5 curiosidades sobre as formigas-soldado

As formigas-soldado fazem parte da casta estéril da colônia e são responsáveis por defender o formigueiro diante de qualquer possível ameaça.
5 curiosidades sobre as formigas-soldado

Última atualização: 18 Janeiro, 2021

As formigas são um exemplo de sociedade animal, pois os indivíduos que habitam o formigueiro se organizam e trabalham em equipe realizando diferentes tarefas: a rainha, as formigas soldados, as operárias e as formigas-pote-de-mel se movem de acordo com o mesmo motor, mas cada uma desempenha diferentes funções essenciais para a colônia.

Cada formiga nasce com características que determinam o seu papel no formigueiro. As formigas-soldado são caracterizadas por serem mais agressivas e por fazerem incursões nos arredores da colônia. Se você quiser saber mais sobre essas imponentes guardiãs do território, continue lendo.

A vida no formigueiro

Nem todos os animais que vivem em grupos formam uma verdadeira sociedade ou eussocialidade. Isso ocorre apenas com alguns grupos de animais, tais como formigas, abelhas, vespas, cupins e com o rato-toupeira-pelado. Por sua vez, as formigas se dividem em duas castas reprodutivas e estéreis, que constituem as seguintes figuras biológicas:

  • Operárias e soldados.
  • Rainha.
  • Machos férteis.

Operárias e soldados são castas inférteis que se dedicam à construção e à proteção do formigueiro, assim como ao abastecimento e ao cuidado das larvas. Por outro lado, a rainha é responsável pela reprodução e é o centro nervoso de toda a sociedade.

As formigas-soldado e suas características fascinantes

As formigas-soldado desempenham funções fundamentais para a segurança do formigueiro: elas protegem a rainha, defendem a colônia, formam exércitos que matam presas, atacam colônias inimigas em busca de alimento ou nidificação e até mesmo tomam os ovos de outras colônias como reféns.

Esses insetos são dignos de admiração, e não apenas pela árdua tarefa de defender o formigueiro. A seguir, vamos mostrar cinco características específicas das formigas-soldado. Não perca!

1. As formigas-soldado são maiores do que as operárias

Essas formigas são maiores do que as suas companheiras operárias. Além disso, suas cabeças e suas mandíbulas são muito mais largas e fortes, características que estão de acordo com as atividades de proteção e ataque que elas desempenham.

A força da picada de algumas espécies de formigas-soldado é realmente surpreendente. Por exemplo, as formigas do gênero Odontomachus têm o ataque de mandíbula mais rápido do que qualquer outro apêndice predatório dentro do reino animal.

A formiga-cabo-verde (Paraponera) da América Central e do Sul tem a picada mais dolorosa entre todos os insetos, embora não seja fatal para o homem. Alguns pacientes descrevem essa sensação como algo semelhante a um ferimento por arma de fogo.

curiosidades sobre as formigas soldado

2. Cuidam dos feridos em combate

Durante as incursões a outros formigueiros, é muito comum uma formiga perder um membro, sofrer lesões ou até mesmo morrer. Foi descoberto que as formigas africanas Megaponera analis, quando feridas, fazem uma espécie de pedido de ajuda para as suas companheiras através de um sinal químico. Isso faz com que elas venham em seu auxílio para levá-las de volta para o ninho.

O mais curioso é que a decisão de quem salvar e quem deixar para trás não é dos resgatadores, e sim das próprias formigas feridas. Uma vez em casa, as formigas saudáveis ​​tratam as companheiras “lambendo-as” intensamente. Acredita-se que a saliva contenha substâncias antimicrobianas que reduzem o risco de infecção.

3. As formigas-soldado “são reprogramáveis”

Os diferentes tipos de formigas, apesar de suas diferenças, compartilham um genoma quase idêntico e, portanto, existem outros fatores epigenéticos que influenciam cada comportamento. Além disso, a determinação de cada função no formigueiro ocorre no início do desenvolvimento.

Uma formiga-soldado pode se tornar uma operária, exibindo comportamentos coletores, por meio da administração de certas substâncias em laboratório. No entanto, essa reprogramação só pode ser feita até no máximo cinco dias após a eclosão.

4. Um órgão determina o seu futuro

A proporção de formigas-soldado e operárias na colônia permanece em equilíbrio, pois nem todas as larvas dão origem a uma formiga-soldado, já que existem variações no seu desenvolvimento e crescimento.

A diferença nesse papel futuro parece ser determinada por um órgão vestigial que aparece durante os estágios finais do desenvolvimento larval das formigas que se tornarão soldados. Esses órgãos são os discos imaginais das asas, que dão origem às asas das rainhas e dos machos férteis.

Embora as formigas operárias e soldados não tenham asas, vestígios ou rudimentos dos discos imaginais das asas aparecem transitoriamente durante o seu desenvolvimento e são necessários para regular a relação desproporcional entre o tamanho da cabeça e do corpo das formigas-soldado.

Ao modificar esse grupo de células no desenvolvimento, essas características são alteradas.

Há uma regulação hormonal desse órgão de acordo com a demanda por formigas-soldado na colônia, possibilitando assim a manutenção da proporção adequada de castas de acordo com as condições externas. Fascinante, não é?

5. As formigas-soldado formam verdadeiros exércitos

A divisão do trabalho ocorre até mesmo fora do formigueiro. As formigas-soldado se agrupam em verdadeiros pelotões com uma grande organização. Assim, maximizam as suas chances de sucesso diante de qualquer ameaça.

Um exemplo disso são as formigas-soldado da espécie Macrotermes natalensis. Antes de um ataque, essas formigas emitem vibrações batendo a cabeça contra o solo para alertar as outras integrantes do grupo. Dessa forma, as formigas-soldado vão até a emissora do chamado e as operárias podem colocar as larvas em segurança e correr para ajudar a rainha.

curiosidades sobre as formigas soldado

Apresentamos aqui cinco características únicas das formigas-soldado, mas garantimos que existem muitas outras. Sem dúvida, o mundo dos insetos eussociais nunca deixará de nos surpreender com a sua complexidade biológica.

Pode interessar a você...
A formiga-panda: o que saber sobre ela
Mis AnimalesLeerlo en Mis Animales
A formiga-panda: o que saber sobre ela

A formiga-panda é um oponente formidável, armado com mandíbulas poderosas e armadura magnífica. Saiba mais sobre esse diferente inseto.



  • hormigapedia.net
  • Karl M. Glastad, Riley J. Graham, Linyang Ju, Julian Roessler, Cristina M. Brady, Shelley L. Berger,
    Epigenetic Regulator CoREST Controls Social Behavior in Ants. Molecular Cell, Volume 77, Issue 2, 2020.
  • Frank, Erik Thomas and Schmitt, Thomas and Hovestadt, Thomas and Mitesser, Oliver and Stiegler, Jonas and Linsenmair, Karl Eduard. Saving the injured: Rescue behavior in the termite-hunting ant Megaponera analis.
    2017.
  • Rajakumar, R., Koch, S., Couture, M. et al. Social regulation of a rudimentary organ generates complex worker-caste systems in ants. Nature 562,574–577 (2018).