Cornish rex, um gato de pelos ondulados 

· setembro 21, 2018
Este felino, originário da Inglaterra, tem uma aparência esbelta devido ao seu esqueleto leve e fino. Porém, ele é forte, além de ser um grande alpinista e saltador.

Você escolheria um gato de pelos curtos totalmente ondulados e com um corpo que se assemelha ao de um galgo para ser seu pet? A oferta parece tentadora. É preciso acrescentar também que ele é um gatinho muito amoroso e animado. Então, temos certeza de que você vai perdoar uma tendência dele de querer manipular os donos com seus miados. Apresentamos a você o Cornish rex.

Como esta raça de gatos se originou

A raça surgiu através de uma mutação genética natural, ocorrida em 1950. Em uma ninhada de 5 filhotes, oriunda do cruzamento de dois gatos shorthair (gato de pelo curto inglês), um dos filhotes nasceu com cachos. O gatinho foi chamado Killibunker.

Isso ocorreu na Cornualha (Inglaterra), daí o nome da raça. Além isso, rex vem de um tipo de coelho que apresenta uma pelagem semelhante.

Dez anos depois, os originais cornish rex foram cruzados com gatos siameses. Assim adquiriram o aspecto estilizado que possuem atualmente, que lembra os galgos. Eles até têm a mesma forma do abdômen desses cães.

Um gato com ondulações nos bigodes

A figura esbelta do cornish rex é proporcionada pelo seu esqueleto fino e leve. No entanto, é um animal forte e sua musculatura é bem desenvolvida, embora suas costas tenham a forma de um arco.

raça de gato Cornish rex

O que muitas vezes chama a atenção é o seu pelo curto, ondulado, denso e sedoso, que cobre todo seu corpo, incluindo a cauda. Os bigodes e sobrancelhas também são enrolados.

Além disso, eles parecem mais pesados ​​do que realmente são, já que o peso fica entre 2,5 e 4,5 quilos. Outras características físicas da raça são:

  • Tamanho mediano
  • Pelagem que pode ter todas as variedades de manchas e cores
  • Pernas longas, retas e finas
  • Cabeça triangular e alongada
  • Nariz longo e reto, o que lhe confere um perfil romano
  • Orelhas maiores que as da maioria dos gatos, portada alta e com pontas arredondadas, que parecem estar em alerta constante
  • Olhos grandes e inclinados, ovalados, muito brilhantes e de cor similar à da pelagem
  • Cauda longa e fina que termina em uma curva

Cornish rex, um gato afetuoso e manipulador

Mais carinhoso do que a maioria dos gatos domésticos, o cornish rex é sociável e alegre, e se adapta a diferentes circunstâncias. E enquanto ele fica feliz em lugares confortáveis ​​e tranquilos, também é um grande alpinista e pula muito alto, devido à sua constituição física.

É um gatinho que gosta de ficar em casa cercado por seus humanos e que gosta de brincar com crianças e adultos. No entanto, deve ser socializado e educado corretamente desde cedo, para que não pense que é o dono da casa.

gato Cornish rex

A inteligência é outra de suas qualidades, assim como seu comportamento independente. Se ele morar com outros animais de estimação, provavelmente se tornará o líder do grupo.

Caracteriza-se também por apresentar uma ampla gama de vocalizações. Ele emite vários tipos de miados, e também outros ruídos específicos que podem se tornar irritantes se você não pará-los a tempo. Tenha em mente que este é um gato que gosta de chamar atenção.

Cuidados exigidos com a raça

Com uma expectativa de vida de 15 anos, o cornish rex é um gato saudável e forte, portanto, você só deve zelar pelas visitas rotineiras ao veterinário e manter atualizado seu calendário de vacinas. Além disso, não se esqueça de desparasitá-lo.

Mas tenha em mente que, sem a proteção dos pelos, ele pode vir a apanhar um resfriado, especialmente em seus primeiros anos. E, claro, você tem que oferecer-lhe uma dieta adequada de acordo com os requisitos de cada etapa de vida. E, além disso, embora não pareça, na idade adulta, ele tem uma tendência à obesidade.

Por outro lado, este gatinho original é muito fácil de cuidar, além de ter pelos curtos, que quase não caem. Portanto, uma escovação semanal será mais que suficiente. E, como se isso não bastasse, ele apresenta uma escassa quantidade da proteína que causa alergia.

Como nada é perfeito, a pelagem pode ficar um pouco oleosa. Mas se você esfregá-la com uma luva de flanela, conseguirá fazer com que ela brilhe mais. Em qualquer caso, é conveniente acostumá-lo a tomar banho desde a infância, com um produto específico que o veterinário saberá indicar.