Como melhorar a gaiola de seu hamster

· agosto 30, 2018
O lugar onde seu animal vai viver tem que ser amplo e seguro ao mesmo tempo, para que ele não possa escapar. Ele não deve passar entre as barras e não pode aprender a abrir a porta.

São um dos animais de estimação favoritos das crianças e também dos adultos: os hamsters são animais simpáticos, bonitos e fáceis de cuidar. Normalmente, vivem dentro de sua gaiola, por isso, vamos ver como melhorar a gaiola de seu hamster para que você e ele sejam mais felizes.

A gaiola básica

Antes de planejarmos como melhorar a gaiola do seu hamster, temos que saber como é a gaiola que atende a suas necessidades básicas. A “casa” deve ser a maior possível. As gaiolas coloridas que normalmente são vendidas nos pet shops são muito pequenas. Busque uma com a maior superfície que puder encontrar. Você também pode usar um aquário grande ou uma que sirva para coelhos ou cobaias.

O lugar onde seu animal vai viver tem que ser seguro, para que ele não possa escapar. Ele não deve passar entre as barras e não deve aprender a abrir a porta. Também não pode ter objetos que possam cair em cima do animal, como rampas mal colocadas ou tubos instáveis.

O solo da gaiola é muito importante. Seu pequeno roedor gosta de escavar, por isso deve ter um solo com a camada mais grossa possível de substrato. Lembre-se de comprar apenas produtos seguros para ele e sem cheiro.

Hamster

Elementos necessários

Além destas considerações básicas, há vários objetos que as gaiolas devem sempre ter: comedouro e bebedouro. Os hamster guardam comida nas bochechas, mas mesmo assim devem ter um recipiente com comida sempre a sua disposição. Também devem ter um bebedouro: os mais comuns são os bebedouros com uma bolinha na ponta, mas você deve ter o cuidado de limpá-lo com frequência e sempre verificar se está limpo e sem rachaduras.

Um esconderijo ou uma casinha onde ele possa dormir também é fundamental. É provável que ele faça túneis para se esconder na hora de dormir, por isso, é necessário que tenha a sua disposição um lugar escuro e tranquilo para se refugiar.

Os hamsters são animais muito ativos e a vida dentro de uma gaiola não lhes permite gastar toda a energia que acumulam. Por isso, também é necessária uma roda de exercícios. Assim, quando tiver muita vontade de correr, poderá subir e se exercitar até se cansar.

Hamsters dormindo

Os roedores têm a necessidade de desgastar os dentes mastigando, por isso ,precisam de brinquedos para roer. Podem ser barrinhas de cereais ou de madeira, para que mastiguem pouco a pouco.

Melhorar a gaiola: andares e texturas

Após proporcionar ao animal todo o básico, é hora de pensar em como melhorar a gaiola de seu hamster. Uma das maneiras mais utilizadas e que menos ocupam espaço é adicionar andares. Assim, ele terá mais uma superfície para caminhar, e como não gosta de espaços abertos, se sentirá mais protegido.

Pode-se adicionar andares de muitas maneiras. Você pode colocar uma tábua de madeira, ou uma malha metálica ou plástica. Mas você também pode fazer o novo andar com blocos de madeira, como se fossem colunas.

Há marcas de gaiolas que vendem andares modulares que você pode adicionar na posição que quiser. É preciso apenas usar a imaginação.

hamster

Depois, é importante construir uma escada ou uma rampa para que o hamster possa subir e descer dos andares.

Esses pequenos animais também gostam de escavar e ter diferentes solos em seu habitat. Além do solo absorvente, usado por higiene, você pode planejar e adicionar outros solos: areia, uma esquina com terra ou até uma cama de algodão. Há muitas outras opções que você pode imaginar.

Melhorar a jaula para roer

Como seu nome diz, os hamsters são roedores. É imprescindível para sua saúde que tenham objetos para roer. Se não podem desgastar os dentes, eles crescerão demais e impedirão que o animal possa comer ou beber. É provável que, se ele não tiver objetos para morder, decidirá por sua conta roer a gaiola, o que também é perigoso para sua saúde.

Há muitos tipos de objetos e brinquedos para roer que você pode dar a seu animal. Podem ser comidas ou brinquedos, especialmente pensados para serem mordidos, como barrinhas de cereais ou decorações atraentes para colocar na boca.

Além disso, há materiais seguros para serem ingeridos com os quais você pode fabricar uma toca, uma rampa ou brinquedos, que ele desgastará pouco a pouco: madeira, palitos de picolé, cartão, feno ou palha… você só tem que repor quando se desgastarem.

melhorar a gaiola hamsters

Quanto mais coisas disponíveis para roer ele tiver na jaula, mais feliz será. Além disso, você evitará problemas de saúde graves que afetam seu bem-estar.

Melhorar a jaula com tubos e brinquedos

Os hamsters são roedores que não gostam de espaços vazios, por isso, não tenha medo de colocar muitos objetos ou brinquedos em sua gaiola. Se há muitos coisas, ele terá como se entreter e mais lugares para se esconder.

Muitos desses brinquedos você pode fazer em casa, com materiais reciclados. Por exemplo, juntando tubos de papel higiênico, você pode fazer um túnel. Com palitos de picolé, pode criar uma rampa, um balanço ou até uma casa inteira. Com um pedaço de tela, pode construir uma cama. As possibilidade são quase ilimitadas.

Os hamsters são animais pequenos e simpáticos, mas precisam de uma gaiola interessante para permanecer ocupados. Por sorte, não custa dinheiro, e sim apenas tempo, para criar uma gaiola na qual seu pequeno roedor será muito feliz.