Cuidados com o hamster russo

Essa subespécie, embora não seja muito comum, exigirá uma série de atenções semelhantes às do resto da espécie. Alimentação, higiene, socialização e brinquedos são alguns dos aspectos-chave.
Cuidados com o hamster russo

Última atualização: 11 novembro, 2021

Existem animais de estimação sobre os quais não sabemos muito porque não são tão comuns. Embora os hamsters sempre tenham feito parte da nossa vida, e certamente muitos de nós já tenhamos tido um como animal de estimação, o hamster russo é uma modalidade diferente e não muito conhecida. Portanto, hoje queremos falar sobre os cuidados que esse animal exige.

Como cuidar de um hamster russo

Vamos ver tudo o que precisamos levar em consideração para poder adotar um hamster russo como animal de estimação:

Gaiola

Você já sabe que os hamsters não são adequados para ficar soltos em casa o dia todo, porque eles entram em todos os cantos e ficaríamos procurando pelo animal o dia todo enquanto ele mastiga tudo. Isso não significa que não podemos passar um tempo com ele ou deixá-lo correr em algum canto da casa, mas na maioria das vezes ele deve estar em uma gaiola.

Portanto, é essencial que você escolha um modelo adequado para ele. Quanto maior for, mais espaço o animal terá para se mover. Além disso, você também terá que cuidar do local onde o colocará: deve ser arejado e com muita luz natural, mas não diretamente.

Mantenha a higiene

Seu hamster russo será um animal muito limpo e, consequentemente, exigirá sua gaiola também fique limpa, bem como os lugares onde ele come e bebe. Você também pode colocar uma espécie de piscina dentro da gaiola para que o animal possa se banhar e se manter limpo.

Ao limpar sua gaiola, não use produtos fortes, e sim produtos que desinfetem. Em pet shops e lojas de departamento, você encontrará muitas opções para escolher.

Hamster russo: higiene

Substrato

O hamster fará as suas necessidades na gaiola, por isso é melhor colocar uma base de serragem no espaço todo. Esse substrato deverá ser trocado pelo menos uma vez por semana. Nunca deve ser de cedro, pois emite um odor que pode ser prejudicial à saúde. O de pinho também não é recomendado, por isso o melhor é pedir conselhos a um pet shop de confiança para encontrar a melhor opção disponível.

Embora as evidências sejam limitadas, parece que os substratos das árvores citadas emanam fenóis, compostos tóxicos que irritam o trato respiratório do animal. Por isso, é muito mais recomendável usar camas feitas de matéria vegetal reciclada, milho e até feno. Essas alternativas são muito mais naturais e ecologicamente corretas.

Solte-o todos os dias

Se você quer ter um hamster russo carinhoso e amigável e, acima de tudo, que não morda, ele precisa socializar. A melhor maneira de fazer isso é tirá-lo da gaiola todos os dias e levá-lo com você e os outros membros da casa.

O hamster russo é um animal muito sociável que tem que se sentir integrado em um grupo, e também quer e precisa se sentir amado. Se você fizer isso à noite, que é quando o animal estará mais acordado, será o momento ideal.

Não o incomode

Esse tipo de hamster é muito sonolento, e não só por necessidade, mas por prazer, então se você vê-lo dormindo, não o incomode, porque isso só vai azedar seu humor. Se houver crianças na casa, certifique-se de que elas também estejam cientes disso, pois podem colocar a mão na gaiola e tomar uma mordida.

A alimentação

Embora seja verdade que o hamster russo possa comer frutas e vegetais, sua dieta deve ser baseada em rações especializadas para eles. Basta procurar nas lojas e pedir conselhos sobre o que é mais adequado para o seu animal de estimação.

Hamster russo: alimentação

Se você decidir complementar a alimentação com vegetais e frutas, estes devem ser crus, uma vez que não é necessário nem recomendado cozinhá-los.

Compre um brinquedo

Como todos os animais, o hamster russo também tem instintos que precisa satisfazer, e um deles é roer. Dê a ele um brinquedo para fazer isso, pois também o ajudará a controlar o crescimento dos dentes, algo que não para ao longo da vida.

Essas são as dicas mais básicas que você deve ter em mente se decidir adotar um hamster russo. Você pode ver que, embora não seja um animal de estimação muito comum, seus cuidados não diferem muito de outros animais de companhia. Esse animal será ideal para toda a família.

Pode interessar a você...
Como cuidar de uma hamster grávida?
Meus Animais
Leia em Meus Animais
Como cuidar de uma hamster grávida?

O cuidado ideal de uma hamster grávida é importante para a saúde da mãe e para o desenvolvimento dos filhotes. Saiba mais!