Como resfriar o seu aquário durante o verão?
Com a chegada do verão, torna-se fundamental prestar atenção especial à temperatura da água nos aquários para evitar o superaquecimento. A seguir, veremos como resfriar o seu aquário para evitar os riscos associados às altas temperaturas.
Por que é fundamental resfriar o seu aquário durante o verão?
A necessidade de se prevenir no verão pode parecer óbvia, mas muitos cuidadores se esquecem de que os peixes também podem sofrer – e muito! – com as altas temperaturas. Não apenas por causa do calor que eles precisam enfrentar estando fechados em um recipiente de vidro, mas também por causa da redução da qualidade da água.
Quando a água do aquário começa a esquentar, o ambiente se torna mais propício para a proliferação de algas e microrganismos patogênicos. Além disso, o calor também acelera a evaporação, o que faz com que os gases dissolvidos na água sejam reduzidos rapidamente.
As consequências da evaporação e do calor levam a uma redução significativa na quantidade de oxigênio disponível no aquário, além de tornar a água insalubre. Como consequência, os peixes terão dificuldade para respirar e ficarão mais vulneráveis ao desenvolvimento de doenças.
Por isso, é essencial garantir que a água do seu aquário mantenha temperaturas ideais, entre 23 °C e 27 °C, sempre considerando as necessidades específicas das espécies que vivem ali. Mas como isso pode ser feito?
Dicas para resfriar a água do seu aquário durante o verão
Na verdade, não existem tantos métodos para resfriar a água do seu aquário durante o verão como existem para aquecê-la no inverno. E os poucos sistemas comerciais de refrigeração para aquários geralmente são muito caros.
A seguir, veremos algumas dicas muito úteis para a manutenção da temperatura do aquário durante o verão:
1. Soluções caseiras podem ajudar, mas cuidado com métodos perigosos
Muitas pessoas preferem métodos caseiros para ajudar na manutenção do aquário durante o verão. A instalação de pequenos ventiladores na beira do aquário é um dos ‘truques’ mais utilizados. Porém, o ar que toca a superfície da água sempre deve ser soprado para fora.
Esse método permite a renovação do ar e evita a acumulação de massas quentes na superfície. Como consequência, é possível reduzir a temperatura no interior do aquário e evitar a falta de oxigênio causada pelo fenômeno da evaporação.
No entanto, é muito importante saber como diferenciar soluções caseiras inteligentes de alguns métodos perigosos. Por exemplo, você nunca deve adicionar gelo à água do seu aquário. Isso porque a mudança repentina de temperatura pode causar um choque e levar à morte dos seus peixes.
2. Trocar a água do seu aquário é um processo, seja paciente
Um dos erros mais frequentes na manutenção de um aquário durante o verão é trocar a água de uma vez só. Nos dias mais quentes, a água dentro do aquário estará inevitavelmente mais quente do que a água em temperatura ambiente.
Se trocarmos a água toda de uma vez só, correremos o mesmo risco de adicionar gelo ao aquário. Ou seja, pode causar um choque para os peixes e levá-los à morte como resultado da mudança brusca da temperatura do ambiente. Por isso, lembre-se sempre de trocar a água do aquário gradualmente.
3. Otimize a oxigenação do seu aquário
Para quem vive em regiões muito quentes, geralmente é essencial melhorar a oxigenação do aquário no verão. A melhor maneira de fazer isso é instalar um compressor de ar, o que melhorará o fluxo de água dentro do aquário, garantindo assim que sempre haja oxigênio disponível para os peixes.
Caso você decida instalar um compressor com várias saídas, também recomendamos colocar mais pedras difusoras – porosas – no seu aquário para melhorar a distribuição do oxigênio.
4. Diminua a incidência de luz para resfriar o seu aquário
A alta incidência de luz ajuda a elevar a temperatura da água do seu aquário. Por isso, é essencial reduzir o número de horas de luz que o aquário recebe diariamente durante o verão. O limite máximo recomendado é de cinco horas diárias de incidência solar ou luz artificial.
Também é aconselhável deslocar suavemente o foco de luz para diminuir a intensidade da incidência sobre o aquário. No entanto, se a temperatura estiver em torno de 25 °C, essa medida é desnecessária.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.