Dar banho em um porquinho-da-índia em casa: perguntas frequentes
Escrito e verificado por a bióloga Georgelin Espinoza Medina
Quando temos um porquinho-da-índia como animal de estimação, queremos proporcionar ao bichinho os melhores cuidados. Isso inclui não só uma alimentação correta, mas também um ambiente adequado e todos os cuidados necessários para manter uma boa saúde. Por isso, uma das preocupações mais frequentes tem a ver com a higiene: dá para dar banho no porquinho-da-índia em casa?
É comum que essa pergunta seja acompanhada de outras: como fazer corretamente? Quais materiais usar? Se temos um porquinho-da-índia em casa e queremos tirar essas dúvidas, podemos aproveitar este espaço onde se encontra toda a informação pertinente sobre a higiene do porquinho-da-índia. Não perca!
Perguntas frequentes sobre como dar banho em um porquinho-da-índia em casa
Aqui estão 5 perguntas relacionadas à higiene desses bichinhos fofos. Cada uma tem sua respectiva resposta para esclarecer todas as dúvidas sobre o assunto. Vamos lá!
1. O porquinho-da-índia precisa tomar banho?
Em geral, os porquinhos-da-índia não têm problemas com a higiene e lambem o pelo para se limpar sempre que necessário. Esse comportamento pode ser realizado individualmente ou socialmente.
Neste último sentido, a submissão e o domínio foram observados durante a higiene pessoal. Isso indica que, em relação aos sinais de cheiro, esse ato pode desempenhar um papel na hierarquia social dos porquinhos-da-índia domesticados.
Da mesma forma, os comportamentos de limpeza desempenham várias funções nesses animais. Entre elas, destacam-se:
- Remoção de sujeira e parasitas para manter a saúde.
- Atração de casais.
- Termorregulação.
- Manutenção do equilíbrio de umidade.
- Comunicação.
- Proteção contra predadores.
- Eliminação de odores corporais.
Um estudo realizado na Universidade do Sri Lanka detalha que os porquinhos-da-índia aumentam o tempo de higiene em ambientes com maior sujeira e poeira, em comparação com espaços limpos. Apesar disso, em certas circunstâncias, o porquinho-da-índia pode precisar de um banho em casa. Em particular, se pertencer a uma raça de pelo comprido e tiver a pelagem mais suja e desalinhada.
2. Qual xampu deve ser usado?
O porquinho-da-índia tem a pele delicada. Por isso, devemos ter cuidado com os produtos que usamos ao dar banho nele. Além disso, esse tipo de animal é bastante sensível a lesões químicas devido a alguns compostos.
Consequentemente, você não pode usar nenhum tipo de xampu ou sabonete para dar banho em um porquinho-da-índia. De preferência, é recomendável optar por um produto específico para roedores.
A organização Animal Humane Society aponta que também é uma boa opção usar um xampu para pequenos animais, que é seguro para gatos e coelhos, mas nunca use um produto para humanos.
3. Como dar banho corretamente no porquinho-da-índia?
Uma vez que sabemos que é possível dar banho em um porquinho-da-índia e temos o xampu certo, temos que fazê-lo da maneira certa. Para isso, é melhor segurá-lo delicadamente com uma das mãos, enquanto dura o processo. É assim que evitamos que ele escape ou escorregue.
Além disso, deve-se ter cuidado para que a água não entre nos olhos, nariz ou ouvidos do animal. Em vista disso, o roedor não pode ficar completamente submerso. Para um banho seguro e sem contratempos, é aconselhável considerar os seguintes passos:
- Encontre um recipiente raso e coloque água morna nele. Além disso, pode-se usar uma toalha na parte inferior para evitar que o animal escorregue.
- Introduza o porquinho-da-índia aos poucos no recipiente.
- Dispense uma pequena quantidade de xampu e aplique na pelagem.
- Enxágue muito bem todo o produto.
Para limpar o rosto, você pode usar um pano úmido e, claro, tomar muito cuidado, pois é uma área delicada.
