Como escolher o melhor passeador de cães?

· março 3, 2019

Ainda que amemos muito os nossos animais de estimação, há momentos em que o trabalho ou outras tarefas nos impedem de passar o tempo que queremos com eles. 

Recorrer aos serviços de um profissional em vez de levar nossos animais de estimação para um hotel especializado está se tornando mais comum. Hoje falaremos sobre como escolher o melhor passeador de cães, ou dog walker.

É possível verificar se o passeador de cães é qualificado?

O negócio de passeadores de cães só cresce dia após dia. Por trás dessa tendência, no entanto, não encontramos uma organização reguladora que deixe claro quais são os conhecimentos mínimos que este profissional deve ter.

O amor pelos cães não é a única coisa que se deve esperar da pessoa que passará várias horas por dia com seu animal de estimação.

Em certos aspectos, um cuidador é um tipo de treinador que deve saber como proteger e controlar um animal que não lhe pertence. 

O American Kennel Club recomenda recorrer ao seu veterinário de confiança para encontrar potenciais cuidadores que tenham o conhecimento necessário.

passeador de cães

Principais perguntas para encontrar o melhor passeador de cães

Como posso encontrar o melhor passeador para o meu cão? Se você já se fez essa pergunta, nós lhe daremos todas as chaves.

Dada a supracitada falta de regulamentação no mundo dos dog walkers, compilamos uma lista das perguntas básicas que você deve fazer para encontrar o melhor cuidador para o seu cão:

  1. Que conhecimento você tem sobre os animais?

É importante que um profissional que trabalhe com animais esteja familiarizado com a linguagem do corpo animal, com a etiologia canina ou felina (ciência que estuda o comportamento dos animais, neste caso, gatos ou cães) e com os processos de aprendizagem natural das espécies com as quais ele está lidando.

Uma pessoa com esse conhecimento terá métodos específicos de treinamento e os meios para resolver problemas, como brigas ou situações em que o animal acaba perdido.

  1. Com quantos cães você passeia ao mesmo tempo?

Saber o número de cães que o cuidador passeia ao mesmo tempo é importante para saber se estamos lidando com um profissional sério ou não.

Em algumas cidades, um número máximo de cães que circular simultaneamente em espaços públicos é regulado; mas na grande maioria geralmente não há controles.

Quanto mais cães forem adicionados ao passeio, mais riscos haverá de brigas ou de um deles fugir.

  1. Tem conhecimento sobre primeiros socorros para animais?

Beagle na coleira passeando

Se contratarmos uma pessoa para ser responsável por monitorar nosso cão, é essencial que esta tenha conhecimento de primeiros socorros para animais em caso de qualquer tipo de acidente.

Mesmo que seu cão tenha um chip e possa ser identificado em todos os momentos, há situações em que uma ação rápida pode salvar uma vida.

  1. Qual veículo você usa para o transporte?

O tipo de veículo em que você transporta os cães também é um indicador do nível de gravidade do cuidador com o qual estamos lidando. 

Qualquer um minimamente familiarizado com o mundo dos animais está ciente dos perigos de deixar um cão em um carro com as janelas abertas em um dia quente.

O transporte ideal é espaçoso, tem um bom sistema de ventilação e todas as portas se fecham com um sistema de segurança à prova de crianças.

Esperamos que todos esses requisitos e perguntas-chave ajudem você a encontrar a pessoa certa para confiar seu animal de estimação. Boa sorte!

Dotson, M. J., & Hyatt, E. M. (2008). Understanding dog-human companionship. Journal of Business Research. https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2007.07.019