Logo image
Logo image

Dicas para mergulhar em um recife de coral

4 minutos
Dicas para mergulhar em um recife de coral
Última atualização: 24 dezembro, 2018

Além de escolher o lugar ideal, é necessário fazer mergulhos guiados e respeitar as leis locais. Nunca toque, nem rasgue um pedaço de nenhum recife de coral.

Com suas formas e cores, esses sistemas subaquáticos são realmente incríveis. Portanto, mais e mais pessoas vão mergulhar entre recifes de coral durante suas viagens. Por conta disso, nesse artigo, daremos alguns conselhos para que a atividade não seja perigosa para você ou para a vida aquática.

Dicas para mergulhar entre um recife de coral

Os recifes abrigam uma grande diversidade, tanto na fauna como na flora marinha. Graças ao mergulho, nos últimos tempos, a consciência de sua importância aumentou. No entanto, ao mesmo tempo, esse esporte pode ser um dos fatores que contribuem para causar sua morte.

Se você quiser mergulhar em recifes de coral nas próximas férias, é essencial que atenda a certos requisitos. Dessa forma, o ecossistema não estará em perigo, e você também não:

1. Faça mergulhos guiados

Ter um guia ideal, não apenas no mergulho, mas também na natureza marinha, impedirá que você esfregue ou toque o recife. Há centros de mergulho especializados que respeitam o meio ambiente, e explicam como nadar sem alterar nada ao seu redor.

Além disso, recomendamos que os mergulhos sejam guiados e com poucos membros. Assim, um máximo de seis pessoas (mais o instrutor) é suficiente. Os mergulhos ‘populosos’ são perigosos para o recife. Outra questão muito importante são as condições meteorológicas, pois se o mar estiver ‘picado’ pode ser perigoso para reduzir a visibilidade e dificultar a flutuabilidade.

Some figure

2. Não toque no recife

Embora seja uma grande “tentação” tocá-lo e manipulá-lo, tenha em mente que os recifes são organismos vivos que levam muitos anos para serem criados. Se você se apoiar em um, além de poder se machucar, pode quebrar uma parte vital do ecossistema. Dessa forma, tenha em mente que ele levará muito tempo para se regenerar! O menor toque de uma pessoa pode matar o recife.

3. Nada acima do recife

É muito importante que você tenha controle absoluto de toda o equipamento. Isto é, nadadeiras, controles, manômetros, tubos – para evitar que atinjam acidentalmente o recife. Você também deve controlar a flutuabilidade e não usar o chumbo, a menos que seja necessário.

Outra das dicas para mergulhar entre recifes de coral é nadar acima deles e manter uma distância prudente. Se você levantar areia com as barbatanas, pode danificá-las ou “afogá-los”.

4. Respeite as leis locais

Mergulhar nos recifes de coral é uma experiência maravilhosa e inesquecível. No entanto, você não precisa carregar nenhuma lembrança adicional! Alguns mergulhadores cometem o erro de puxar um pequeno pedaço da estrutura para levar para casa. Isso é muito prejudicial para o ecossistema.

Além disso, também não é aconselhável alimentar os peixes, pois isso destrói seus hábitos naturais e alguns podem atacar se considerarem a situação perigosa ou não souberem como agir.

Onde mergulhar entre recifes de coral?

Se você decidiu mergulhar entre recifes de coral e está disposto a seguir as regras, o próximo passo é decidir onde ir para desfrutar dessa maravilhosa atividade. Os melhores sites são:

1. O triângulo de coral

Ele está localizado no sudeste da Ásia, especificamente ao norte da Austrália, Filipinas e Indonésia. Este conjunto é composto por 30.000 ilhas, de fauna e flora impressionantes. Além disso, no Estreito de Lembeh, dentro da área de Bitung, localiza-se o melhor ponto de mergulho do mundo. Você pode ver o peixe mandarim e o polvo de anéis azuis, entre outros animais.

Some figure

2. Grande barreira de corais

É o recife mais famoso e está localizado na Austrália. Foi “descoberto” por Jacques Cousteau e se estende por 2.600 quilômetros ao largo da costa de Queensland. A grande barreira de corais foi declarada Patrimônio da Humanidade, porque é o maior animal vivo do mundo. Além disso, lá é ideal para ver a grande tartaruga verde e milhares de peixes!

Some figure

3. Ilhas Cayman

Em Bloody Bay, podemos mergulhar em recifes de coral que parecem ter sido tirados de uma pintura. As águas cristalinas do Mar do Caribe nos permitem aprender muito sobre o mundo subaquático. Nas Ilhas Cayman, há dezenas de pontos de imersão perto das costas.

Por fim, se você está preparando suas férias e quer fazer uma atividade diferente, o mergulho pode ser uma excelente opção.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.