Como saber se uma tartaruga é macho ou fêmea?

abril 21, 2019
Ao contrário de muitos outros animais domésticos, as tartarugas não têm órgãos genitais visíveis, daí a dificuldade em descobrir seu sexo, uma questão que pode ser resolvida após três a cinco anos.

As tartarugas estão entre os animais de estimação favoritos para se ter em casa, porque não precisam comer muito e são muito mais limpas do que outros animais. Além disso, podem ser transportadas para outros lugares muito facilmente quando necessário. No entanto, como podemos saber se uma tartaruga é macho ou fêmea?

As tartarugas continuam sendo um mistério para muitos de seus donos. Muitas vezes é difícil saber quando estão de bom humor, qual é a sua comida favorita ou simplesmente saber se a tartaruga é macho ou fêmea. Acontece que, ao contrário de muitos outros animais de estimação, elas não têm genitália visível.

Para ter uma ideia do sexo de uma tartaruga, você deve primeiro saber que eles são répteis cobertos por uma carapaça com a função de proteger seus órgãos internos.

As tartarugas têm a capacidade de se esconder e sair de sua carapaça para a frente, com a cabeça e as patas dianteiras, e também para trás, com as patas traseiras e a cauda. Embora tudo o que foi dito acima pareça óbvio, nessas características reside a chave para determinar se são machos ou fêmeas.

Como é o processo de formação da tartaruga de acordo com seu sexo?

O sexo das tartarugas é determinado geneticamente por certas qualidades específicas, necessárias em sua formação. Por exemplo, no processo de incubação destes répteis, as fêmeas precisam de uma temperatura de incubação superior à dos machos.

Como é o processo de formação da tartaruga de acordo com seu sexo?

A idade necessária para que possamos determinar com certeza o sexo das tartarugas é entre três e cinco anos, que é quando elas atingem a maturidade sexual. Também deve-se ter em mente que em algumas espécies essa idade pode variar, mas são casos excepcionais.

Fatores que determinam se uma tartaruga é macho ou fêmea

Os fatores que diferenciam os machos e as fêmeas são encontrados em seu corpo. No entanto, mesmo sabendo disso, não é uma tarefa fácil descobrir, porque, entre outras coisas, certas características podem variar dependendo da espécie de tartaruga em questão.

Aqui estão as quatro diferenças mais notáveis ​​entre as tartarugas machos e fêmeas:

A carapaça da tartaruga

Há uma diferença entre o tamanho da carapaça de tartarugas fêmeas e tartarugas machos; as fêmeas têm um casco mais longo.

No entanto, apenas essa característica não pode garantir se uma tartaruga é macho ou fêmea no momento do seu nascimento. Se a tartaruga não cresceu completamente, você pode pensar que é uma tartaruga macho, quando se trata de uma fêmea, mesmo em um estado de crescimento.

Também podem ocorrer irregularidades em que um macho é particularmente grande e uma fêmea é pequena. Dessa forma, ambos coincidiriam em certo tamanho, apesar da diferença de sexos.

A carapaça da tartaruga

A forma do plastrão da tartaruga

A barriga da tartaruga ou parte inferior do casco é chamada de plastrão. Para verificar esta parte da tartaruga, você deve segurá-la com a face para cima. As tartarugas não gostam muito desta posição, então será necessário segurá-las perto do final da cauda para evitar que ela tente morder você.

Uma vez nesta posição, será possível determinar se o plastrão é côncavo, o que indica que é um macho, ou se é plano, característico das fêmeas. Esta informação é valiosa para determinar o sexo da tartaruga.

Estas formas características de cada plastrão têm alguma utilidade quando estes répteis vão acasalar. A forma côncava do plastrão do macho impede que ele deslize enquanto está sobre a fêmea durante o acasalamento. Por outro lado, o plastrão plano das fêmeas é feito para adicionar espaço interior no qual elas irão desenvolver seus ovos.

Procure talhos na cauda da tartaruga

As tartarugas macho têm uma espécie de talho em V na parte de trás de sua carapaça. Isso permite que eles o mantenham em uma posição eficaz durante o ritual de acasalamento.

Tenha certeza sobre qual espécie de tartaruga você tem

Dependendo da espécie à qual a tartaruga pertence, ela pode ter certas características que tornarão mais fácil a diferenciação entre macho ou fêmea.

Por exemplo, nas tartarugas ornamentadas de caixa de cor marrom ou amarela, a carapaça redonda, como uma cúpula, indica que são fêmeas, enquanto aqueles com íris vermelha ou laranja e carapaça oval ou retangular são machos.

Mais fácil ainda é diferenciar as tartarugas pintadas, porque se sua barriga for azul, significa que é uma tartaruga macho, e se for de qualquer outra cor, é uma fêmea.