4 razões para o comportamento noturno dos gatos

novembro 16, 2019
O comportamento dos gatos já causa curiosidade por si só, mas as explosões de energia que eles têm durante a noite chamam ainda mais a atenção.

Os gatos são animais complexos com comportamentos que são diferentes dos comportamentos humanos. Embora eles já causem curiosidade por si só, a explosão de energia que caracteriza o comportamento noturno dos gatos geralmente chama a atenção.

Os gatos e o seu comportamento ao longo da história

Voltando ao passado, os testemunhos do Egito Antigo foram os primeiros a registrar a presença desses felinos. Naquela época, foi descoberta a utilidade desses animais para caçar pássaros, ratazanas, camundongos ou cobras e, por isso, eles eram considerados aliados.

Na Grécia antiga, bem como durante a expansão do Império Romano, não foi dada uma relevância especial a esse animal. No entanto, durante a Idade Média, eles foram considerados, principalmente os gatos pretos, como um símbolo do mal por causa do seu comportamento noturno ativo.

Havia a crença de que eles eram a encarnação do diabo e, portanto, companheiros indispensáveis para as bruxas. Em muitos casos, mulheres foram acusadas de serem bruxas simplesmente por cuidarem de um gato preto.

Por esse motivo, houve uma cruzada contra os gatos, o que quase causou a sua extinção. A consequência mais marcante foi o rápido aumento e expansão de ratazanas e camundongos, que teve como resultado a disseminação de doenças como a peste, por exemplo.

Finalmente, nos séculos seguintes, ele foi aceito como um animal doméstico, sendo apreciado pelo seu instinto de caça contra as pragas. A partir do século XVII, ele começou a ser o protagonista de histórias e fábulas por causa da sua personalidade misteriosa, astuta e encantadora.

O comportamento noturno dos gatos

De todas as características dos gatos que podem chamar a atenção, uma das principais é a sua capacidade de dormir. Esses felinos passam a maior parte do dia dormindo.

Estima-se que o tempo que eles dormem corresponda a 47% a 65% do total. Nesse período de tempo, é computado não apenas o tempo que eles passam dormindo, mas também o tempo de sonolência.

Os ancestrais africanos dos gatos têm hábitos noturnos. Embora o processo de domesticação tenha mudado bastante o seu comportamento, a maioria dos gatos é ativa durante a noite e nas primeiras horas da manhã.

Entre os diferentes motivos que podem causar esse comportamento, mencionamos os seguintes:

Grande quantidade de energia

Os gatos têm muita energia, e ela precisa ser esgotada para que eles possam descansar e deixar os outros descansarem. Por esse motivo, é recomendável distrair o gato com brincadeiras durante o dia para que ele possa dormir durante a noite.

Entre os diferentes brinquedos que podem ser usados, é recomendável usar objetos que permitam que o gato brinque sozinho. Na maioria dos casos, os animais ficam em casa sozinhos durante um longo período de tempo, por isso esta é uma maneira de mantê-los ativos.

Com relação aos brinquedos, eles podem ser comprados ou então podemos simplesmente reutilizar objetos que tivermos em casa. Os gatos são extremamente curiosos e adoram se esconder em lugares vazios.

Por exemplo, uma caixa de papelão é uma fonte de entretenimento altamente valorizada. No entanto, o gato também pode ser estimulado por meio de labirintos feitos com tubos através dos quais passem bolinhas, ou então ao ‘perseguir’ ratos amarrados a uma corda.

Gato dentro de caixa

Instinto de caça

Conforme já foi mencionado, os gatos têm muita energia. Por esse motivo, se eles mal tiverem se exercitado durante o dia, à noite eles não vão parar até gastar a sua energia.

Uma das características comportamentais mais marcantes é quando o gato corre de repente de um lado para o outro. Esta é uma maneira de queimar o excesso de energia, assim como esconder-se em alguns lugares e saltar ou morder as orelhas ou os dedos dos pés.

Doença

Assim como acontece com os seres humanos, se um gato estiver indisposto ou se sentindo mal, ele tentará expressar isso. Portanto, esse pode ser um dos motivos pelos quais ele mia ou não fica quieto durante a noite.

Talvez outro motivo seja o fato de não conseguirem adormecer, o que resulta em insônia. Como eles não conseguem expressar exatamente o que está acontecendo, se um comportamento noturno estranho for observado, é aconselhável consultar o veterinário.

Eles não têm uma rotina

Quando chega a noite e você quer dormir, a última coisa que você quer é que o seu companheiro felino comece a miar e a pular de um lado para o outro. Às vezes eles fazem isso porque estão com fome e, dependendo do momento, também fazem isso para chamar a atenção.

Uma solução é estabelecer uma rotina de exercícios ou brincadeiras, ou outras maneiras de entretê-lo durante o dia. Se isso não for possível porque o dono não fica em casa, uma prateleira ou uma cama pode ser colocada ao lado de uma janela. Assim, o gato ficará entretido vendo o que acontece do lado de fora e dormirá menos.

Outra opção recomendada é estabelecer um horário de refeições para evitar os miados de fome durante a noite. Assim, se o jantar for às 10 da noite, o gato se acostumará a não pedir mais comida depois desse horário; portanto, ele vai adaptar o seu comportamento ao do humano.

O comportamento noturno dos gatos

A sua curiosidade inata, bem como a energia que demonstram, é apreciada pelos donos. No entanto, é preferível que o gato e os donos tenham um estilo de vida parecido, permitindo que eles interajam nos momentos apropriados do dia. 

  • Landsberg, Gary. Feline Behavior and welfare. JAVMA, Vol 208, No4. 15 de febrero de 1996;(Welfare Forum. Animal Welfare Forum: The Welfare of Cats.):4. [Online]. Disponible en: https://www.researchgate.net/profile/Gary_Landsberg/publication/14596449_Feline_behavior_and_welfare/links/02e7e52e019746b2f7000000/Feline-behavior-and-welfare.pdf
  • Tenerezza B. Mi… Gato. Parkstone International; 2018. 69 p. [Online]. Disponible en: https://books.google.es/books?id=5kd1DwAAQBAJ&pg=PT9&dq=comportamiento+nocturno+gatos&hl=es&sa=X&ved=0ahUKEwjchr79orTkAhVNQ8AKHeuFAXAQ6AEIRDAE#v=onepage&q=comportamiento%20nocturno%20gatos&f=false