Cuidados básicos com um Zapus

Talvez, quando você leu o título, tenha se perguntado: o que é um Zapus. Um Zapus é um roedor que pertence à família Muridae. Suas patas traseiras são mais desenvolvidas que as dianteiras, o que lhes permite se mover com agilidade. Gostaria de ter um como animal de estimação? Contaremos a você tudo o que precisa saber sobre seus cuidados.

Como conseguir um Zapus

Há várias coisas que você deve levar em conta se decidir ter um destes bichinhos como animal de estimação:

  • Compre-o de um criador. Nós adoraríamos poder usar aqui a palavra adote, mas é pouco provável que você encontre um destes animais em um abrigo ou associação protetora. Porém, sim, recomendamos a você que vá a um criador que poderá identificar facilmente tanto seu gênero como seu comportamento.
  • Procure pelos mais amigáveis. Para saber se um Zapus está saudável, sua cauda deverá ser tão longa como seu corpo e deve estar coberta de pelos, e seus olhos devem estar bem abertos e brilhantes. Para saber se ele é amistoso, veja se ele vai até o vidro quando vê você e se tenta mordiscar, essa é sua forma de conhecer o meio.
  • Não compre só um. Ainda que estes animaizinhos sejam muito territoriais, também são muito sociáveis. Se estão sozinhos, se deprimirão e é possível que morram. É por isso que, se você decidir tê-lo, compre pelo menos dois. Se não quiser ter complicações com a reprodução, escolha dois do mesmo sexo. Um criador ajudará você a saber de que sexo são, sem problema.
  • Tente fazer com que se deem bem. Sendo do mesmo sexo, e pelo instinto territorial, não será fácil que sempre se deem bem. O melhor é que sejam da mesma ninhada e que tenham pelo menos entre 6 e 8 semanas de idade. Terá que os manter separados por um tempo, para que possam se adaptar gradativamente um ao outro.

Cuidados básicos com o seu Zapus

Zapus

Uma vez que já tem adquirido o seu ou os seus Zapus, é hora de saber como cuidar. Pois bem, estes são os cuidados mais básicos para eles:

  1. Alimentação. Os Zapus precisam de uma dieta completa de vitaminas, proteínas, gorduras e verduras. O melhor é comprar uma fabricada especialmente para eles, pois conterá todos os nutrientes que ele precisa. Porém, poderá suplementar com guloseimas ou alimentos naturais, como frutas ou vegetais. Ele não necessitará de um comedouro. O melhor é espalhar o alimento pela jaula.
  2. Coloque um recipiente com água. Não se esqueça que o Zapus, como nós e os demais animais, também precisa de água para viver. Tente colocar um recipiente de metal ou com tubo de metal, pois se for de plástico será provável que ele o coma e que isso cause malefícios ao seu estômago.
  3. Faça uma cama. O melhor é apanhar uma caixa de madeira e enchê-la com pedaços de papel e colocar uma coberta que o faça se sentir confortável.
  4. Limpe sua jaula com frequência. Os Zapus são animais que gostam de limpeza, por isso, limpar sua jaula com frequência agradará muito a eles.
  5. Não se esqueça do exercício. Ainda que sejam animais ativos por natureza, nunca é demais que os ajude a brincar e a se exercitar. Ele escavará sua cama, algo que eles adoram fazer, mas uma ajuda extra externa será muito bem recebida.
  6. Tenha paciência. Quando o levar à sua casa pela primeira vez, é provável que ele não seja muito amigável, mas isto é porque ele se sentirá perdido. Não tente forçar a situação, dê tempo a ele e tenha paciência.
  7. Interaja com ele. Um Zapus feliz será o que interage com seu dono diariamente. A convivência será mais fácil e pacífica. Nunca os apanhe pela cauda.

Como vimos, este animal tão pequeno pode ser um animal de estimação ideal e poderá contribuir com carinho e diversão. Não perca os detalhes de nossos conselhos e os coloque em prática se decidir colocar um Zapus em sua vida.

Categorias: Conselhos Tags:
Recomendados para você