7 curiosidades da Calocitta formosa

A Calocitta formosa é muito marcante em sua aparência, mas esconde fatos interessantes em seu estilo de vida e comportamento. Saiba mais aqui.
7 curiosidades da Calocitta formosa

Última atualização: 09 julho, 2022

As pegas são um grupo de aves muito cativantes, com bela plumagem e cantos agitados. Elas também se destacam pela sua inteligência e apresentam outros comportamentos interessantes. Você conhece as curiosidades da pega Calocitta formosa?

De nome científico Calocitta formosa, essa ave está incluída na família Corvidae, juntamente com corvos e outras aves relacionadas. É uma das pegas mais bonitas, de uma intensa cor azul. Aqui apresentaremos aspectos marcantes de sua aparência e biologia em geral. Não perca!

Como são as aves da espécie Calocitta formosa?

Como dissemos, essas pegas deslumbram com sua aparência. Elas possuem plumagem azul intensa nas costas e a barriga branca, assim como o rosto e o peito. Além disso, têm uma linha preta perto do rosto, que começa atrás do olho e cruza o peito.

Além de sua coloração azul intensa, essa bela ave possui uma crista escura conspícua na cabeça, com penas voltadas para frente ou para trás. Esse ornamento lhe confere um estilo elegante. A cauda é longa. E tanto o bico quanto as patas são escuros.

Curiosidades da Calocitta formosa

A pega Calocitta formosa é nativa da América Central, desde a região sul do México até a Costa Rica. Ela apresenta outros aspectos cativantes além de sua bela aparência. Aqui estão 7 deles.

1. Envergadura de 19 centímetros

Essa espécie tem entre 46 e 56 centímetros de comprimento, e tem uma envergadura de 19 centímetros, medida da ponta de uma asa à outra, quando desdobradas. Seu bico mede entre 24 e 39 milímetros. Embora esse número não seja uma grande surpresa, os corvídeos são os maiores passeriformes, pois existem muitas espécies com dimensões menores.

2. Dimorfismo sexual

Uma das curiosidades da Calocitta formosa é que nela há dimorfismo sexual, ou seja, os indivíduos de cada sexo diferem em certos aspectos. Em particular, no comprimento da cauda e algumas colorações. Os machos apresentam caudas mais longas (28,4 a 33,4 centímetros) e cristas mais brancas. Por sua vez, a cauda das fêmeas medem até 31,4 centímetros e suas cristas são mais escuras.

3. Dieta onívora

Essas pegas têm uma dieta variada que inclui alimentos de origem animal e vegetal. Tudo depende da disponibilidade do ambiente, das condições climáticas e da época do ano.

A dieta inclui uma variedade de insetos, anfíbios, pequenos répteis como lagartixas, alguns pássaros filhotes, seus ovos, frutas diversas e néctar de flores, entre outros. Toda uma variedade de pratos que atendem às suas necessidades.

4. Criação cooperativa

Um dos aspectos mais interessantes da vida dessas pegas é a maneira como elas cuidam dos novos filhotes. Essa não é uma tarefa exclusiva do casal reprodutor, pois inclui outros membros do grupo chamados ajudantes. Eles também cuidam do pintinho. Em geral, trata-se de parentes, sendo a maioria do sexo feminino.

A criação cooperativa é um sistema social que não é exclusivo dessa espécie, pois pode existir em outras aves. Comportamento também presente em insetos, peixes e mamíferos.

5. Ninho em formato de xícara

Os ninhos da pega Calocitta formosa têm um formato característico semelhante a uma xícara. Estruturas que elas elaboram meticulosamente com raízes e fibras. Além disso, os ninhos são construídos a uma altura variável, de 6 a 30 metros, outro fato curioso sobre as pegas.

6. Amplo repertório de vocalizações

A comunicação vocal é muito importante para essas pegas, e é por isso que elas podem emitir diferentes tipos de cantos. Por exemplo, com base na gravidade do perigo, elas têm chamados específicos mais rápidos ou mais curtos. As fêmeas também emitem altos chamados quando estão férteis e prontas para a reprodução.

O chamado para a alimentação também é relevante para o sucesso no fornecimento de alimentos. Esse é o mais alto de todo o amplo repertório vocal dessa espécie de pega.

7. Fora de perigo

Como outro dado interessante sobre essa elegante ave, temos o seu estado de conservação. Graças à sua grande distribuição, a União Internacional para a Conservação da Natureza classifica a espécie como pouco preocupante, por isso não está sob ameaça de extinção.

Dessa forma, as curiosidades sobre a Calocitta formosa nos ensinam algumas características surpreendentes de sua biologia. Embora pareça um ser que só se destaca pela beleza, esconde outros aspectos igualmente cativantes, como sua estrutura social e suas vocalizações, o que nos mostra a grande diversidade e complexidade que existe no mundo animal.

Pode interessar a você...
A pega-rabuda: características, comportamento e curiosidades
Meus Animais
Leia em Meus Animais
A pega-rabuda: características, comportamento e curiosidades

A pega-rabuda é uma das aves mais inteligentes que existem. Quer saber mais sobre ela? Então não perca as informações que reunimos neste artigo!