Corvos fazem ferramentas e as melhoram

· fevereiro 9, 2019

A inteligência dessas aves foi demonstrada em uma série de estudos. Dessa forma, foi descoberto que os corvos fazem ferramentas e, com o passar do tempo, as melhoram.

A inteligência dos corvos é bem conhecida. No entanto, as suas competências ainda nos surpreendem muito. Na Nova Caledônia os corvos fazem ferramentas que planejam mentalmente. Além disso, podem também melhorar as de seus companheiros.

A incrível inteligência dos corvos

Sabia-se que o uso de ferramentas por animais era comum entre os corvos. No entanto, o que não se sabia era que esses animais podem construir seus instrumentos memorizando seus projetos. Além disso, posteriormente, eles podem melhorar seu trabalho.

Pelo que foi visto, os corvos não imitam nem observam atentamente a fabricação dessas ferramentas, o que indica o uso de mapas mentais para sua realização.

Esse comportamento não é o único que surpreende dos corvos da Nova CaledôniaEsses animais são intuitivos e já mostraram que podem fabricar ferramentas eficazes. Além disso, são animais com uma grande capacidade de previsão.

Corvos fazem ferramentas

Corvos fazem ferramentas: para quê?

Os corvos fazem ferramentas alongadas, principalmente ganchos. Dessa forma, podem extrair alimentos em áreas que não podem acessar com o bico, como buracos e pedaços de madeira.

A cultura entre os animais foi estudada por vários cientistas, e foi observado que existem hábitos que são transmitidos de geração a geração em populações animais específicas. Um exemplo é o macaco da neve, que limpa batatas com água salgada, também para melhorar seu sabor.

Que os corvos fazem ferramentas já sabíamos. No entanto, descobrimos que há transmissões culturais entre membros da espécie, que geram um melhora nas ferramentas. Isto foi percebido pelos cientistas do departamento de psicologia da Universidade de Cambridge.

Este conceito é definido como “evolução cultural cumulativa”, e é a primeira vez que foi demonstrado em animais não humanos, de acordo com pesquisadores da Universidade de Auckland, na Nova Zelândia.

Corvo: um animal muito inteligente

Corvos fazem ferramentas: demonstrar a teoria

Uma das hipóteses é que os corvos fazem ferramentas observando seus companheiros utilizando-as. Após a observação, eles podem até recriá-las. 

Para provar isso, os pesquisadores treinaram várias aves. Os corvos tiveram que introduzir pedaços de papel de tamanhos diferentes em uma máquina de venda automática, que recompensava apenas quando colocavam papéis de um tamanho específico. Uma vez que eles aprenderam, começaram a introduzir apenas o papel que os recompensava.

O que os animais fizeram deixou os pesquisadores sem palavras. A hipótese a ser testada era de que os corvos fazem ferramentas e melhoram-nas através de projetos mentais.

Dessa forma, para demonstrar sua teoria, os cientistas mais tarde deram aos corvos papéis grandes.

E os corvos fizeram o que até então era impensável: eles rasgaram o papel em vários pedaços do tamanho certo e assim obtiveram o prêmio.

Isso mostra que os animais podem resolver problemas complicados enquanto melhoram suas ferramentas e técnicas ao longo das gerações.

Assim, a incrível e desconhecida inteligência que estes animais têm torna-se evidente novamente. No entanto, devemos lembrar que muitos pesquisadores continuam criticando nosso modo de investigar a inteligência animal, já que avaliamos o comportamento a partir da perspectiva e dos problemas enfrentados pelo ser humano.