4. Como secar o porquinho-da-índia após o banho?
A secagem após o banho é um passo muito importante para garantir que o pet não sofra um episódio de resfriado que coloque em risco o seu bem-estar. A princípio, você deve usar uma toalha e secar o animal o máximo possível (sim, com muito cuidado).
Então, para garantir que seu pelo não fique molhado, você pode optar por um secador de cabelo, em temperatura baixa ou na potência mínima. Além disso, deve-se tomar cuidado para não deixar o dispositivo muito próximo da pele do porquinho-da-índia. Uma maneira de verificar se o secador mantém a temperatura certa — e a potência adequada — é verificá-lo regularmente em nossa pele.
5. Com que frequência o porquinho-da-índia deve tomar banho?
Embora os porquinhos-da-índia possam tomar banho, deve-se esclarecer que não pode ser um procedimento regular. Na verdade, esses animais de estimação são muito bons em seu asseio pessoal. Você só deve preparar o banho se realmente precisar — quando o pelo estiver muito sujo — e garantir que a frequência não ultrapasse 3 vezes ao ano.
Outros cuidados com o porquinho-da-índia
Além do banho, existem outros aspectos que devem ser cuidados para o bem-estar do porquinho-da-índia. Um deles é a escovação do pelo. Especialmente nas raças de pelo comprido, que necessitam de cuidados mais frequentes — diários — em comparação com as de pelo curto, cujas escovações podem ser semanais. Dentre esses cuidados, destacam-se:
- Use uma escova de cerdas macias para evitar danos à pele.
- Corte um pouco o pelo quando estiver muito comprido, para evitar muito acúmulo de sujeira.
- Apare as unhas com frequência.
- Mantenha a gaiola limpa.
Higiene e bem-estar
Você pode dar banho em um porquinho-da-índia em casa e, embora seja um processo que não devemos fazer com tanta frequência, saber a maneira correta de realizá-lo é relevante para o seu bem-estar. Em caso de dúvidas, é necessário recorrer ao veterinário, que é a pessoa certa para nos orientar sobre tudo relacionado a esse animal.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Animal Humane Society. (2023). Guinea pig bonding basics. Consultado el 27 de mayo de 2023. https://www.animalhumanesociety.org/resource/guinea-pig-bonding-basics
- Durán Astudillo, K. J. (2020). Elaboración de un etograma de cobayos machos en etapa de engorde (Cavia porcellus) en un sistema de producción en jaula, mediante el uso de un registro focal continuo. [Trabajo de Grado: Universidad Politécnica Salesiana]. Repositorio Institucional de la Universidad Politécnica Salesiana. https://dspace.ups.edu.ec/handle/123456789/18436
- Quesenberry, K., Mans, C., & Orcutt, C. (2020). Ferrets, rabbits and rodents – E-book: Clinical medicine and surgery (J. W. Carpenter, Ed.; 4th ed.). Saunders. https://books.google.at/books?id=t-_eDwAAQBAJ
- Regine Humane Society. (2023). Guinea pig care. Consultado el 27 de mayo de 2023. https://reginahumanesociety.ca/programs-services/pet-care/small-animal-care/guinea-pig-care/
- Sri, N., & Riyas, A. (2018). Preliminary studies of grooming behavior of domestic american guinea pig (Cavia porcellus). Universidad de Sri Lanka. https://www.researchgate.net/publication/329905497_PRELIMINARY_STUDIES_OF_GROOMING_BEHAVIOR_OF_DOMESTIC_AMERICAN_GUINEA_PIG_Cavia_porcellus
- Sueki, H., & Kligman, A. (2003). Cutaneous toxicity of chemical irritans on hairless guinea pigs. The Journal of Dermatology, 30(12), 859-870. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/14739512/
- The British Columbia Society for the Prevention of Cruelty to Animal. (2023). Guinea pigs. Consultado el 27 de mayo de 2023. https://spca.bc.ca/wp-content/uploads/guinea-pig-care-guide.pdf
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.