Conheça 5 tipos de corujas
Elas são conhecidas por seus grandes olhos, suas cabeças muito emplumadas e seus hábitos noturnos.
Estas aves de rapina não têm penas que se assemelham com orelhas (que é o que as diferencia do bufo-real) e emitem um som estridente.
Se você gosta destes fascinantes animais, não perca este artigo, no qual falaremos sobre alguns tipos de corujas que habitam o planeta.
Quais são os tipos de corujas que existem?
Elas estão agrupadas em várias famílias – Tytonidae é a mais famosa – e podemos encontrá-las em quase todo o mundo.
Alimentam-se principalmente de ratos, mas também consomem pequenos insetos, lagartos e morcegos.
Conheça alguns dos tipos mais representativos de corujas abaixo:
-
Tyto tenebricosa
Esta espécie pode ser encontrada no sudeste da Austrália e Nova Guiné, sobretudo em regiões montanhosas ou costeiras e em florestas tropicais.
É noturna, dorme durante o dia em cavernas, entre folhagem ou nas cavidades das árvores.
A Tyto tenebricosa – imagem que encabeça este artigo – tem cerca de 45 centímetros de comprimento e pesa 1,2 kg (as fêmeas são um pouco maiores e mais pesadas).
A plumagem é cinza escura com manchas brancas, tem um disco facial em forma de coração, olhos escuros e patas emplumadas.
-
Coruja comum
Também é conhecida como “coruja-das-torres” e é uma das aves mais bem distribuídas pelo mundo. Só não podem ser vistas no Canadá, Groenlândia, Saara e norte e centro da Ásia.
Mede cerca de 35 centímetros, mas quando voa pode atingir 95 centímetros de extensão.
O rosto da coruja-das-torres tem um formato de coração branco, assim como o peito; as asas e as costas são castanhas, em diferentes tons.
Para caçar – roedores, insetos, anfíbios ou répteis – move sua cabeça de forma quase imperceptível. Ao identificar uma presa, lança-se em sua direção, e seu ataque quase sempre é bem-sucedido.
-
Coruja-boreal
Também conhecida como a coruja de Tengmalm, vive na região central da América do Norte e na Europa, especificamente nos Alpes, nos Pirineus e nos Bálcãs.
É uma ave de montanha que vive em florestas de coníferas e nunca se afasta da área de reprodução.
Pode se aninhar em alturas elevadas, em buracos, em árvores ou em ninhos abandonados. Lá ela coloca até 10 ovos, entre fevereiro e junho.
Quanto às suas características, a coruja-boreal é pequena em tamanho. Não mede mais do que 30 centímetros de altura e pesa 200 gramas, e tem uma cabeça grande.
Seus olhos são pretos com amarelo e as penas, marrom e brancas. É muito ativa à noite, seu voo é curto e direto, com batidas rápidas de asa.
Alimenta-se de musaranhos, ratos e ratos-de-água.
-
Coruja-campestre
Embora seja uma ave noturna, é um dos tipos de corujas com maior atividade diurna.
Pode ser visto no noroeste da América do Norte, sul da América do Sul, Europa, norte da África e norte e sul da Ásia; principalmente em áreas abertas e costeiras.
Além disso, migra no inverno para áreas mais temperadas.
A plumagem desta coruja é castanha, cinza e branca, seus olhos são amarelos e pretos, e as asas são sulcadas por uma listra clara e pontas pretas.
Nidifica no solo, grama ou pântanos e coloca até oito ovos brancos, com 48 horas de diferença entre cada um.
A fêmea os incuba por pouco mais de um mês e o macho fica de guarda, além de fornecer comida (ratos-silvestres e outros roedores).
-
Coruja-maori
A última, entre os tipos de corujas, vive na Oceania, especialmente na Nova Zelândia: prefere habitats arborizados, florestas tropicais densas, pastagens e até campos agrícolas.
É noturna e caça ao cair da noite e ao amanhecer: pássaros, insetos, gafanhotos, mariposas e wetas.
Mede cerca de 30 centímetros, tem uma cauda longa e todo o seu corpo é marrom, com manchas mais claras, enquanto os olhos são laranja.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.