Como manter a casa limpa tendo animais de estimação

· maio 4, 2018
Manter a casa limpa tendo animais de estimação não é tão simples quanto parece, porque além de remover os pelos, o que é inevitável, você terá que adotar soluções caseiras e hábitos de higiene para evitar manchas ou odores.

Quando há um ou mais animais de estimação em casa, o cheiro característico deles pode se tornar um pouco mais desagradável se a higiene adequada não for mantida. Muitos se queixam de que, apesar de limparem a casa muitas vezes, ela nunca parece limpa e o cheiro não desaparece. Hoje nós lhe daremos alguns conselhos para manter a casa limpa tendo animais de estimação.

Dicas para manter a casa limpa tendo animais de estimação

Seu lugar

É essencial que o nosso pet tenha um local para dormir, e que você o limpe com frequência. Sua cama terá que ter coberturas removíveis ou facilmente laváveis.

Cachorro em sua caminha

Se o piso da casa onde você mora permitir, toda vez que você for esfregá-lo, coloque um pouco de alvejante, especialmente nessa área, ou outro produto desinfetante e eliminador de odores. Nunca deixe as vasilhas e os bebedores em áreas como a cozinha, salas, banheiros e quartos. Tente lavá-los diariamente.

Dê banhos regulares em seu animal de estimação

Há quem diga que um animal de estimação deve ser banhado uma vez por mês, embora muitos veterinários e especialistas afirmem que não há problema em banhá-lo uma vez a cada duas semanas.

Cachorro tomando banho

Isso eliminará o cheiro de seus pelos e, se ele usar uma colônia, fará o cheiro permear a casa enquanto o animal caminha de um cômodo a outro. Além disso, os pelos mortos são removidos com o banho, de modo que a quantidade de pelos no chão e nos móveis diminuirá.

Escolha bem sua decoração

Quando se tem um animal de estimação em casa, ou mais de um, é necessário que os itens de decoração que tivermos sejam fáceis de limpar. Se houver tapetes ou outros objetos que tornem a limpeza difícil, é possível que, se demorarmos mais tempo para limpá-los, os odores e os resíduos se acumulem.

Ter um animal de estimação pode nos limitar um pouco nesse aspecto, mas se você escolher tapetes que sejam facilmente laváveis e que sejam aspirados de forma simples, não haverá nenhum problema para manter a limpeza em dia.

Escove seu cão diariamente

Mesmo que pareça que seu animal de estimação não solte pelos, não importa, escove-o diariamente. Isso não só fará com que seu pelo brilhe e seja mais saudável, como também removerá os restos de pelos mortos que ele possa ter. Desta forma, você evitará os incômodos pelos do animal ao redor da casa, no sofá, nas cadeiras ou no tapete.

Lave sua cama

Manter uma limpeza ideal dos artigos de seu animal de estimação é vital para manter a limpeza da casa. O aconselhável é que, se você decidir banhar o seu animal a cada duas semanas, que faça o mesmo com sua cama.

Embora existam algumas camas de animais que não sejam removíveis, elas podem ser colocadas na máquina de lavar roupa ou enviadas para uma lavanderia.

Colocar capas

Se você quiser manter suas cadeiras em boas condições e facilitar a limpeza, é melhor colocar algumas capas ou uma colcha que a cubra. Quando estiverem manchadas, você só terá que remover a capa ou a colcha e colocá-las na máquina de lavar.

Gatinho no sofá

Isso é muito melhor do que ter que esfregar todo o sofá com algum produto. Na lavagem das capas, adicione algum produto eliminador de odores.

Mantenha a casa ventilada

A ventilação é muito importante para que os odores saiam e a casa fique fresca e com um cheiro de limpeza. Faça isso durante a manhã e o máximo que puder. Mantenha especialmente arejado o lugar onde o animal de estimação dorme.

Ter animais de estimação em casa não tem que significar ter uma casa suja, longe disso. Se você tiver estas dicas em mente, sua casa ficará tão limpa como era antes de seus novos convidados chegarem.