Como ensinar um gato a usar a caixa de areia

· agosto 21, 2018
Para manter uma boa higiene do felino e a limpeza da casa, é preciso que o gato aprenda a usar a caixa de areia. O aprendizado fica mais fácil quando é feito com carinho e paciência, ao invés de castigos por defecar fora do lugar.

Educar um gato pode ser uma tarefa complicada. Principalmente se ele for um animal adulto. Entretanto, quando ainda é filhote, ele aprende certos hábitos com facilidade, como usar a caixa de areia. Descubra como neste artigo.

Conselhos para ensinar um gato a usar a caixa de areia

Na maioria dos casos, os gatinhos aprendem com a mãe todos os hábitos da vida cotidiana. Mas aqueles que tem foram recolhidos da rua ou ficaram órfãos não terão essas lições.

Ensinar um gato a usar a caixa e areia é um desafio e tanto. E disso depende a limpeza doméstica e a higiene do animal. Por isso, preste atenção aos conselhos abaixo, para que seja mais fácil de ensiná-lo:

1. Compre uma caixa de areia adequada

Ao contrário dos cães, os gatos são mais “detalhistas” em relação aos seus gostos e objetos pessoais. Por isso, para que usem a caixa de areia, ela deve ser do gosto dos felinos. Nos pet shops é possível encontrar modelos diferentes, mas nem todos são adequados para o seu animal de estimação.

Como primeira medida, compre uma caixa de areia grande para que seja confortável e possa esconder os desejos do gato sem problemas. Caso você tenha mais de um animal, cada um deve ter a própria caixa. Além disso, tenha em mente a localização. Coloque a caixa de areia em um local pouco utilizado, como a lavanderia ou o banheiro. Nunca a deixe do lado da comida ou cama do seu pet!

Você também deve considerar a areia utilizada. Existem as naturais, sintéticas e até com fragrâncias para neutralizar os odores. Utilize a que for mais cômoda e não encha o recipiente até o máximo. É preciso deixar espaço para que o animal enterre os excrementos sem derrubar areia por todos os lados.

ensinar um gato a usar a caixa de areia

2. Preste atenção aos hábitos do felino

Para ensinar um gato a fazer qualquer coisa, é fundamental respeitar seu ritmo e hábitos cotidianos. Por exemplo, alguns felinos fazem as necessidades depois de comer ou de dormir.

Conhecer os costumes do gato ajudará o animal a usar a caixa de areia corretamente, evitando que defeque em outros lugares da casa.

3. Faça do ensinamento uma brincadeira

Este conselho também serve para outras atividades que podem não agradar o animal, como escovar o pelo. Brinque com o gato perto da caixa de areia para que ele se acostume com o objeto até então desconhecido.

Você também pode colocar o bichano dentro da caixa e fazer com que cave ou brinque com a areia. Você pode, inclusive, usar os dedos para mexer no material, mostrando ao gato como fazer. Se o seu felino cavar, mas não tampar o buraco, pegue uma pá e faça isso você mesmo. Não pegue a pata do gato e o force, pois isso terá o efeito contrário ao desejado.

4. Não grite ou castigue o animal

Para ensinar um gato, é preciso manter a calma, evitando assustá-lo ou gritar com ele. Lembre-se de que ele ainda é muito pequeno e ninguém explicou onde fazer as necessidades. Trata-se de falta de conhecimento, e não um ato de rebeldia.

Muitos cometem o erro de esfregar o nariz do animal nos dejetos deixados nos lugares errados. Tal atitude só serve para deixar o gato com medo.

Assim, quando o bichano se acostumar com a caixa e usá-la corretamente, não se esqueça de elogiá-lo. Parabenizar um bom comportamento traz mais resultados do que castigar a desobediência. Principalmente em gatos um pouco mais “rebeldes”, como é o caso do siamês.

5, Leve os dejetos até a caixa de areia

Se o seu gato usa como “banheiro” um lugar diferente da caixa de areia, ao invés de jogar os excrementos no lixo, pegue-os com uma sacola de plástico e coloque-os na caixa de areia. Em seguida, limpe bem o lugar, para tirar todos os odores. Repita esse processo o quanto for necessário, até que o animal compreenda que é ali que deve defecar.

Retirando o cocô da caixa de areia usando uma pá

Na maioria das vezes, um gato aprende sozinho a usar a caixa de areia, ainda filhote, com poucas semanas de vida. Se isso não acontecer, é possível que ele esteja sofrendo com alguma doença, como uma cistite, muito comum. Nesse caso, é fundamental consultar um veterinário.