Elefantes órfãos são forçados a mudar de casa

· novembro 27, 2018

Sem a mãe, muitos elefantes órfãos ficam desorientados, o que pode levá-los a cometer erros que afetam suas vidas. A caça ilegal está causando estragos reais nas populações desses animais.

Quando um caçador furtivo caça um elefante, isso prejudica todo o grupo. Isso porque os elefantes órfãos são muito prejudicados e muitas vezes acabam morrendo, sem liderança e proteção.

Recentemente, um estudo esclareceu as consequências da morte de um importante membro para grupos de elefantes órfãos. Em particular, falamos sobre as matriarcas.

Nesse caso, as ‘Swahili Ladies’, um grupo de elefantes órfãos, tiveram que deixar suas terras onde viveram a vida toda após a morte de toda uma geração de animais adultos.

Obviamente, as mortes foram causadas pelas mãos de caçadores ilegais.

A importância das fêmeas de elefantes

As sociedades de elefantes são matriarcais. Ou seja, essa é uma das espécies em que as fêmeas comandam.

No entanto, isto vai além. Nos grupos com muitas fêmeas, quem comanda são as mais velhas, por conta de sua sabedoria.

Isto faz com que os grupos de elefantes dependam muito das matriarcas. Dessa forma, a morte de uma delas causa confusão.

Eles não sabem quais territórios procurar para evitar ameaças e encontrar a melhor comida. Afinal, os mapas mentais dos ambientes estavam nas cabeças das matriarcas.

Portanto, as matriarcas dos elefantes são vitais para a sobrevivência dos grupos. Durante a estação seca, elas guiam a manada por centenas de quilômetros por dia para encontrar água e comida.

Às vezes, as matriarcas levam o grupo a lugares onde não vão há décadas e dos quais apenas elas se lembram.

Elefoa com filhote

O estudo, conduzido pela ONG Save the Elephants e pela Universidade do Colorado, apresentou estes fatos após estudar vários elefantes órfãos por 16 anos.

Embora alguns filhotes órfãos tenham permanecido em seu antigo território, acredita-se que esses animais tornem-se muito mais vulneráveis.

Dessa forma, o risco de serem vítimas de caçadores é maior após a perda de uma matriarca.

Elefantes órfãos e pressões humanas

O grande problema é que os elefantes órfãos sofrem mais com a pressão humana. A caça ilegal os prejudica, assim como atividades como agricultura ou construção de estradas.

Elas limitam seu acesso a alimentos e os fazem passar por áreas de risco. Outros conflitos humanos causam enormes perdas à espécie. E devemos lembrar que as guerras também afetam os animais.

As matriarcas são as mais preparadas para lidar com esses novos problemas. Então, a perda dos elefantes mais velhos pode levar elefantes órfãos a vagarem sem rumo. Além disso, todo o rebanho pode morrer de fome.

São elas que sabem os riscos e as necessidades de mudar de local. Com isso, os elefantes que perdem seus líderes são mais propensos a cometer erros que podem levá-los a perder sua vida.

Elefoa com seu filhote

Elefantes podem viver órfãos, sem mãe?

Embora pareça incrível, esses elefantes órfãos se adaptam para viver sem os líderes de seu grupo.

No entanto, isso é mais complicado quando a perda de adultos inclui animais que tiveram filhotes recentemente.

Esses animais precisam de cuidados especializados e leite materno, e é por isso que os santuários de elefantes têm sido de vital importância.

O mais conhecido é o de Daphne Sheldrick, lendária conservacionista recentemente falecida.

Esta mulher salvou centenas de filhotes de rinoceronte e elefante, todos vítimas de tráfico ilegal e caça furtiva para obter marfim ou outras partes do corpo, para abastecer o mercado da medicina oriental.

No entanto, independentemente de esses animais poderem viver ou não sem a mãe, a verdade é que as ações humanas estão colocando em perigo as populações de elefantes.