8 pássaros que cantam à noite

O canto dos pássaros muitas vezes é uma inspiração para a música e um deleite para os nossos ouvidos, mas os seus concertos são sempre por uma razão. Você sabe por que alguns pássaros cantam à noite?
8 pássaros que cantam à noite

Última atualização: 06 abril, 2022

Os pássaros são cantores de um dos corais mais famosos do mundo, cujo palco é a natureza e a cidade. Os pássaros nos presenteiam com os seus cantos que podem ser ouvidos durante o dia, mas também à noite, pois há pássaros que cantam à noite.

Todos os sons que os animais fazem têm uma razão de ser. Se existe um pássaro que não te deixa dormir, aqui você conhecerá 8 pássaros que cantam à noite e suas características: você certamente encontrará a causa da sua insônia.

Por que os pássaros cantam?

O canto dos pássaros não é apenas um cantarolar agradável, pois suas melodias e tons contêm vários significados. Quando você os ouve, as vozes que mais se destacam são provavelmente as dos machos. Com seus tons, eles comunicam um aviso a outros machos para que não cruzem fronteiras territoriais ou um convite —feito por machos solteiros— às fêmeas.

Os profissionais dizem que os pássaros criam suas próprias melodias regionais, como os sotaques que existem em cada idioma. Por exemplo, existe um dialeto exclusivo para o som de acasalamento. Portanto, em períodos de reprodução você poderá ouvir músicas enérgicas e complicadas. Tudo para impressionar as fêmeas.

As aves também comunicam seu paradeiro cantando e, por isso, algumas aves evitam fazer muito barulho para não atrair atenção indesejada, como a de diversos predadores. Suas vozes também podem ser um chamado para estabelecer contato ou alertar sobre algum perigo. Através de sua voz, eles transmitem seu estado de ânimo e se possuem parceiro ou não.

8 pássaros que cantam à noite

É possível que o canto pareça alta para você, porque à noite tudo fica em silêncio, exceto eles. Aqui apresentamos vários pássaros que cantam à noite e suas características.

1. Socó-dorminhoco (Nycticorax nycticorax)

O socó-dorminhoco também é conhecido como savacu. A Wiki Birds of Colombia conta que é uma ave de médio porte que habita áreas úmidas, lagoas, margens de rios e litoral em continentes como África, Europa, Ásia e América.

Essa ave descansa em grupos durante o dia em florestas pantanosas ou manguezais e durante a noite é ativa para forragear e pescar. Devido à sua especialização vital, seus cantos e sons podem ser ouvidos no meio da escuridão.

Um dos pássaros que canta à noite.

2. Rouxinol (Luscinia megarhynchos)

Sua melodia é uma das mais marcantes entre todas as aves canoras, segundo Seo Bird Life. Essa ave é fácil de identificar nos ecossistemas — embora raramente saia da floresta — justamente por causa de seu canto, que também é emitido na calada da noite.

Seu canto noturno é mais focado em atrair fêmeas. Durante o dia, os machos criam combates sonoros para competir e se destacar entre os demais pretendentes. Quando em território de reprodução, eles cantam dia e noite.

Um rouxinol canta sobre um fundo verde.

3. Icteria virens

Essa ave de cauda longa e bico grosso é nativa da América do Norte, América Central e Caribe. Sua garganta e peito são amarelos brilhantes. Na época de reprodução, os machos cantam à noite, criando sibilos lentos, assobios e tagarelices. Como curiosidade, deve-se notar que existem duas subespécies: Icteria virens auricollis e Icteria virens virens.

Um dos pássaros que cantam à noite.

4. Antrostomus vociferus

Esse pássaro noturno especial é geralmente mais ouvido do que visto. Suas cores são cinza, marrom e preto, por isso goza de excelente camuflagem. Habita florestas de pinheiros e árvores sazonais e se alimenta de insetos voadores enquanto forrageia no solo. É uma das aves mais raras que podem ser encontradas na América do Norte e Central.

Outro dos pássaros que cantam à noite.

5. Catharus guttatus

Essa espécie é uma ave americana da família dos tordos. De acordo com iNaturalisPa, seu canto é harmônico como uma flauta. Os machos têm um repertório de 6 a 12 músicas com diferenças regionais em duração e estrutura.

Sua melodia é uma de suas principais características e até dá nome ao gênero. Catharus vem da palavra grega katharos, que significa “puro” e se refere às suas canções.

Um tordo eremita no chão.

6. Melro-preto (Turdus merula)

O melro-preto é uma ave muito popular e conhecida. É relativamente grande, com cauda longa e tons escuros. Habita áreas arborizadas em parques e jardins ao redor da Península Ibérica, Ilhas Baleares e Ilhas Canárias. Sua música é como uma flauta, melódica e um tanto melancólica. Consiste em uma sucessão de versos curtos e variados que terminam com uma nota alta.

Um dos pássaros que cantam à noite.

7. Pisco-de-peito-ruivo (Erithacus rubecula)

Essa ave é reconhecida por sua mancha laranja no peito, garganta e rosto. Sua melodia é um chamado seco, elaborado e melodioso –um tac-tac-tac– que se repete com frequência ao longo do dia, até mesmo antes do amanhecer. É uma das aves mais famosas do mundo, por seu belo tamanho e coloração intensa.

Essa ave se desloca pelo chão à procura de insetos e, para cantar, pousa nos ramos altos das árvores. É muito agressiva, tanto com sua própria espécie quanto com outras aves. Mostra seu temperamento não apenas na época de reprodução, mas também durante o inverno, quando os casais até se separam para defender territórios individuais.

Um dos animais que canta.

8. Imitador-poliglota (Mimus polyglottos)

O canto do imitador-poliglota é muito famoso e se caracteriza por suas repetições variadas e imitações inteligentes. Os profissionais da Audubon afirmam que ele costuma ser ouvido durante todo o dia na época de nidificação e também à noite. Normalmente habita vilas e cidades, é ousado na defesa de seus ninhos e ataca tanto gatos quanto humanos que se atrevem a se aproximar demais.

O imitador-poliglota foi capturado para o comércio como animal de estimação durante o final de 1700 até o início de 1900. Após seu esgotamento, voltou a ser uma espécie comum em várias áreas da América do Norte e Central e no Caribe.

Outro dos pássaros que cantam à noite.

Como você pode ver, são muitos os pássaros que cantam durante a noite. Assim como os humanos também se comunicam, os pássaros têm seus próprios mecanismos, que geralmente são melodias e despertadores em partes iguais. Na natureza, todo comportamento tem um significado.

Pode interessar a você...
Chapim-real: habitat e características
Meus Animais
Leia em Meus Animais
Chapim-real: habitat e características

O chapim-real é um pequeno pássaro de belas plumagens e um canto amplamente conhecido na Europa e na Ásia. Conheça mais sobre ele.