Credeli para gatos: dosagem e efeitos colaterais

O Credeli para gatos faz parte de um tratamento eficaz contra carrapatos e pulgas comercializados recentemente. Aprenda aqui como esse medicamento atua contra tais parasitas.
Credeli para gatos: dosagem e efeitos colaterais

Última atualização: 08 dezembro, 2021

Credeli para gatos é o nome do primeiro comprimido oral comercializado para o tratamento de infestações por carrapatos e pulgas nessa espécie. O objetivo da criação desse formato de desparasitação é facilitar a administração do medicamento a felinos domésticos, famosos por sofrerem estresse durante o manejo veterinário na clínica e em casa.

O Credeli vem na forma de pequenos comprimidos mastigáveis e saborosos. Por isso, tornou-se um dos medicamentos mais populares entre os tutores, embora recomende-se que sua administração seja prescrita pelo veterinário em qualquer caso. Neste artigo, você pode ler sobre suas características e os cuidados a ter em conta com esse antiparasitário. Não perca.

O que é Credeli para gatos?

A substância ativa do Credeli para gatos é o lotilaner, um enantiômero da classe das isoxazolina. Esse composto químico é eficaz contra pulgas, que morrem em 8 horas, e carrapatos, que levam cerca de 18 horas para morrer e se desprender da pele do gato após a exposição.

O lotilaner torna-se eficaz quando atinge seu pico máximo de concentração na corrente sanguínea do felino. Os parasitas que se alimentam do sangue do gato (como as pulgas) no momento do tratamento ingerem a substância química ao mesmo tempo e morrem quando ela atinge seu sistema nervoso primitivo.

Uma das vantagens desse medicamento é que ele interrompe o ciclo de vida das pulgas, uma vez que as elimina antes de que possam pôr ovos (desde que o tratamento seja preventivo).

O efeito do Credeli dura cerca de um mês, então sua administração deve ser regular ao longo do ano. Dependendo da área, pode ser necessário administrá-lo apenas durante os meses de alto risco (como no verão ou na primavera, quando as temperaturas sobem). O veterinário decidirá sobre essa orientação.

O que é micralax para gatos?

Usos do Credeli para gatos

O Credeli é prescrito preventivamente ou quando o gato está com infestação de parasitas externos. É específico para pulgas das espécies Ctenocephalides felis e Ctenocephalides canis e carrapatos da espécie Ixodes ricinus. Estes últimos são os únicos ácaros contra os quais o medicamento é eficaz.

Dosagem de Credeli para gatos

O Credeli é comercializado em comprimidos mastigáveis de administração oral e deve ser oferecido ao gato com a sua ração habitual ou até 30 minutos depois para garantir a sua eficácia. Dependendo do peso do animal, tem vários formatos:

  1. Credeli 12 miligramas: para gatos com peso entre 0,5 e 2 quilos.
  2. Credeli 38 miligramas: indicado para felinos com peso entre 2 e 8 quilos.

Para gatos com peso superior a 8 kg, o veterinário ajustará o número de comprimidos a serem administrados. No entanto, a dose recomendada não pode ser inferior a 6 miligramas nem superior a 24 miligramas por quilograma de peso do animal em qualquer caso.

Contraindicações do medicamento

A administração desse medicamento não é recomendada para infestações de carrapatos em gatinhos com menos de 5 meses de idade, pois sua eficácia não foi comprovada nessa faixa etária. Também não pode ser administrado a filhotes com menos de 8 semanas de idade ou com peso inferior a 0,5 quilos. No entanto, o veterinário decidirá se a situação específica do animal é compatível com a administração.

Os dados sobre gatas gestantes ou lactantes também são insuficientes. Novamente, nesse cenário, será o veterinário que avaliará os riscos ao tratar um gato em qualquer um desses 2 estados com uma infestação de carrapatos ou pulgas.

Efeitos colaterais do Credeli para gatos

O Credeli é um medicamento razoavelmente seguro e nenhuma reação adversa séria foi identificada em seu uso. Também não foi descrito que essa droga interage com outras que o gato pode estar tomando no momento da infestação. No entanto, a bula indica que, em ocasiões muito raras, pode causar algum destes sinais:

  • Vômito
  • Diarreia.
  • Falta de apetite (anorexia).
  • Letargia

Esses sinais são transitórios e não requerem tratamento específico. Em ocasiões muito raras, foram descritos distúrbios neurológicos, como tremores, ataxia (dificuldade de locomoção coordenada) ou convulsões. Felizmente, também são sinais que desaparecem por conta própria.

Avisos e cuidados

Para que o Credeli seja eficaz, os parasitas devem ser capazes de se alimentar do sangue do gato. Do contrário, não vão ingerir o princípio ativo e, consequentemente, não são afetados pelo processo farmacológico.

Esse fator condicionante implica uma desvantagem significativa: apesar de sua eficácia, o gato ainda está exposto a doenças transmitidas por pulgas e carrapatos, como a erliquiose, a tularemia ou a doença de Lyme. Portanto, a melhor prevenção para evitar infecções transmitidas por vetores serão colares e pipetas repelentes.

O Credeli só provoca a morte do invertebrado após ter mordido o gato.

Vitaminas para gatos.

Você deve ter notado que o julgamento do veterinário é frequentemente mencionado neste artigo. Isso porque, embora seja um medicamento que pode ser adquirido sem receita, é necessária avaliação profissional para administrá-lo. Sempre que você detectar uma infestação em seu felino ou quiser iniciar um programa de prevenção, procure uma clínica veterinária de confiança.

Pode interessar a você...
Os carrapatos nos gatos, esses indesejados parasitas
Meus Animais
Leia em Meus Animais
Os carrapatos nos gatos, esses indesejados parasitas

Um dos motivos pelos quais os gatos não são tão propensos a terem carrapatos, é porque eles investem mais tempo que os cães em sua higiene corporal