Como refrescar o seu cavalo no verão?

maio 9, 2019
Além de hidratá-lo com água, é necessário proporcionar um ambiente fresco e até mesmo estar disposto a dar um bom banho nele.

Durante os meses de verão, com a chegada das altas temperaturas e das moscas, você pode se perguntar qual é a melhor maneira de refrescar o seu cavalo. Os equinos são animais de sangue quente, então eles se adaptam mais facilmente a temperaturas baixas e frias. No entanto, o verão é uma estação um pouco difícil para os cavalos, por isso é preciso ter certos cuidados especiais.

Questões a serem consideradas para refrescar o seu cavalo no verão

É muito importante detectar certos fatores-chave para manter o nosso cavalo saudável durante os meses de temperaturas mais altas. Durante o verão, este animal sofre grave desidratação e muita exaustão.

Juntamente com o exposto, o calor também propicia a chegada de insetos que incomodam os cavalos e que podem até mesmo causar infecções. Então, para evitar todas essas situações, é necessário considerar alguns cuidados.

A hidratação, um fator fundamental

Da mesma forma que com todos os seres vivos, a hidratação é essencial para o desenvolvimento dos processos orgânicos. Ao estar exposto a um calor intenso, o consumo necessário de água é maior. No caso dos cavalos, a desidratação é ainda mais notável, e por isso os seus donos devem prestar especial atenção.

É necessário verificar os bebedouros frequentemente e se certificar de que eles tenham água limpa e fresca. A temperatura da água também é importante, devendo oscilar entre 10° C e 14° C; além disso, também é essencial se certificar de que a higiene dos bebedouros seja adequada, para evitar possíveis doenças.

A hidratação, um fator fundamental para os cavalos

Quando não consome água suficiente, o cavalo perde muitos sais minerais através da transpiração. A hidratação é uma questão vital para os equinos e um aspecto fundamental do seu cuidado diário.

Dar banho no cavalo, uma boa maneira de refrescá-lo

Durante a época de calor também é aconselhável dar banho no nosso amigo equino. Esta é uma excelente maneira de refrescar o seu cavalo durante o verão; no entanto, na hora do banho, é importante conhecer a maneira mais apropriada de fazer isso.

Se o equino acabou de se exercitar, não é aconselhável dar banho nele imediatamente, pois isso pode ser prejudicial à sua saúde. É essencial deixá-lo primeiramente passar pelo processo de transpiração e, em seguida, molhá-lo pouco a pouco. Existem alguns bons hábitos para que o animal não perceba uma mudança súbita de temperatura, o que poderia ter consequências no seu sistema músculoesquelético.

Garantir um ambiente fresco

Como podemos ver, os cavalos são animais de sangue quente, de tal forma que a sua temperatura corporal é alta, em torno de 37-38° C. Portanto, quando eles são expostos a altas temperaturas ou ambientes que são muito quentes, isso os afeta bastante.

Além da hidratação como um aspecto primário, também é necessário levar em consideração o ambiente onde o equino estará. Garantir um ambiente fresco é uma boa maneira de refrescar um cavalo no verão.

Garantir um ambiente fresco para os cavalos

Se o animal passa muito tempo ao ar livre, é muito positivo que ele tenha espaços de sombra onde possa se sentir mais fresco. Por outro lado, se ele estiver em um estábulo, é aconselhável garantir algum fluxo leve de ar para refrescá-lo.

Cuidado com o exercício excessivo

Durante os meses de verão, os cavalos sofrem com as temperaturas elevadas e isso afeta os seus níveis de energia. Portanto, é importante que, durante os dias muito quentes, o animal reduza a intensidade de trabalho. Além disso, é necessário considerar o horário apropriado para os exercícios e evitar a sua exposição aos horários de maior incidência solar.

Os insetos, um problema comum durante o verão

Com a chegada das altas temperaturas, também há uma maior circulação de insetos, principalmente moscas. Elas podem ser excessivamente desagradáveis para os cavalos e, além disso, também podem causar problemas como infecções ou dermatites de verão, por exemplo.

É uma questão importante tentar manter os insetos longe dos cavalos. Para que eles não sejam um problema, vamos prestar atenção a certos aspectos, tais como a água dos bebedouros, a higiene do cavalo, a limpeza dos estábulos, entre outras coisas.

Essas pequenas coisas são essenciais para manter o seu cavalo saudável durante o verão. Esses meses quentes são difíceis para os nossos equinos e isso também pode afetar a sua saúde.