Como fazer uma caricatura do seu animal de estimação

· março 15, 2019
Você vai conseguir fazer uma caricatura do seu animal de estimação com uma técnica relativamente simples e materiais baratos e fáceis de encontrar. Confira!

As caricaturas são desenhos divertidos que podemos aprender a fazer e ensinar às crianças. Além de ser uma técnica relativamente simples, requer poucos materiais e pode ser feita em qualquer ambiente. Quer saber como desenhar uma caricatura do seu animal de estimação? Continue lendo.

Duas técnicas para fazer uma caricatura do seu animal de estimação

Não existe uma única técnica ou um método mais correto para fazer caricaturas. Este tipo de arte nos convida a exercitar a criatividade, aproveitar as ferramentas disponíveis e adaptar os traços ao nosso estilo. A seguir, propomos duas alternativas muito simples para fazer uma caricatura do seu animal de estimação.

Técnica 1: Fazer uma caricatura do seu cão de frente

Provavelmente esta é a técnica mais simples para desenhar o seu bichinho. O resultado que veremos no papel será um cachorro visto de frente, com traços simples e utilizando figuras geométricas básicas, como o círculo.

Caricatura de cachorro

Confira o passo a passo a seguir:

Passo a passo para desenhar seu animal de estimação de frente

  1. Para começar, desenhe um círculo grande na parte superior do papel. Em seguida, faça dois círculos pequenos sobrepostos na porção inferior do círculo grande.
  2. Depois, desenhe duas linhas ligeiramente curvas, uma de cada lado, e comece na parte inferior do papel até unir cada uma delas com a base de um pequeno círculo.
  3. Na porção inferior do papel, trace uma linha horizontal reta.
  4. Usando-a como base, desenhe dois semicírculos no interior do espaço delimitado pelas linhas ligeiramente curvas, e mais dois semicírculos na parte externa.
  5. Em seguida, faça um semicírculo sobre cada um dos semicírculos que desenhou na parte externa. Do lado que preferir, acrescente um rabo sobre um dos semicírculos.
  6. Agora, retoque o rosto do cão ao delinear aqueles três círculos do passo 1. Também acrescente dois pequenos círculos que serão os olhos, o focinho com uma forma levemente ovalada, e as orelhas para baixo.
  7. Para fazer as patas, desenhe duas pequenas linhas paralelas dentro dos semicírculos internos, e mais duas linhas paralelas seguindo a mesma trajetória logo acima destes semicírculos.
  8. Depois, faça duas linhas paralelas nos semicírculos externos desenhados na base do papel, para esboçar as patas traseiras.
  9. Para completar o desenho, você pode desenhar uma coleira na região do pescoço do cão.
  10. Para finalizar, apague as linhas desnecessárias e pinte o desenho, se quiser.

Técnica 2: Desenhando seu animal de estimação de lado

Esta segunda técnica, um pouco mais complexa do que a primeira, envolve o desafio de desenhar uma caricatura de um cão de lado. Os materiais necessários são os mesmos, mas com uma dose mais alta de paciência e concentração.

Como desenhar um cachorro

  1. Em primeiro lugar, desenhe um círculo na parte superior do papel, levemente deslocado até uma das suas laterais (não no centro).
  2. Depois, acrescente duas linhas levemente curvas formando um ângulo pontiagudo, que serão as maçãs do rosto do cão. Trace também uma linha curva que deve se estender ao longo das maçãs, do lado direito do círculo.
  3. Em seguida, desenhe uma forma levemente ovalada que dará origem ao pescoço do animal. Imediatamente debaixo dela, acrescente outra forma alargada que será o corpo do cão.
  4. Para fazer a pata dianteira, faça uma linha completamente reta e outra que tenha um ângulo pontiagudo em seu início. A outra pata que ficará “escondida” pode ser traçada com duas linhas retas simples.
  5. As patas traseiras não serão retas, já que o animal estará sentado de lado. Para fazê-las, desenhe linhas curvas com as quais imitar a pose do cachorro sentado.
  6. Em seguida, desenhe as patas dianteiras e traseiras, e acrescente pequenas linhas levemente curvas para fazer os dedos de cada pata.
  7. Agora, adicione o rabo, desenhando uma forma curva e fina, levemente inclinada para cima.
  8. Para fazer o rosto do cão, delineie a forma da cabeça formada pelo círculo e as linhas iniciais. Em seguida acrescente os olhos, a boca, o focinho e as sobrancelhas, além de uma coleira para decorar.
  9. Para finalizar, você pode apagar as linhas desnecessárias e colorir o desenho se quiser dar cor à caricatura do seu animal de estimação.

Como vimos, desenhar uma caricatura do seu animal de estimação é mais fácil do que você imaginava. Anime-se a demonstrar suas habilidades criativas e a homenagear seu companheiro com uma caricatura personalizada!