Como criar coelhos domésticos

janeiro 13, 2019
Não só é preciso cuidar dos filhotes, mas também da mãe durante a gravidez. Como animais de rotina, a fêmea deve ser tratada normalmente, exceto quando a gestação estiver muito avançada e ela precisar de ajuda.

Os coelhos são animais ternos e muito adequados como animais de estimação. Por isso, muitos se aventuraram a criá-los para que outros possam adotá-los. Se você é um desses, talvez queira saber como criar coelhos.

O que ter em mente ao criar coelhos

Além de manter os animais em um lugar adequado, onde tenham mobilidade, temperatura e clima ideais, há uma série de cuidados na criação de coelhos e coisas que você deve aprender a perceber.

Estes são alguns:

Como saber se uma coelha está prenha

No começo, isto é, enquanto sua barriga cresce, é difícil determinar se uma coelha está prenha a olho nu, mas seu comportamento pode revelar isso. 

Existem vários sintomas que uma coelha prenha apresentará, como o fato de poder se tornar mais indisciplinada, beber mais água, inchar as mamas ou arrancar os pelos da barriga.

Este último gesto a deixa “careca” na barriga, e ela faz isso para preparar o ninho para seus futuros bebês.

Como cuidar de uma coelha prenha

A verdade é que eles não exigem nenhum tipo de cuidado especial. Os coelhos são animais de rotina e, quando sua rotina é alterada, ficam muito estressados.

Portanto, uma coelha prenha vai apreciar continuar sendo tratada como de costume, como se nada tivesse acontecido.

Agora, quando a gravidez está em um nível mais avançado, é provável que ela precise de ajuda para se movimentar e, acima de tudo, de muito carinho.

Como criar coelhos domésticos

Eu tenho que fazer um ninho?

Possivelmente não, já que a mãe geralmente cuida de tudo. Ela não apenas escolherá o local que considera ideal para seus filhotes, mas também procurará o material necessário para construí-lo.

Onde ela encontra o material? Bem, ela usa o que encontrar em sua casa: meias, panos de cozinha, trapos ou outros objetos com essas características que possam atendê-la.

Durante o parto

A coisa mais importante durante o parto é não estressar a futura mãe. 

Após apenas 30 dias de gestação, ela dará à luz e, mesmo que você não acredite, seu instinto determinará o que ela deve fazer e como agir.

Portanto, apenas fique com ela e observe como o milagre da vida acontece.

Se você acha que algo não está indo bem, então sua intervenção será necessária. Talvez seja apenas algo simples, como um filhote preso, mas se é uma situação mais difícil, chame o veterinário.

Além do mais, se isso deixa você mais calmo, você pode convidar um veterinário para o parto, caso tenha que intervir.

Se um dos filhotes deixar o ninho, coloque-o de volta. Se algum nascer morto, remova-o com cuidado e evite movimentos repentinos.

Como alimentar os filhotes de coelho

Nos primeiros 18 dias, os filhotes se alimentarão exclusivamente de leite materno. Normalmente, não existem razões pelas quais um coelho não produz leite materno para seus descendentes.

Entretanto, se a coelha não produzir leite suficiente, fale com o veterinário para aconselhá-lo sobre os passos que você deve tomar.

filhotes de coelho

Uma maneira de ativar a secreção do leite materno é alimentando a mãe um pouco mais do que o habitual.

Depois que os primeiros 18 dias tenham passado, você deve fornecer uma ração especializada para filhotes de coelho e feno.

Como a mãe, eles podem comer legumes e frutas, mas isso não será necessário ou recomendado até que atinjam dois ou três meses de vida.

Esta é toda a informação necessária sobre os cuidados na criação de coelhos, mas se você tiver alguma dúvida, é melhor conversar com o seu veterinário de confiança para saber os passos a seguir.