Cortes e penteados especiais para cães

· fevereiro 27, 2019
Dependendo da raça do seu cachorro, será melhor aplicar um tipo de corte ou penteado, sempre buscando o seu conforto e saúde.

Atualmente, os cuidados com os pelos dos cachorros são uma verdadeira arte. A grande quantidade de cortes e penteados para cães disponíveis revela a criatividade e o enorme talento dos profissionais que atuam neste ramo.

Desde aparelhos higiênicos e cortes clássicos de raças até penteados aristocráticos, o número de possibilidades é cada vez maior.

Com isso, podemos cuidar não apenas da aparência de nossos amigos caninos, mas também da sua saúde. A seguir, veremos os cortes e penteados mais buscados para ressaltar a beleza de nossos cãezinhos.

Cada cachorro é um mundo: conhecer e respeitar é fundamental

Em primeiro lugar, devemos recordar que, por mais atrativa que seja a ideia de dar uma determinada aparência aos nossos animais, a prioridade sempre deve ser o bem-estar deles.

Por isso, precisamos saber qual é o corte mais apropriado e respeitar a frequência adequada, sempre de acordo com o ritmo de crescimento dos pelos de nossos cães.

Cada cachorro é um mundo e a nossa missão ao conviver com estes seres incríveis é saber conhecê-los e respeitá-los em sua singularidade.

Antes de escolher um corte ou penteado que pareça incrível em uma foto, devemos pensar se o mesmo será confortável e seguro para o nosso animal.

Não nos esqueçamos de que a pelagem dos cães representa uma proteção muito importante para a sua pele e o seu corpo.

No inverno, seus pelos os protegem do frio e das condições adversas, como vento, chuva, umidade excessiva, etc.

Quando as altas temperaturas chegam, a pelagem ajuda a proteger sua pele da radiação solar intensa, prevenindo queimaduras e diminuindo o risco de câncer de pele.

Por estas razões, a pelagem do nosso animal de estimação vai muito além de cumprir uma função estética, sendo necessária para o animal.

Se rasparmos os pelos em excesso, estaremos removendo um elemento muito importante para o seu bem-estar; por isso, os cortes radicais não são aconselháveis.

Outra questão a considerar é que alguns peludos podem não se adaptar a penteados extravagantes ou acessórios, como gravatas, laços, panos, etc.

3 cortes e penteados para cães

1. Corte e penteado continental

Corte para os pelos do poodle

Sem dúvida, este é o corte mais popular nos salões de beleza caninos, sendo um exemplo de como o clássico nunca perde o glamour.

O corte continental está presente em gerações e gerações de cães da raça poodle, e não deixa de impressionar nos concursos de beleza canina.

Além de ser um corte fabuloso e de grande beleza estética, o continental inclui uma escovação cuidadosa para conseguir um acabamento perfeito.

No corte continental, podemos observar que vemos que a porção traseira, o abdômen e as pernas do cão ficam quase integralmente raspadas, ficando à vista. A cabeça e o peito exibem a pelagem aveludada e volumosa do poodle em todo o seu esplendor.

No entanto, o traço mais característico deste estilo são os pompons que se formam nos tornozelos, no final das costas e na ponta do rabo.

É um detalhe muito chamativo e aristocrático, combinado com a notável elegância dos poodles de grande porte.

2. Corte Westy

O Westy é um corte desenhado para os cães da raça west highlander white terrier, parecidos com o yorkshire.

Não se trata de um corte fabuloso como o continental, mas também é um dos mais pedidos nos salões de beleza caninos.

Os pelos do corpo do cão ficam cortados bem curtos, mas não são raspados e a pele não fica à mostra. A “barba” e as sobrancelhas do cachorro são tratadas com muita delicadeza, com o objetivo de alargar o focinho e as orelhas destes bichinhos.

Apesar da popularidade crescente deste tipo de corte, é importante ter cuidado para não expor o cão a condições adversas, especialmente durante o inverno.

Corte westy para cachorros

3. O clássico corte leão

O leão também está entre os maiores clássicos dos salões de beleza caninos. Trata-se de um corte muito versátil que pode ficar espetacular em cães de diferentes tamanhos e tipos de pelos. Até os donos de gatos adotaram este penteado exuberante para seus amigos felinos.

No corte leão, raspam-se os pelos da porção traseira e das patas do cão, deixando a pele à mostra. Enquanto as extremidades são cortadas para ter poucos pelos, preserva-se a abundância da pelagem na cabeça e no peito.

O nome do corte alude ao estilo dos leões e suas exuberantes jubas. Será um estilo de grande beleza para determinadas raças.