Diferenças entre tartarugas de água e terra

· fevereiro 11, 2019

As tartarugas de água e terra se diferenciam devido ao habitat em que se desenvolvem, suas características físicas, sua personalidade e suas necessidades fisiológicas.

Nesse artigo, falaremos sobre algo a ser levado em conta se você decidir adotar uma delas como animal de estimação.

Com várias características em comum, também podemos encontrar diferenças entre tartarugas de água e terra. No artigo a seguir, vamos dizer-lhe como esses animais diferem e quais geralmente são escolhidos como animais de estimação.

Principais diferenças entre tartarugas de água e terra

Existem muitos tipos de quelônios no mundo, que são divididos em dois grandes grupos: de água doce ou salgada e terra. As principais diferenças entre os dois são:

1. Habitat

Sem dúvida, a diferença entre tartarugas de água e de terra mais notável é o local onde vivem. Podemos encontrar algumas espécies terrestres que habitam áreas desérticas ou ilhas remotas, como em Galápagos. Por outro lado, outras que preferem pastagens ou campos irregulares.

No caso das aquáticas, é possível encontrá-las tanto em águas doces de lagoas, lagos, rios e estuários, quanto em águas salgadas, no mar e nas regiões costeiras. Além disso, todas optam por climas quentes ou temperados.

Tartaruga aquática

2. Aparência

As tartarugas terrestres têm um casco mais alto e escamas mais grossas e firmes. As de água, por outro lado, apresentam-se mais “achatadas” e lisas, além de serem mais flexíveis.

Além disso, as patas são diferentes: as terrestres têm dedos e garras muito fortes. Por outro lado, as aquáticas têm algo mais parecido com as barbatanas dos peixes. Dessa forma, podem se mover mais facilmente na água.

3. Alimentação

Poderíamos dizer que é uma diferença entre tartarugas de água e terra muito importante, especialmente se você está pensando em escolher uma como animal de estimação.

Nenhuma deles tem dentes, mas sua mordida pode ser muito poderosa. Sua boca termina em forma de ‘bico’ e suas mandíbulas são muito fortes.

Tartarugas comendo maçã

Em termos gerais, as terrestres são herbívoras e os aquáticas são carnívoras. Claro, existem exceções dependendo de onde elas vivem e até mesmo da idade, já que as marinhas se tornam vegetarianas na idade adulta.

4. Expectativa de vida

Sabe-se que as tartarugas são os animais mais longevos do mundo, mas existem diferenças entre as de terra e as de água.

A primeira pode exceder 100 anos de idade. O recorde de longevidade é de uma tartaruga estrelada de Madagascar, que viveu nada menos que 188 anos.

As de água podem chegar a 20 anos (se viverem no mar) ou a até 30 anos, se forem de água doce. Isto para as que vivem em estado selvagem. As que vivem em cativeiro podem viver mais se forem bem tratadas.

5. Sua personalidade

Para determinar o caráter ou comportamento de uma tartaruga, você deve levar em conta a área onde ela vive e se está acostumada a ver as pessoas ou não. Diz-se que as aquáticas são mais calmas porque não interagem com outras espécies.

No caso das terrestres, elas geralmente têm um temperamento mais forte. Dessa forma, podem se tornar bastante agressivas durante a época de acasalamento ou nidificação.

Claro que há exceções, mas a famosa tartaruga-aligator (aquática) é conhecida por morder quem a incomoda, e sua mordida é mais forte que a de um leão.

6. Seu cuidado

Quando se trata de ter uma tartaruga como animal de estimação, há diferenças entre as de água e as de terra. Para começar, as primeiras requerem um grande aquário ou viveiro para nadar sem problemas e, além disso, uma área seca para tomar banho de sol e regular sua temperatura. Se for uma espécie carnívora, teremos que lhe dar insetos, vermes e até carne crua.

As terrestres podem se adaptar a mais ambientes, mesmo em residências sem jardim ou ambiente exterior.

Eles hibernam durante todo o inverno, então precisam de um abrigo adequado. É mais fácil alimentá-las, pois consomem principalmente frutas e vegetais (alface, repolho, tomate, maçã, etc).

Se você não sabe qual escolher, lembre-se das diferenças entre tartarugas de água e terra. E, claro, consulte um veterinário especializado em animais de estimação exóticos. Leia tudo o que puder sobre elas e, após a adoção, dê a elas os cuidados de que necessitam.