Informações sobre a língua dos gatos

· março 29, 2019
A língua áspera dos gatos é imprescindível para que eles possam beber água, se limpar e se manterem frescos.

Os gatinhos, esses seres imprevisíveis e cheios de mistério, nunca deixam de nos surpreender. Por isso, não é de se estranhar que suas bocas também nos tragam algumas surpresas. Hoje vamos lhe contar alguns detalhes sobre a língua dos gatos.

Animais com línguas de lixa

Se você tem a sorte de que seu amigo miador demonstre o quanto gosta de você lhe lambendo, com certeza você já notou como sua língua é áspera. Isso acontece porque ela está cheia de papilas de queratina, que parecem pequenos espinhos ou ganchos.

Essas papilas cumprem um papel importante na hora do asseio do gato. Como estão todas voltadas para a mesma direção – para a parte posterior da boca – fica mais fácil para eles eliminar os pelos mortos ou tirar os nós.

No entanto, por mais esforço que os bichinhos façam nessa tarefa, se eles têm o pelo comprido, sempre convém ajudá-los.

Assim, contribui-se para evitar a formação de bolas de pelo. Você também deve prestar atenção no asseio excessivo em casos de estresse.

Isso porque a língua dos gatos pode levar muitos pelos até a garganta, fazendo com que eles acabem engolindo.

Mesmo conseguindo eliminar esses pelos através das fezes ou do vômito, essas bolas podem provocar obstruções intestinais e, em certos casos, será preciso fazer uma cirurgia para resolver o problema.

Vamos te contar detalhes sobre a áspera língua dos gatos, imprescindível na hora de beber água e de sua limpeza.

Como os bichinhos bebem água

Outro ponto que geralmente chama a atenção é a forma como esses animais bebem água. E esse processo também tem muito a ver com a língua, além da força da gravidade e da dinâmica de fluidos.

como os gatos bebem agua

Eles utilizam um mecanismo que lhes possibilita tomar uma boa quantidade desse líquido no menor tempo possível.

Sem dúvidas, essa é uma questão que contribuiu, sobretudo, na sobrevivência de seus antepassados selvagens. Como sua bocas apresentam grandes aberturas, para eles é difícil ter sucção.

Por isso, os bichinhos golpeiam a água com a ponta da língua e, em seguida, levantam. Assim, criam uma coluna de água que, antes de se romper, é ingerida.

As papilas e a alimentação dos felinos

Os gatos, como você sabe, são carnívoros. Seus dentes estão preparados para atravessar a carne e arrancá-la dos ossos de suas presas. Mas nesse processo, as papilas da língua também têm seu papel.

Esses pequenos ganchos ajudam a manter a comida dentro da boca dos bichinhos, e contribuem empurrando-a para a garganta, possibilitando que o animal engula. Elas também permitem que os gatos raspem a carne dos ossos.

No entanto, a língua dos gatos não é muito hábil para o sentido do paladar. Os Felis catus geralmente são insensíveis, por exemplo, a sabores doces.

lingua dos gatos

Outros detalhes sobre a língua dos gatos

Além dos pelos durante o asseio, outros elementos, sobretudo fios, podem aderir às papilas da língua dos gatos e acabar gerando sérios problemas para sua saúde. Por isso, é importante cuidar com seus brinquedos e outros objetos que estejam a seu alcance.

Além disso, se os gatos sofrem processos inflamatórios na boca, geralmente acabam perdendo algumas papilas. Nesse caso, será preciso ajudá-los em sua limpeza.

Se a língua do bichinho cai, e o animal está muito ofegante, é possível que ele esteja sofrendo de insolação. Nesses casos, é preciso levá-lo ao veterinário imediatamente.

Leve em conta que, entre outras funções, a língua dos gatos permite que eles se mantenham frescos. Quando se lambem, a umidade que fica na pele provoca um efeito de esfriamento por evaporação, semelhante ao suor humano.