Como manter os coelhos aquecidos no inverno

A hipotermia é um risco que todos os coelhos enfrentam durante o inverno. Neste artigo, você encontrará as informações necessárias para manter seus coelhos aquecidos no inverno.
Como manter os coelhos aquecidos no inverno

Última atualização: 03 março, 2022

Manter seus coelhos aquecidos no inverno deve ser uma de suas prioridades. Os coelhos costumam viver ao ar livre e são felizes assim. No entanto, você pode achar cruel deixá-los do lado de fora durante os meses de inverno.

É importante notar que mover um coelho para dentro de casa durante o inverno é mais arriscado do que deixá-lo do lado de fora. Mudanças repentinas na temperatura podem afetar seriamente a saúde do seu animal. Portanto, a melhor medida é isolar sua gaiola e monitorar regularmente sua temperatura.

A que temperatura corporal você deve intervir para manter seus coelhos aquecidos no inverno?

Apesar de sua aparência frágil, os coelhos são bastante resistentes ao frio. O organismo de um coelho estará sempre em melhores condições em climas frios do que em climas quentes.

A temperatura corporal média de um coelho saudável é de 38 a 39 graus Celsius. Essa temperatura corporal é mantida mesmo quando o exterior está em temperaturas próximas a 0 graus Celsius, e até mais baixas.

Coelho na neve

Como cuidador, você deve monitorar a temperatura corporal dos coelhos regularmente durante o inverno. Se o seu coelho estiver com mais de 38 graus Celsius, ele estará saudável. No entanto, se a temperatura do seu coelho for de 37 graus Celsius ou menos, o seu animal estará hipotérmico e você deve agir imediatamente.

Quais são os sintomas da hipotermia em coelhos?

É essencial que você seja capaz de reconhecer os sinais de hipotermia em coelhos. Além da temperatura corporal, é necessário conferir os seguintes sintomas:

  • Extremidades frias, como pontas das orelhas e pés.
  • Fresco ao toque e aparência pálida.
  • Letargia atípica. A maioria dos coelhos fica mais ativa em temperaturas baixas.
  • Batimento cardíaco fraco e instável.
  • Respiração superficial.
  • Falta de coordenação e possível perda de consciência.
Coelho no inverno

Como tratar a hipotermia em coelhos?

O tratamento de um coelho hipotérmico é relativamente simples. A medida principal é aquecê-los rapidamente. Enrole o coelho em uma toalha grossa ou cobertor e leve-o para casa. Depois de fazer isso, aumente sua temperatura corporal e leve-o ao veterinário imediatamente. Existem duas técnicas simples, como primeiros socorros:

  1. Encha uma garrafa com água quente e deixe seu coelho deitar sobre ela. Lembre-se de que a água deve estar quente, mas não o suficiente para queimar seu coelho.
  2. Coloque uma toalha no micro-ondas por 30 segundos. Repita isso até que a toalha esteja quente, mas não o suficiente para ser um elemento perigoso para o seu coelho. Enrole o coelho na toalha quente.

Mantendo os coelhos aquecidos no inverno: os coelhos podem viver ao ar livre o ano todo?

Você notará que o seu coelho deseja fazer mais exercícios durante o inverno. Isso é natural, pois os coelhos ficam mais brincalhões quando a temperatura cai. Deixe o seu coelho correr e brincar no quintal durante o inverno, mas tome cuidado para não molhar seu pelo. A temperatura corporal de um coelho pode cair drasticamente se ele estiver molhado.

Existem várias etapas que você pode seguir para manter seus coelhos ao ar livre e seguros durante todo o inverno. Confira:

  • Certifique-se de que a gaiola do seu coelho tenha um teto seguro, seco e confiável. Além disso, tente checá-lo regularmente para detectar quaisquer problemas com antecedência.
  • A gaiola não deve estar em contato direto com o solo, pois a umidade pode se infiltrar e afetar a temperatura do seu animal de estimação.
  • Coloque uma tampa sobre a porta da gaiola do seu coelho, de preferência de plástico transparente para que o coelho possa enxergar o lado de fora. Isso evita que o ar frio entre sem confinar completamente o coelho.
  • Providencie uma caixa de papelão cheia de feno. Seu coelho vai usar isso como um quarto separado e mais quente.
  • Experimente aumentar a quantidade de substrato que você coloca para o coelho. Isso permitirá que ele mantenha sua casa aquecida.
  • Certifique-se de que não haja correntes de ar diretas na gaiola, mas permita o fluxo de ar. Caso contrário, seu coelho pode sufocar.
  • Verifique a água do seu coelho regularmente. Certifique-se de que não tenha congelado. Se necessário, ofereça chá de camomila quente ao seu coelho para aquecê-lo.
  • Limpe a gaiola do seu coelho durante o inverno. A palha e o feno ficam molhados em condições de frio e fazem com que o interior da gaiola resfrie.
  • Aumente um pouco a ingestão de comida do seu coelho durante os meses de inverno. O animal vai queimar mais energia para se manter aquecido. Não se preocupe com seu peso, pois também fará mais exercícios.

Lembre-se de que os coelhos não hibernam. Isso significa que qualquer sinal de letargia ou pouca atividade deve ser considerado um risco para sua saúde. Se você notar um comportamento incomum em seu animal de estimação durante o inverno, envolva-o com calor e consulte um veterinário imediatamente.

Pode interessar a você...
Gatos e coelhos podem viver juntos?
Meus Animais
Leia em Meus Animais
Gatos e coelhos podem viver juntos?

À primeira vista, gatos e coelhos são animais muito diferentes, mas isso não significa que não possam viver juntos. Saiba mais!



  • Vrbjar, N., Kean, K. T., Szabo, A., Senak, L., Mendelsohn, R., & Keough, K. M. W. (1992). Sarcoplasmic reticulum from rabbit and winter flounder: temperature-dependence of protein conformation and lipid motion. Biochimica et Biophysica Acta, 1107(1), 1–11.
  • Díez, C., Paez, J. A., Prieto, R., Alonzo, M. E., & Olmedo, J. A. (2005). Activity Patterns of Wild Rabbit ( Oryctolagus cuniculus , L.1758), under Semi-Freedom Conditions, during Autumn and Winter. Wildlife Biology in Practice, 1(1), 41–46.
  • Xiu-ling, Z. (2009). Environmental Examination and Estimation of Rabbit Hut in Winter. Shandong Agricultural Sciences.