9 curiosidades do pastor-maiorquino

O pastor-maiorquino é uma raça atenta e vigilante que funciona muito bem como guardião. Graças a isso, é capaz de realizar suas atividades de pastoreio sem complicações.
9 curiosidades do pastor-maiorquino
Cesar Paul Gonzalez Gonzalez

Revisado e aprovado por o biólogo Cesar Paul Gonzalez Gonzalez.

Última atualização: 27 dezembro, 2022

O pastor-maiorquino é uma bela raça de cão que se caracteriza por ter uma pelagem preta e um corpo esguio. Além disso, ele é usado como guardião de rebanhos, por isso possui grande resistência física e é bastante inteligente.

Como o próprio nome diz, o pastor-maiorquino é originário de Maiorca, uma ilha do arquipélago das Baleares. Além de pastoreio de gado, também tem sido usado para guardar cavalos e até porcos. Por isso, é uma raça amada pelos habitantes e muito estimada como cão de trabalho. Não há dúvidas de que o pastor-maiorquino guarda algumas curiosidades. Conheça-as abaixo.

Fatos pouco conhecidos sobre o pastor-maiorquino

Esta raça de cão costuma ser bastante afetuosa, leal, inteligente e enérgica, qualidades que são muito populares e essenciais na pecuária. No entanto, ele tem muitas outras características incríveis que podem mudar a visão tradicional desse cão. Conheça algumas das curiosidades deste cão abaixo.

1. São muito tímidos

É possível que isso seja contraditório, pois o pastor-maiorquino tende a ser muito autoconfiante. No entanto, ele é um pouco tímido quando se trata de socializar com outros cães ou pessoas. Na verdade, essa característica é o que permite que ele seja considerado um bom guardião, pois é cauteloso com estranhos e protege seus tutores do perigo.

2. Não são apenas pretos

De acordo com o padrão da Fédération Cynologique Internationale, todo o corpo do pastor-maiorquino deve ser preto. Apesar disso, alguns exemplares apresentam manchas brancas em diferentes partes do corpo, de modo que nem todos os cães desta raça são completamente pretos.

3. Adoram carinho

A maioria dos cães de pastoreio tende a ser um tanto independente e não exige muitos carinhos ou elogios. No entanto, isso não se aplica completamente ao pastor-maiorquino, pois eles são muito próximos de sua família e gostam de ser acariciados. Aliás, por isso também se dão muito bem com as crianças. Eles adoram ser o centro das atenções e brincar com elas.

4. Alguns têm pelos compridos

Outra das curiosidades do pastor-maiorquino é a existência de uma variante de pelo comprido. Normalmente, estes cães se caracterizam por terem uma pelagem curta que se destaca pelo seu corpo esbelto, mas no caso dos cães de pelo comprido, faz com que pareçam mais adoráveis e amigáveis.

5. Não é bom dar muitos petiscos a eles

A dieta do pastor-maiorquino precisa ser de boa qualidade, pois seu metabolismo tende a ser propenso à obesidade. Por esse motivo, recomenda-se restringir o uso de guloseimas ou evitá-las completamente. A longo prazo, isso ajudará a prevenir problemas como displasia de quadril ou problemas nas articulações.

6. É uma raça saudável

Desde que uma dieta saudável e um regime de exercícios adequado sejam mantidos, esta raça não será muito suscetível às doenças mais comuns. É claro que, à medida que envelhece, seu corpo experimentará as consequências do desgaste do tempo, causando estragos em sua saúde.

7. Têm marcas de “pureza”

À primeira vista, é difícil saber se um cão é de raça pura ou mestiço, pois para isso é necessário realizar uma genealogia onde são rastreados seus ancestrais. No entanto, se um pastor-maiorquino for “puro”, apresentará palato e gengivas pretos, em vez da habitual cor rosada.

Pastor maiorquino no tapete vermelho

8. Sua lealdade é bastante forte

O pastor-maiorquino é uma raça muito inteligente, dócil e amorosa, mas também extremamente leal. De fato, mesmo sendo bem treinado, se as ordens recebidas não forem dadas por seu tutor, ele tem dificuldade para obedecê-las. Somente as pessoas que formaram um vínculo estreito com o cão são as únicas a quem ele obedece.

9. Não é fácil ganhar o respeito deles

Como mencionado acima, esta raça é uma das mais carinhosas e afetuosas que existem entre os pastores. No entanto, para que o cão lhe ofereça carinho, você deve primeiro conquistar seu respeito e sua confiança. Isso pode levar muito tempo dependendo do temperamento do cão, mas uma vez que ele o considera seu “amigo”, cuidará de você como se você fosse seu tesouro.

As curiosidades do pastor-maiorquino só tornam esta raça ainda mais surpreendente. Se antes ele era muito apreciado por seus dons físicos e sua capacidade intelectual, certamente com essas informações será percebido como um cão mais fabuloso ainda. Claro, não é um animal de estimação adequado para qualquer pessoa, embora seja verdade que todos os tutores que têm a sorte de conviver com ele não o trocariam por nada.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.



Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.