Logo image
Logo image

Curiosidades sobre os ursos polares: vamos conhecê-los

3 minutos
Curiosidades sobre os ursos polares: vamos conhecê-los
Última atualização: 03 janeiro, 2019

Alguns exemplares chegam a pesar mil quilos. Além disso, suas garras ajudam-no a se equilibrar sobre as placas de gelo e não a quebrá-las. Os ursos polares podem nadar até 100 quilômetros sem sair para respirar.

Os ursos polares vivem em uma área muito pequena da Terra e, por essa razão, podem não ser muito famosos.

No entanto, poucos podem negar que os amamos e que queremos saber mais sobre eles. Nós lhes contamos algumas curiosidades sobre ursos polares.

Melhores curiosidades sobre os ursos polares

É o maior animal carnívoro do planeta

Não é apenas o maior animal carnívoro, mas um dos que mais comem. Ele come cerca de 30 quilos por dia. Seu “prato” favorito é a foca.

Eles não são brancos

Você os vê brancos? Nós também, mas na realidade o seu pelo é translúcido. A cor resultante surge do efeito da luz refletida pelas bolsas de ar que ficam entre os pelos.

É por isso que, dependendo da intensidade do sol ou da orientação do animal, eles também podem ser vistos em tons amarelados ou pardos.

A natação é o seu esporte favorito

Os ursos polares são animais do frio, podendo estar em terra (congelada) ou debaixo d’água. Após mergulhar, eles podem nadar entre 30 e 100 quilômetros sem sair para respirar.

Some figure

Houve casos de alguns ursos que nadaram 160 quilômetros sem parar. Curiosamente, embora gostem de peixe, eles não caçam enquanto nadam: capturam seu alimento enquanto estão na superfície.

Possivelmente, eles descendem do urso pardo

A enorme semelhança de ambas as espécies sugere que o urso polar vem do urso pardo, de uma população que foi isolada e que, com o passar do tempo e a falta de luz solar, foi perdendo sua cor natural.

Pouco a pouco, seu pelo começou a apresentar a cor que a maioria dos exemplares tem hoje.

Se eles não têm comida, comem um ao outro

Quando não há comida suficiente em seu habitat natural, os ursos polares podem comer uns aos outros.

Esses casos já ocorreram com animais desnutridos que servem de alimento para outros, que não conseguiram comer nada.

Este problema, sem dúvida, nasce dos danos causados ​​ao ecossistema e pela mudança climática, que está destruindo os habitats de centenas de espécies. Além disso, estima-se que elas desapareçam em poucos anos.

Não bebem água

Pensando bem, até faz sentido porque, para viver no Ártico, não é preciso estar sempre hidratado. No entanto, a água é um nutriente essencial para todos os seres vivos.

Assim, os ursos polares a extraem do sangue de suas presas.

Eles vivem a -30 ºC

Se a teoria de que eles vieram dos ursos pardos for verdadeira, seria ainda mais surpreendente saber que são capazes de viver em temperaturas tão baixas.

O segredo está em uma camada de gordura corporal sob sua pele que lhe dá o calor necessário para sobreviver. Ela mede 11 centímetros.

Some figure

Eles pesam muito

Embora as fêmeas tenham cerca de 150 a 300 quilos, os machos normalmente pesam 500 quilos. No entanto, espécimes foram encontrados chegando a mil quilos.

Eles não hibernam

Este é um fato curioso, porque essa é a única espécie de urso que não hiberna. Isso ocorre porque os ursos polares têm a capacidade de diminuir sua frequência cardíaca e, assim, ter um certo nível de energia de reserva.

Suas garras

Suas garras são formadas de tal maneira que podem ser usadas para andar sobre a neve e o gelo. Elas equilibram seu peso e evitam que as placas de água congelada quebrem e que eles caiam na água o tempo todo.

Cada vez nascem menos ursos

Devido ao derretimento causado pela mudança climática, nascem cada vez menos ursos polares.

Em poucas décadas, pode ser que a espécie desapareça, se não encontrarmos uma solução para o problema que causamos.

Eles moram sozinhos

Eles não são animais de grupo, nem vivem em casal. As únicas ocasiões em que dois ursos foram vistos juntos foi nas relações de mães com seus filhotes.

E quando ele pode ficar de pé sozinho, a mãe o “afasta” para que ele possa viver sua vida sem proteção.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.