O curioso comportamento de alguns animais durante os eclipses

julho 24, 2019
Você quer saber como os animais agem durante os eclipses solares? Vamos falar sobre o comportamento de alguns deles a seguir.

A comunidade científica e aqueles que estudam o comportamento animal têm um enorme interesse em entender o que acontece com alguns animais durante os eclipses.

Afinal, o que ocorre com os animais que estão acostumados a mudar seu comportamento ao anoitecer quando são testemunhas de um eclipse?

Em 2017, houve um eclipse solar total que deixou milhões de pessoas grudadas a seus televisores. Além disso, fez com que milhares de norte-americanos atravessassem seu país para presenciar o evento.

Animais durante os eclipses: o curioso caso das abelhas e dos chimpanzés

Chimpanzé segurando galho de folhas

O eclipse de 2017 foi um momento muito interessante para estudar o comportamento dos animais. Por isso, dezenas de estações de gravação foram instaladas para monitorar as abelhas durante o evento.

O que aconteceu foi surpreendente. No momento da totalidade do eclipse, a atividade das abelhas foi completamente silenciada de modo abrupto, como se elas tivessem se desintegrado.

O comportamento dos chimpanzés também foi registrado. Ao que parece, eles estão plenamente conscientes de que algo muito raro e único está ocorrendo durante os eclipses.

Na Geórgia, um grupo de primatologistas analisou o comportamento desses animais em eclipses solares, e o resultado foi impressionante.

Os chimpanzés mostraram confusão durante o eclipse solar. Além disso, até subiram em árvores e plataformas para observar o fenômeno durante a sua totalidade. No final, os animais voltaram ao chão e continuaram com as suas atividades habituais.

Animais domésticos

Os animais de estimação e os usados na pecuária não parecem apresentar grandes mudanças em seu comportamento durante os eclipses. Animais como vacas ou ovelhas geralmente se comportam como se a noite tivesse chegado e entram nos estábulos.

Muitos animais simplesmente vão dormir. Foi o aconteceu em um zoológico com um grupo de macacos da espécie Macaca arctoides.

Golfinhos durante um eclipse

Os gatos não parecem ter muito interesse nos eclipses, mas foram observadas reações muito diferentes nos cães, que podem variar da alegria ao medo. Essas reações, entretanto, poderiam ser mais motivadas pela resposta aos comportamentos de seus donos do que por um comportamento real relacionado ao eclipse.

As descobertas dos caçadores de eclipses

Embora existam estudos e registros do comportamento dos animais durante os eclipses, a maioria das descobertas está no terreno das histórias e relatos.

Entre eles, destacam-se as descobertas de caçadores de eclipses como Dave Balch, que contemplou atividades frenéticas no canto de pássaros locais no Havaí. Tora Greve descobriu que os sapos começaram a cantar e as aves de rapina pararam de planar em círculos na Zâmbia.

Outros observaram cetáceos saltando da água, e viram até como algumas aranhas poderiam destruir suas redes durante os eclipses. Quem sabe quais outros comportamentos misteriosos e únicos os animais podem ter durante os eclipses?

Luna-Villegas, G., Muñoz-Delgado, J., & Mondragón-Ceballos, R. (1994). Conductas de reposo (letargo) de los macacos cola de muñon (Macaca arctoides) en cautiverio, causadas por un eclipse solar. Salud mental17(3), 49-52.