Conheça o Panamá e suas 5 espécies de aves mais comuns

janeiro 14, 2019
As condições climáticas deste país da América Central são ideais para as aves. Por isso, o Panamá abriga nada menos do que de 2.000 espécies diferentes. Elas apresentam características físicas e cores especialmente marcantes.

O Panamá, como todos os países da América Central, é caracterizado pela natureza abundante, em todos os cantos do país. O país possui uma fauna e flora realmente especial e incrível. Vamos falar um pouco, por exemplo, sobre as espécies de aves mais comuns.

O porquê da fauna e flora do Panamá

Estima-se que no Panamá existam cerca de 2 mil espécies diferentes de aves, muito mais do que em outros países.

Como é lógico pensar, o país deve ter condições que atraiam esses animais para suas terras. 

Quais são algumas delas?

  • Clima. Como o clima do Panamá é quente, os pássaros não precisam migrar para qualquer outro lugar. Assim, podem fazer seus ninhos lá mesmo e não precisam se mover de um lado para outro em busca de um clima melhor.
  • Água. Devido às chuvas torrenciais que ocorrem no país durante nove meses por ano, os rios, cachoeiras e riachos permanecem cheios durante todos os meses.
  • Árvores e vegetação. É verdade que as temperaturas no Panamá são altas, mas o país é repleto de árvores e arbustos, onde os pássaros podem ficar à sombra e se refrescar.
  • Alimentação. Devido ao ponto anterior, frutas e vegetais são abundantes no país. De fato, há muita coisa que as pessoas não consomem e que se perdem nas árvores ou no chão. É precisamente disto que se alimentam diferentes espécies de aves que existem no país.
  • Climas frios. Apesar de ser um local com clima tropical, há também áreas mais frescas, um local ideal para fugir quando as altas temperaturas se tornam insuportáveis.

Todas essas características fazem do Panamá um lugar ideal para os pássaros viverem; e é por isso que existem tantas espécies diferentes. Vamos conhecer algumas delas.

As espécies de aves mais comuns no Panamá

Beija-flor abelha

Se você costumava dizer “tão pequeno quanto um beija-flor”, agora encontramos uma espécie ainda menor: o beija-flor abelha. 

Seu tamanho é semelhante ao de uma abelha – daí o nome – mas trata-se de um beija-flor comum, apesar de diminuto e muito leve.

Beija-flor abelha

É a menor ave conhecida, não tem mais de seis centímetros de comprimento e pesa cerca de dois gramas.

Sua forma, um pouco mais arredondada que a do beija-flor comum e suas cores iridescentes, especialmente nos machos, é o que mais os caracteriza. Em relação ao seu voo, é capaz de chegar à velocidade de 114 km/h.

Pipira-vermelha

É assim que é comumente conhecido no país, mas seu nome oficial é Ramphocelus carbo.

Seu nome comum é baseado na cor da plumagem de seu peito, de um tom vermelho intenso que se destaca acima do resto, que é preto-azeviche.

Pipira-vermelha

É uma ave de beleza espetacular que mede cerca de 18 centímetros e pesa 25 gramas. Sua mistura harmoniosa de cores se destaca no verde natural do país.

Passerina cyanea

Este é um pássaro completamente azul. Sua plumagem alterna diferentes tons desta cor com diferentes intensidades. 

O peito e a cabeça são de um azul claro, que contrasta magistralmente com o azul mais intenso de suas costas e asas.

Passerina cyanea

Mede cerca de 18 centímetros e pesa 35 gramas. Estima-se que existam entre 13 e 15 subespécies, embora todos os Passerina cyanea sejam facilmente reconhecíveis. A natureza é caprichosa, não acha?

Pica-pau

É comum encontrar algumas dessas aves em qualquer parte do país. Na verdade, se você for passar as férias no Panamá, poderá encontrar ou pelo menos ouvir um.

Pica-pau

Embora existam várias subespécies doe pica-pau, o mais comum no Panamá é o negro, com uma cabeça vermelha e algumas linhas longitudinais brancas. Outra beleza para admirar.

Quetzal

O quetzal é uma das aves mais protegidas do lugar, devido à sua escassez, sua beleza impressionante, sua cauda longa e suas cores vivas. 

Inclusive, existe até um lugar onde eles parecem se concentrar e onde você poderá desfrutar de uma rota só para ver estas aves.

Quetzal

É impossível fazer uma lista de todas as espécies de aves que você pode encontrar no país, mas estas são as mais características. Se você visitar o Panamá, fique atento para avistar algumas destas aves.