Dandie Dinmont Terrier, um cão leal e valente

· junho 27, 2018

O Dandie Dinmont Terrier é um pequeno cão escocês pertencente ao grupo dos terrier, cães que procuram debaixo da terra por animais durante caçadas. No post de hoje, vamos conhecer um pouco mais sobre essa raça charmosa e encantadora.

Origens do Dandie Dinmont Terrier

A procedência do Dandie Dinmont Terrier aponta para a região da fronteira entre Escócia e Inglaterra. Algumas teorias relacionam esse cão ao Border Terrier, ao Terrier Escocês e ao Skye Terrier. Embora não se saiba a origem verdadeira da raça, sabemos que ganhou esse nome graças ao romance O astrólogo, de Walter Scott.

O Dandie Dinnmont foi registrado oficialmente em meados do século 19 e se transformou em uma das espécies preferidas para a caça de texugos e lontras. Em 2006, o Kennel Club da Inglaterra reconheceu esta como uma das raças nativas mais vulneráveis, ou seja, quando são registrados menos de 30 nascimentos por ano.

Características e padrões da raça

De acordo com a Federação Cinológica Internacional, o Dandie Dinmont Terrier pertence ao grupo três e é considerado um terrier de tamanho pequeno. O último padrão válido publicado para a raça é bastante recente, datando de agosto de 2017.

Dandie Dinmont Terrier

Sua aparência geral é a de um cão de cabeça grande coberta de pelos sedosos, com olhos grandes, sagazes e inteligentes. Seu corpo é baixo, alongado e de extremidades curtas e fortes.

A pelagem é uma característica fundamental dessa raça. O Dandie Dinmont possui duas camadas de pelo: uma interna, macia e sedosa, e outra externa, de textura mais dura e crespa ao tato. Quanto à cor, as tonalidades preferidas são pimenta e mostarda, embora sejam permitidos pelos brancos no peito, bem como unhas brancas.

Os cães da raça Dandie Dinmont Terrier costumam medir entre 20 a 28 centímetros, enquanto seu peso varia entre oito e 11 quilos.

Personalidade do Dandie Dinmont Terrier

Os exemplares dessa raça são cachorros valentes, apesar da baixa estatura. Às vezes chegam a ameaçar cães maiores ou outros animais perigosos, como raposas.

Dandie Dinmont Terrier

Cabe destacar que eles são excelentes cães de companhia e são considerados como cães de guarda, já que alertam no caso de ruídos estranhos ou presença de desconhecidos. São independentes, muito inteligentes, decididos, carinhosos e nobres.

Conselhos e cuidados

Embora não se conheçam doenças ou parasitas típicos dessa raça, por se tratar de um cão pequeno com um corpo largo, pode sofrer de problemas nos discos vertebrais ou no quadril. Consultas veterinárias regulares ajudarão a evitar problemas como esses.

Para manter seus pelos saudáveis e bonitos, a camada dupla exige mais cuidados do que um cão de pelo curto. Mas basta escová-lo duas vezes por semana e oferecer uma dieta rica em ômega-3 para que sua pelagem fique limpa e brilhante.