Como o seu gato age durante a chuva?

dezembro 11, 2018
Dependerá se o filhote se acostumou ou não à água, embora alguns possam sentir medo ou curiosidade.

É sabido que a maioria dos gatos não gosta de se molhar e, na verdade, evitam água o máximo possível. Acredita-se que agem assim porque têm predisposição a doenças respiratórias. Mas, como o seu gato age durante a chuva?

Não se esqueça de que seus ancestrais, os grandes felinos da Europa, África e Oriente Médio, viviam em lugares desérticos; nesses habitats, era muito raro haver água.

Uma das razões para a aversão à água pode ser justamente essa experiência mínima com o elemento líquido em suas origens.

Por que os gatos temem a água?

Os gatos foram domesticados por seres humanos há 9,5 mil anos. E esse treinamento evitou situações naturais com água, porque eles foram superprotegidos da chuva ou de fontes desse elemento dentro de casa.

Além disso, ao longo do tempo, eles viram a água como fonte de grandes perigos. Entre outras coisas, a água é o habitat de certos predadores do seu ambiente natural, como é o caso dos crocodilos.

Gatos protegidos da chuva

Sentimentos contraditórios

A água provoca nos felinos um sentimento de admiração, curiosidade e surpresa, desconfiança e medo. Produz uma mistura de atração e medo.

A boa notícia é que os gatos podem se acostumar à água desde cedo. É importante realizar este processo pouco a pouco, com paciência e quando ainda são filhotes.

O começo deste ‘treinamento para a água’ pode ser molhá-lo primeiramente com água morna, já que o calor os conforta. Primeiro com um pano úmido e depois com pouca água.

Essas abordagens podem ser preparos psicológicos. Escolha um momento oportuno, um espaço de paz, bem-estar e tranquilidade.

Reações de gatos durante a chuva

É verdade que a maioria dos gatos se aconchega em um lugar quente e seguro dentro de casa quando chove. Porém, acontece também que muitos gatinhos preferem sair quando chove.

Dessa forma, eles se acostumam ao elemento líquido fazendo o que mais gostam: caçando e explorando o ambiente.

Quais são os benefícios de um gato sair quando chove?

  • Talvez, ele apenas faça isso porque quer urinar ou defecar fora de casa quando está chovendo. Nestes casos, preferem não segurar e suportar algumas gotas de chuva.
  • Na verdade, em dias chuvosos, as ruas são geralmente muito mais vazias e silenciosas do que o normal. Este cenário, sem seres humanos ou animais, pode ser muito atraente para sair e desfrutar de um momento de tranquilidade no exterior.
  • A chuva limpa, tanto a sujeira quanto os maus odores. Os gatos podem estar interessados ​​em ver o que há de novo no exterior. Não se esqueça de que esses animais são muito sensíveis a odores e talvez gostem de ver o que mudou em seu ambiente habitual.
  • Em relação ao ponto anterior, a chuva também elimina os odores de marcas territoriais dos gatos dominantes da área. Desta forma, locais que eram anteriormente proibidos para o nosso animal de estimação, não são mais. Por essa razão, eles se sentirão mais livres para inspecionar os lugares anteriormente proibidos.
  • A chuva pode ser uma grande aliada quando se tem que caçar. Pequenos animais costumam sair para beber água das pequenas poças que se formam com a água da chuva.
  • Devemos nos lembrar que a chuva atenua tanto o cheiro quanto o som emitido pelo predador, neste caso, o felino. Isso facilita muito a tarefa de obter uma nova presa.
Gatos e água

Dicas para dias chuvosos

Geralmente, os gatos procuram um lugar quente e seguro em casa, antes e durante uma tempestade. Entre outras coisas, porque eles tendem a ficar inquietos e precisam se acalmar.

Se você sabe que seu gato tem medo de raios e relâmpagos, você deve evitar que a tempestade o encontre fora de casa e ajudá-lo a encontrar um lugar que o acalme.

Se o gato já encontrou abrigo, é melhor não tirá-lo de lá, porque ele já encontrou a proteção que precisava para a situação.

Nesses casos, em que o gato pode até ter uma fobia de tempestade, o dono deve permanecer o mais calmo possível, enquanto tranquiliza o gato. Desta forma, mantendo a calma, você evita que seu animal fique estressado.