Desparasitar aves domésticas, alguns conselhos

· agosto 4, 2018
Vermes, ácaros e piolhos são os parasitas mais comuns nas aves com as quais convivemos e, embora você possa optar por produtos preparados, também podem ser utilizados remédios caseiros.

Aves são animais sensíveis; cuja saúde pode ser facilmente prejudicada por diferentes patógenos e alérgenos. Nossas aves domésticas precisam de uma medicina preventiva adequada e de uma higiene reforçada para preservar sua boa saúde.

Os parasitas mais comuns em aves domésticas

Como mencionamos, existem vários parasitas internos e externos que podem afetar as aves domésticas. Apesar de seu pequeno tamanho; esses agentes podem causar inúmeras doenças e prejudicar seriamente a saúde de todos os animais de estimação.

Abaixo, listamos os parasitas mais frequentes em canários e outras aves domésticas.

  • Vermes: parasitas internos que se alojam principalmente no sistema digestivo de seus hospedeiros. Geralmente atingem a corrente sanguínea e se espalham para outros órgãos.

Ao sugar o sangue do animalos vermes obtêm os nutrientes necessários para realizar sua reprodução e completar seu ciclo de vida. Isso causa perda de peso, déficits nutricionais e diarreia frequente. Nos casos mais graves, a ave sofre uma desnutrição e anemia que podem ser letais.

  • Ácaros: os ácaros são pequenos artrópodes considerados ectoparasitas. São parasitas que se alojam fora do corpo de seu hospedeiro. Geralmente, são animais noturnos que podem passar completamente despercebidos e viverem por anos no corpo do animal.

A presença de ácaros não é inofensiva e comumente causa coceira, perda de penas, alergia e sarna. Além disso, é comum que as aves se automutilem ao tentarem aliviar a coceira da pele e da plumagem.

  • Piolhos: Os piolhos também são pequenos insetos que atuam como ectoparasitas e que frequentemente afetam aves e mamíferos. Para sugar o sangue do animal, eles fazem pequenas feridas que causam coceira intensa, vermelhidão da pele e eventual perda de plumagem.
criança e periquito

Dicas para desparasitar aves domésticas

  • Escolha produtos antiparasitários de excelente qualidade: em pet shops é possível encontrar uma grande diversidade de antiparasitários para aves. O ideal para desparasitar suas aves domésticas é escolher um spray específico para a espécie.

Produtos de pulverização são mais fáceis e seguros de aplicar do que pós e pomadas. Para combater parasitas internos, existem antiparasitários orais que purgam e protegem seu sistema digestivo.

  • Consulte um veterinário especialista: para desparasitar suas aves com a máxima eficiência, é essencial ter a orientação de um especialista veterinário em aves. O profissional pode, não só verificar o estado de saúde do seu animal de estimação; mas também recomendar produtos específicos para as suas necessidades.
  • A prevenção é a chave: embora ter a desparasitação em dia seja essencial para a saúde das aves, a prevenção é sempre a melhor solução.

Para remover parasitas de nossas aves, também precisamos adotar hábitos de higiene sustentáveis, oferecer uma nutrição ideal e um ambiente propício ao desenvolvimento da ave. Além disso, visitas periódicas ao veterinário são essenciais para manter a boa saúde e diagnosticar qualquer risco de forma precoce.

periquito fora da gaiola

Remédios caseiros para desparasitar seus pássaros

Atualmente, existem excelentes produtos disponíveis para a vermifugação de aves domésticas; que podem ser encontrados em muitas lojas de animais.

Juntamente com itens comerciais, também é possível usar remédios caseiros e naturais para combater parasitas internos e externos.

  • Vinagre de maçã: o vinagre é um dos remédios caseiros mais usados ​​por seu poderoso efeito antisséptico e inseticida. Para aqueles que preferem desparasitar seus animais de estimação com remédios naturais, o vinagre de maçã é muito recomendado.

Para usar o vinagre de maçã em nossos pássaros, será suficiente misturá-lo em proporções iguais com água limpa e fresca e; então, despejá-lo no bebedouro de seu pássaro.

  • Sementes de abóbora: sementes de abóbora são um dos melhores remédios naturais contra parasitas internos. A ingestão regular deste alimento é eficaz na prevenção e na eliminação de endoparasitas do trato gastrointestinal.

As fibras dessas sementes são excelentes para melhorar o trânsito intestinal e prevenir a constipação. Antes de oferecê-las, é importante secá-las ao sol e depois remover a casca. O ideal é fragmentar e misturar com a comida de seus pássaros; para melhorar a assimilação das mesmas.

  • Bicarbonato de sódio: o bicarbonato é outro poderoso antisséptico e antiparasitário natural. Como canários e outras aves gostam de se banhar, podemos misturar uma colher de chá de bicarbonato de sódio na banheira. Além disso, é aconselhável usar este elemento na limpeza da gaiola e dos acessórios das aves.