Crostas em gatos: sintomas e tratamentos

maio 12, 2020
As crostas em gatos podem aparecer por várias causas, mas todas elas devem ser tratadas para evitar que o problema se agrave.

Saber com certeza que seu gato não sofre de nenhuma doença é muito mais complicado do que em outras espécies, pois eles sabem camuflar suas emoções muito bem e quase nunca se queixam, a menos que algo esteja incomodando excessivamente. As crostas em gatos são uma das coisas que você costuma perceber tarde se não examinar seu animal regularmente.

Por serem feridas que aparecem na pele, a princípio elas passam despercebidas nos pelos, mais ainda em gatos de pelo comprido. Somente com o tato podemos perceber que algo está errado para tomar as medidas apropriadas, embora as causas das crostas possam variar bastante.

Entre as razões mais comuns para o aparecimento desse tipo de doença estão as brigas com outros animais, infecções bacterianas, ácaros, fungos ou algum tipo de alergia que leva a coçar mais do que o habitual ou picadas de pulgas.

Sintomas de crostas em gatos

As crostas nada mais são do que a consequência de outros fatores que levaram o próprio gato a machucar a pele ao tentar remediar o desconforto, e esse ponto extremo é alcançado pelas seguintes ações:

  • Lambedura excessiva por coceira: como todos sabemos, o gato tem uma língua especialmente áspera. Portanto, se uma área que tiver ao seu alcance esteja coçando, lamber será a primeira reação do animal. Ao lamber excessivamente, ele acaba perdendo pelo e irritando a pele.
  • Mordidas: não apenas de outro animal, mas de si mesmo, pois se uma área coça ou incomoda demais, o gato pode se morder em desespero, na esperança de acabar com uma coceira tão irritante.

  • Nervosismo: assim como acontece conosco quando levamos uma picada, os gatos também ficam muito nervosos e de mau humor quando estão uma coceira que não conseguem aliviar, e isso transparece em sua personalidade, pois eles se mostram inquietos e irritados.
  • Perda temporária de apetite: as crostas em gatos podem levá-los a perder o amor que costumam ter pela comida. Inclusive, têm um impacto tão grande na personalidade do animal que podem causar a perda do apetite.
  • Diarreia ou vômito: nos casos em que o animal está passando muito mal com as crostas, pode chegar a ter vômito ou diarreia.
  • Problemas respiratórios devido a crostas no nariz: uma das razões mais preocupantes pelas quais as crostas aparecem nos gatos é o câncer. Se o animal tiver um tumor no nariz, essas crostas vão aparecer.

Tratamento

Como as razões pelas quais as crostas aparecem nos gatos são tão variadas, os tratamentos que teremos que realizar para remediá-las também são diversos. Obviamente, o primeiro passo que devemos seguir é levar o gato ao veterinário para realizar uma pesquisa completa a fim de diagnosticar o motivo do seu surgimento.

Uma vez identificado o motivo, o ideal é iniciar o tratamento o mais rápido possível. Por exemplo, se o motivo do aparecimento das crostas vier das pulgas, tudo pode ser resolvido com antiparasitas, ou se vier de uma infecção, é preciso aplicar o medicamento correspondente. No caso de sofrer com um tumor, outras medidas serão tomadas, como pode ser a própria remoção.

De qualquer forma, como geralmente acontece com esse tipo de animais de personalidade reservada, o ideal é estar atento ao seu comportamento e verificar todas as partes do corpo de tempos em tempos para verificar se tudo está indo como deveria. Assim, você e seu amado animal de estimação irão aproveitar uma convivência mais agradável e duradoura.

  • Miwiki. Mi gato tiene costras, ¿qué le pasa? 7 de julio de 2019. Extraído de: https://www.miwuki.com/gato-costras-le-pasa
  • Notigatos. Mi gato tiene costras, ¿qué le pasa? Extraído de: https://www.notigatos.es/mi-gato-tiene-costras/
  • Experto animal. ¿Por qué mi gato tiene heridas en la piel? 10 de agosto de 2018. Extraído de: https://www.expertoanimal.com/por-que-mi-gato-tiene-heridas-en-la-piel-23618.html