Curiosidades sobre as baleias

· abril 10, 2019
Os comportamentos desses cetáceos são muito marcantes, e eles apresentam um grande senso de generosidade com outros animais. Saiba mais a seguir.

A baleia, o maior animal do mundo, é cercada por várias curiosidades que certamente irão surpreendê-lo. Você quer conhecer algumas delas? Mergulhe conosco neste oceano de informações para descobrir as curiosidades sobre as baleias, esses animais majestosos e imponentes.

Embora a vida das baleias seja difícil de conhecer completamente devido à profundidade em que vivem, há muitos fatos curiosos que já sabemos e que hoje queremos compartilhar com você.

Curiosidades sobre as baleias

As baleias e a música

Quando falamos de baleias, nos referimos a qualquer tipo de baleia, que inclui cachalotes, belugas, baleias azuis e até as orcas. Todas têm um comportamento muito semelhante, uma vez que elas vêm da mesma espécie.

A música atraiu as baleias em um experimento, mas não é só isso, pois elas também responderam com uma dança. Acredita-se que as baleias têm seu humor e comportamento imediatamente influenciados pela música, do mesmo modo que acontece com os seres humanos.

Elas se comunicam através da música

Um grupo de cientistas garantiu que os sons emitidos pelas baleias jubarte têm semelhanças muito expressivas com a música pop. De fato, acredita-se que seus tons são tão cativantes que os outros membros do grupo também os cantam e que, quando se cansam de emitir os mesmos sons, inventam outros novos.

As baleias se comunicam através da música

Algumas dormem verticalmente

Os cachalotes, a espécie que talvez seja menos atraente, dormem em pé, como dizem alguns especialistas. Ou melhor, verticalmente, já que ficar de pé nas profundezas do mar não parece tão simples. Seu relógio biológico difere do nosso, já que seu horário de sono é das 18h a 00h.

Embora muitos tenham relacionado isso ao sono dos golfinhos, que permanecem alertas enquanto dormem para se protegerem de possíveis ataques de predadores, isso ainda não foi firmemente demonstrado.

No entanto, essa teoria pode ter fundamento, uma vez que a cachalote é a baleia mais nobre e calma de todas e há muitos predadores à sua procura. Dormir pouco e em uma posição que lhe permita fugir rapidamente seria um mecanismo de defesa útil e necessário.

Elas bebem e comem ao mesmo tempo

Para se alimentar de peixes pequenos e plâncton no mar, as baleias não podem separar algumas coisas das outras devido ao seu enorme tamanho.

Ao mesmo tempo que elas ingerem a comida, também estão ingerindo água, e um órgão que elas têm em suas bochechas é responsável por se livrar da água, e assim se mantém somente a comida. Impressionante!

Elas fazem amigos

As baleias são muito sociáveis, ​​e as fêmeas ainda mais. Na verdade, estudos e pesquisas descobriram que elas se aproximam de baleias com as quais já dividiram experiências e com as quais gostam de nadar ou brincar. Como boas amigas…

Além disso, acredita-se que aquelas que fazem isso têm um melhor estado de saúde e maior poder de concepção do que aquelas que estão sozinhas. Muito interessante, você não acha?

Elas são hospitaleiras

Seguindo a linha da sociabilidade, as baleias adotam animais que foram feridos ou abandonados para cuidar deles, protegê-los de predadores e torná-los parte do grupo. Eles se tornam uma família e protegem um ao outro.

São conhecidos casos de golfinhos adotados por elas ou até de descendentes de outras espécies que ficaram órfãs. Um gesto muito admirável e que parece incrível quando se pensa em seu tamanho. Como um animal tão imponente pode ser tão amável é algo que não podemos explicar.

Elas vivem muito tempo

Quanto ao seu tempo de vida, isso varia de acordo com o tipo de baleia, mas temos conhecimento de espécimes que viveram mais de 200 anos. No entanto, as baleias boreais, por exemplo, normalmente não passam dos 90 anos.

As baleias vivem muito tempo

Moby Dick foi real

Se você é fã desse filme e fica se perguntando se era real, saiba que sim. Parece que Herman Melville baseou seu romance em uma baleia chamada Mocha Dick, que afundou um navio em 1820. Apesar disso, esta teve ainda mais azar do que Moby Dick.

O que você achou de conhecer essas curiosidades sobre as baleias? Todos os dias vamos conhecendo um pouco mais sobre aqueles animais que pareciam impossíveis de compreender.

  • Paniagua-Mendoza, A., Gendron, D., Romero-Vivas, E., & Hildebrand, J. A. (2017). Seasonal acoustic behavior of blue whales (Balaenoptera musculus) in the Gulf of California, Mexico. Marine Mammal Science. https://doi.org/10.1111/mms.12362
  • Tershy, B. R. (1992). Body Size, Diet, Habitat Use, and Social Behavior of Balaenoptera Whales in the Gulf of California. Journal of Mammalogy. https://doi.org/10.2307/1382013
  • Scheifele, P. M., Clark, J. G., Sonstrom, K., Kim, H., Potty, G., Miller, J. H., & Gaglione, E. (2012). Ballroom music spillover into a beluga whale aquarium exhibit. Advances in Acoustics and Vibration. https://doi.org/10.1155/2012/402130