4 fábulas de animais para crianças

setembro 21, 2019
As fábulas de animais são uma boa ferramenta para ensinar lições valiosas aos pequenos da casa.

As fábulas de animais continuam sendo uma forma maravilhosa de transmitir ensinamentos às crianças. Certamente todos já leram ou contaram uma fábula de Esopo aos seus filhos alguma vez. Compartilhamos quatro delas a seguir.

Fábulas de animais de Esopo que as crianças vão adorar

As obras de Esopo ainda têm relevância e são fonte de inspiração para muitos contos e desenhos infantis nos dias atuais. Esopo foi um fabulista da Antiga Grécia, e a maioria das suas histórias são protagonizadas por animais.

Embora os fatos que marcaram a vida de Esopo sejam imprecisos, o seu legado é conhecido no mundo inteiro.

Listamos aqui algumas de suas fábulas de animais mais representativas. Todas têm ensinamentos muito valiosos que, mesmo na idade adulta, podemos aplicar em nossas vidas.

1. O escorpião e a rã

Sem dúvida, a fabula do escorpião e a rã – na foto que abre este artigo – é uma das mais famosas e conhecidas. A fábula começa com uma rã em um rio e um escorpião que tenta atravessá-lo.

A rã, no início, se mostra reticente a ajudá-lo, pois teme ser picada pelo escorpião. O escorpião promete que não lhe fará mal algum, pois, se lhe der uma picada, ambos morrerão afogados.

Enquanto atravessam o rio, já a ponto de chegar, a rã é picada pelo escorpião. A rã, incrédula, pergunta: «Como você pôde fazer isso? Morreremos os dois!» Então, o escorpião responde: «Não pude evitar, é a minha natureza.»

A moral desta história é não enganar a si mesmo, achando que outra pessoa vai ter o mesmo comportamento que você teria.

Há pessoas que agem sempre do mesmo modo, sem se preocupar com as consequências de suas ações, porque simplesmente se comportam de uma certa maneira e, em princípio, não vão mudar.

2. O leão e o rato

Esta fábula tem um final menos amargo do que a anterior. Um leão sai para caçar e captura um pequeno rato. O rato suplica ao leão que não o coma, e o leão sente piedade do rato e acaba por soltá-lo.

Fábulas de animais? O leão e o rato

Algum tempo depois, o mesmo leão fica preso em uma rede armada por caçadores. Temendo por sua vida, ele pede ajuda. Então, aparece o rato que ele havia capturado antes. Com a ação dos seus dentes, o rato ajuda o leão a escapar da armadilha. O leão, grato, lhe oferece a sua amizade.

Esta fábula nos ensina a não desdenhar os outros pela sua aparência e lembra que, no fim das contas, as boas ações são recompensadas.

3. A cigarra e a formiga

Esta é outra das fábulas de animais mais importantes do legado de Esopo. Havia uma cigarra que passava o tempo todo aproveitando o verão, sem trabalhar, cantando e descansando sobre as folhas.

A cigarra e a formiga

Quando sentia fome, pedia comida à sua vizinha, a formiga. A formiga era uma trabalhadora incansável, que não parava de colher frutos e sementes para ter uma boa despensa no inverno.

A cigarra zombava da formiga e dizia que ela era muito boba por não aproveitar o verão. Foi então que o inverno chegou; começaram as geadas e a comida começou a faltar.

A cigarra não achava alimento algum e recorreu à formiga, que dessa vez não pôde ajudá-la. Não havia alimento suficiente para as duas, e a formiga criticou o fato de que a cigarra não havia se precavido coletando comida.

Todos já devem ter ouvido esta história alguma vez. Ela é contada por pais e professores para que aprendamos que o trabalho árduo é recompensado, e a sua falta, castigada.

4. A lebre e a tartaruga, uma das fábulas de animais mais conhecidas

Com uma mensagem similar à anterior, a lebre e a tartaruga se desafiaram para uma corrida. A lebre sabia que era muito mais rápida e decidiu parar para dormir no meio da corrida, enquanto a tartaruga vinha atrás. Quando acordou, a tartaruga já havia ultrapassado linha de chegada: pouco a pouco, havia conseguido avançar até ganhar a prova.

A história da lebre e da tartaruga

Aqui, a moral da história é não nos deixarmos levar pela arrogância, pois muitas vezes as pessoas que subestimamos conseguem chegar mais longe. Apesar de avançarem pouco a pouco, são constantes.

Como é possível ver, as fábulas de animais contêm ensinamentos muito importantes que são úteis ao longo de nossas vidas. Os animais humanizados dessas fábulas parecem mais próximos e são uma boa maneira de transmitir uma lição valiosa aos nossos filhos.