimento de maneira incorreta. Se com tudo isso você ainda quiser realizá-lo por conta própria, leve em consideração os seguintes passos:

  1. Prepare tudo antes de retirar a tartaruga do seu habitat: os répteis não costumam gostar de ser manuseados, por isso ficarão inquietos desde o momento em que forem retirados de casa até seu regresso. Encurte esse tempo e tenha tudo à mão para minimizar o estresse desse processo.
  2. Enrole a toalha ao redor do réptil: isso ajudará você a segurá-lo melhor e a mantê-lo parado. De preferência, peça para alguém ajudar a segurá-lo enquanto você faz os cortes.
  3. Estabilize a pata e comece a cortar as unhas: lembre-se de que você deve invadir a pata o menos possível, pois se cortar demais pode danificar os vasos sanguíneos (raiz) e causar ferimentos na tartaruga. Alguns cortadores de unhas têm luzes para ver onde a “raiz” começa. Isso facilita o processo e ajuda a evitar acidentes.
  4. Em caso de sangramento, aplique o desinfetante: se o pior acontecer, basta aplicar o desinfetante na ferida e levar a tartaruga imediatamente ao veterinário. O sangramento provavelmente não é motivo de preocupação, mas se não for tratado adequadamente, pode se tornar grave o suficiente para causar a morte.
Como cortar as unhas de uma tartaruga?

É fácil realizar esse procedimento?

O processo de corte das unhas desse tipo de répteis é muito caótico, pois o medo faz com que eles dobrem os membros e seja difícil expô-los. É fundamental ter paciência e em hipótese alguma sacudir, bater ou puxá-los com muita força. Caso contrário, a única coisa que você conseguirá é machucar ainda mais as tartarugas. Lembre-se de que se você não se acha capaz de realizar o processo, sempre pode procurar um veterinário.

Como você pode ver, cortar as unhas de uma tartaruga é algo que não costuma ser feito com tanta frequência. De qualquer forma, é sempre melhor procurar um profissional que possa tratar seu animal como ele merece. É normal querer ajudar seu animal de estimação, mas nem sempre isso é possível e às vezes pode causar ainda mais danos.

Pode interessar a você...
O que comem as tartarugas terrestres?
Meus Animais
Leia em Meus Animais
O que comem as tartarugas terrestres?

Você sabe o que as tartarugas terrestres comem? Esses répteis são herbívoros e têm predileção por brotos verdes, como couve e grama.