Conheça o lóris lento

Embora o lóris lento tenha um temperamento calmo, e seu modo de se defender seja permanecer quieto, ele também pode se proteger utilizando um veneno secretado por suas glândulas venenosas. 
Conheça o lóris lento
Eugenio Fernández Suárez

Escrito e verificado por o veterinário Eugenio Fernández Suárez.

Última atualização: 22 dezembro, 2022

O lóris lento é uma espécie de primata pouco conhecida, mas seu tráfico ilegal tem aumentado nos últimos anos de forma considerável. Você quer conhecer um dos animais mais curiosos do planeta?

Lóris lento: características

O lóris lento é um primata que vive principalmente no sudeste da Ásia. Você pode encontrar esses animais em países como a Índia, Bangladesh, Filipinas e ilha de Java. 

Existem várias espécies de lóris lento, embora se considere principalmente que existem oito espécies principais. Eles são parentes de outros primatas, conhecidos como potos, o galago e o lóris lento esbelto, embora pouco de sua história evolutiva seja conhecida. 

O lóris lento pode ser confundido com outros mamíferos, como as preguiças, já que não se parece com os clássicos macacos: seu focinho redondo e sua cabeça pequena com grandes olhos lembram o de um pequeno urso.

Estes animais têm diferentes padrões de coloração, dependendo da espécie. Eles têm um tronco longo e mãos e pés que podem segurar as coisas com pressão; o que lhes permite segurar-se bem nas árvores.

lóris lento comendo na árvore

O lóris lento: comportamento

Curiosamente, o lóris lento tem uma habilidade que não compartilha com o resto dos mamíferos: os lóris são os únicos mamíferos que possuem glândulas venenosas, localizadas no braço.

Assim, quando se sentem ameaçados, esses primatas lambem a glândula, o que faz com que as toxinas passem para sua boca.

Quando essas toxinas são misturadas com a saliva, elas são ativadas, e eles podem usá-las tanto para morder seus predadores ou pessoas, quanto para lamber seus filhotes, para protegê-los. Apesar disso, o lóris lento é um animal bastante tranquilo e só ataca quando se sente encurralado.

Normalmente, sua estratégia de defesa é permanecer imóvel nos galhos em que vive. Só é predado por serpentes, águias e, em alguns casos, orangotangos; embora civetas também possam predá-los ocasionalmente.

lóris lento

Deste animal tímido pouco se sabe sobre seu comportamento, e sua estrutura social concreta é desconhecida, embora sem dúvida sejam animais bastante solitários.

A comunicação lenta do lóris ocorre através da marcação olfativa, que marca a territorialidade dos machos.

Como outros primatas, os lóris lentos são inteiramente dependentes de seus pais e criam um forte vínculo com eles. 

Eles são animais onívoros que comem várias frutas, embora também possam caçar pequenos animais.

Lóris lento: em grande ameaça

A verdade é que várias espécies de lóris lento estão ameaçadas: das oito espécies identificadas, cinco são consideradas vulneráveis ou em perigo, de acordo com a Lista Vermelha da IUCN.

As principais ameaças desses animais são a fragmentação de seu habitat devido a problemas como a plantação de dendê, mas eles também são um dos animais ameaçados pela medicina oriental. Sua posse como animal de estimação também é uma das causas de seu desaparecimento.

Além disso, está até se tornando moda “usá-los” em atividades turísticas, de maneira similar ao que acontece com as selfies com preguiças.

Pode interessar a você...
Quais são os animais mais lentos do mundo?
Meus Animais
Leia em Meus Animais
Quais são os animais mais lentos do mundo?

Os animais mais lentos do mundo têm um metabolismo e um estilo de vida adaptado a sua lentidão característica. Conheça os mais famosos.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Thorn, J. S., Nijman, V., Smith, D., & Nekaris, K. A. I. (2009). Ecological niche modelling as a technique for assessing threats and setting conservation priorities for Asian slow lorises (Primates: Nycticebus). Diversity and Distributions15(2), 289-298.


Os conteúdos de Meus Animais servem para fins informativos. Não substituem o diagnóstico, o aconselhamento ou o tratamento de um profissional. Em caso de dúvida, é recomendável consultar um especialista de confiança.