Conheça o tatupeba

O tatupeba, ou tatu-peludo, é uma das espécies mais conhecidas de tatu, e a sua biologia e comportamento são muito interessantes.
Conheça o tatupeba
Eugenio Fernández Suárez

Escrito e verificado por o veterinário Eugenio Fernández Suárez.

Última atualização: 22 dezembro, 2022

O tatupeba, também conhecido como tatu-peludo ou tatu-cascudo, é uma espécie de tatu sul-americano presente em vários países da América Latina. Pouco conhecidos, os tatus possuem características que os tornam únicos no reino animal.

Conheça os tatus

Os tatus são mamíferos pertencentes à família Dasypodidae, todos caracterizados por terem um casco formado por placas e, em alguns casos, pela sua capacidade de formar uma bola com o corpo. Todos os tatus são animais noturnos e escavadores, que têm dentes sem esmalte em crescimento contínuo.

Os tatus são um grupo de animais antigos, a maioria deles isolados na América do Sul, embora existam pelo menos duas espécies que chegam aos Estados Unidos. Esse grupo de animais lembra o pangolim, uma espécie asiática considerada um dos animais ameaçados por causa da medicina oriental.

Características do tatupeba

Mais especificamente, o tatupeba ou tatu-peludo é uma espécie de tatu com cerca de 50 centímetros de comprimento e que pesa entre três e seis quilos.

Assim como outros tatus, possui um casco marrom coberto por uma fina camada de pelo e também possui grandes garras.

tatupeba

Pode parecer pequeno, pois os tatus não têm grandes dimensões. No entanto, é considerado o terceiro maior tatu que existe, depois do tatu-mulita e do tatu-canastra, um animal que pode passar dos 50 kg.

Curiosamente, o tatupeba possui glândulas odoríferas nas placas da cauda, algo que é observado em poucos tatus e que interfere na comunicação entre os animais de sua espécie.

Comportamento do tatupeba

Quanto ao seu comportamento, o tatupeba é um animal solitário e noturno, que possui uma visão ruim e que, por essa razão, delega a busca de alimentos para o olfato. Curiosamente, esse animal tem uma dieta muito variada.

Embora muitas pessoas pensem que os tatus se alimentem apenas de vegetais, na verdade, são animais que consomem muitos insetos, sendo inclusive animais necrófagos que consomem as carcaças de outros mamíferos, visto que têm dificuldade para caçar.

tatupeba

Assim como outros membros desse grupo, são grandes escavadores que cavam túneis em forma de ‘U’, os quais servem de abrigo para esses animais.

Quanto à sua reprodução, a gestação dura dois meses, após os quais nasce uma ninhada de até três indivíduos com cerca de 100 gramas cada. O desmame desses animais ocorre após o primeiro mês e eles se tornam adultos aos nove meses, podendo, a partir de então, viver por quase duas décadas.

Habitat e ameaças ao tatupeba

O tatupeba é uma espécie que vive em florestas primárias e secundárias, além dos ecossistemas de savanaEsse animal pode viver em áreas agrícolas e tem um território de mais de 90 hectares. 

Embora não se considere que a espécie esteja ameaçada de extinção em termos de ameaças e conservação, na verdade, ainda é caçada por causa de falsas propriedades medicinais. Entretanto, diferentemente de outros tatus, a sua carne dificilmente é consumida graças aos tabus que a sua dieta desperta.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Redford, K. H. (1985). Food habits of armadillos(Xenarthra: Dasypodidae).


Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.