Como é a camuflagem do camaleão?

· novembro 25, 2018

O camaleão imita o ambiente não apenas para enganar seus predadores, mas também para pegar suas presas de surpresa.

Além disso, também muda de cor para regular sua temperatura, expressar suas emoções ou atrair uma fêmea. Entenda melhor a camuflagem do camaleão.

O camaleão é um animal que geralmente exerce um fascínio especial em quem o observa.

Esse animal tem um corpo com uma forma incomum e uma língua muito longa e pegajosa que o ajuda a caçar insetos.

Os grandes olhos deste pequeno réptil se movem em diferentes direções de forma independente.

No entanto, sem dúvida, o mais surpreendente é sua capacidade de mudar de cor.

Durante muito tempo pensou-se que essa a camuflagem do camaleão respondia a uma necessidade de evitar os perigos aos quais ele estava exposto.

Entretanto, alguns estudos científicos revelam que essa capacidade não se deve exclusivamente a isto.

A seguir, veremos algumas variáveis ​​para entender melhor a camuflagem do camaleão.

Como o camaleão muda de cor?

O camaleão tem a capacidade de alterar o pigmento da sua pele, de acordo com a luz e as cores do seu ambiente.

Além disso, também o faz devido a outros fatores físicos internos. Ele pode, se quiser, apresentar “estampas” muito impressionantes ou ficar praticamente invisível.

Essa incrível capacidade de camuflagem do camaleão, juntamente com a possibilidade de adquirir cores brilhantes para chamar atenção, se deve à sua condição física. No entanto, qual a verdadeira cor do camaleão?

Por baixo das suas numerosas camadas de pele, ele possui várias células pigmentares, que são como pequenos cristais.

Eles consistem de cromatóforos, iridóforos, guanóforos, melanóforos, eritróforos, cianóforos, leucóforos e xantóforos.

como funciona a camuflagem do camaleão?

Cada um desses grupos de células tem a tarefa de exibir uma cor diferente. Isto depende da luz que é refletida no corpo do camaleão, bem como da temperatura do corpo e do ambiente.

Essas células, muito especializadas, são capazes de regular a distribuição dos pigmentos que possuem. O resultado visível é uma grande variedade de brilhos, tonalidades e estampas diferentes.

As razões para a camuflagem do camaleão

A primeira coisa que precisa ser esclarecida é que a mudança de cor do camaleão não responde apenas à necessidade de camuflagem. Essa ideia, embora generalizada, é falsa.

É verdade que esses répteis têm uma capacidade realmente impressionante de imitar o ambiente, mas a mudança de cor nem sempre serve para fazê-lo “desaparecer”.

Os camaleões têm a capacidade de assumir as cores das folhas, galhos e, em geral, da vegetação que os rodeia. Quando estão nesse estado, pode ser incrivelmente difícil distingui-los do ambiente.

Essa camuflagem do camaleão pode responder à sua necessidade de se esconder dos predadores que o caçam, principalmente ao anoitecer.

A razão para imitar o ambiente também pode ser a necessidade de passar despercebido por sua presa, o que lhe permite caçar mais facilmente.

camuflagem do camaleão

Outras razões para a camuflagem

Apesar do exposto acima, na maioria das vezes as mudanças de cor do camaleão se devem às condições físicas do seu corpo, ou mesmo, de acordo com muitos especialistas, às suas emoções.

Uma das situações mais frequentes de mudança de cor é o processo de cortejo do macho em relação à fêmea, antes do acasalamento.

Nessa ocasião, o camaleão macho se torna um verdadeiro arco-íris de cores muito brilhantes e chamativas para atrair a fêmea.

A mudança de cor também pode estar relacionada ao clima. O camaleão adapta seu corpo, através das cores, a fim de regular sua própria temperatura, para melhor suportar o frio, o calor, o vento ou o sol.

Finalmente, muitos estudos científicos revelaram que o humor desses répteis, assim como os fatores psicológicos, também influenciam muito a cor da pele.

Dessa forma, cada tonalidade pode ser traduzida em uma emoção diferente: alerta, medo, estresse, cortejo, relaxamento, etc.

A mudança de cor do camaleão desempenha um papel muito importante na comunicação. Durante uma luta, os camaleões serão capazes de conhecer o humor de seu adversário e agir sobre ele.

Com isso, saberão se o seu adversário está furioso, assustado, etc.

Nem todos os camaleões mudam de cor

É importante notar que, ao contrário do que se acredita, nem todos os camaleões têm essa capacidade de se camuflar. Apenas algumas espécies podem fazê-lo.

Por outro lado, o camaleão  fêmea e seus filhotes não podem mudar de cor. Isso porque não possuem iridóforos sob a pele.