Os 5 principais ecossistemas do mundo

· novembro 7, 2018
Todos os ecossistemas do mundo podem ser classificados, principalmente, em terrestres ou aquáticos. Confira os principais.

Em nosso planeta, podemos encontrar muitos biomas diferentes. No entanto, existem alguns que são mais importantes devido ao território que ocupam. No artigo a seguir, vamos falar sobre os principais ecossistemas do mundo.

Ecossistemas do mundo: quais são os maiores

Um ecossistema é um sistema composto de organismos vivos e um ambiente físico. Todos os organismos compartilham o mesmo habitat e formam uma ‘cadeia’ de interdependência ou alimentação.

Podemos dividir os ecossistemas do mundo em ecossistemas terrestres ou aquáticos e, depois, diferenciá-los de acordo com suas características inerentes.

Os mais importantes são:

  1. Selva

As principais áreas onde há selva (foto que abre este artigo) são a Amazônia, África Central, Sudeste Asiático, Austrália Oriental e Caribe, e Leste da América do Norte.

Existem também diferentes tipos: subtropical, temperado, chuvoso, seco, montanha, de terras baixas ou de galerias.

Como característica deste ecossistema, podemos indicar que a temperatura varia entre 18 e 29°C, que a precipitação é de 1,5 mil a 3 mil milímetros por ano e que os solos são rasos.

Alguns animais que vivem na selva são: crocodilo, cobra, iguana, arara, elefante, rinoceronte, orangotango e pantera.

  1. Deserto

É outro dos principais ecossistemas no mundo e podem ser encontrados a oeste da América do Norte, sudoeste da América do Sul, África do Norte (o famoso Saara e a Península Arábica), no Oeste Africano, no centro e sudoeste da Austrália, e no sudoeste da Ásia.

ecossistemas do mundo: deserto

Os biomas do deserto são áridos, com areia, pedras ou terra e, além disso, alguns não recebem água da chuva há centenas de anos. A flora é esparsa, dispersa e baixa.

Os animais que vivem no deserto são o camelo, a aranha, o escorpião, o rato, a cobra e o abutre.

  1. Floresta

Quando nos referimos a uma ‘floresta’ estamos falando de uma área com grandes quantidades de árvores, principalmente coníferas, carvalhos, pinheiros, sequoias, faias, etc.

Podemos encontrar florestas na América do Norte, Europa, Ásia Central e na Patagônia, na América do sul.

ecossistemas do mundo: florestas

As florestas temperadas são caracterizadas por grandes diferenças entre as estações. Por exemplo, no inverno neva, na primavera chove e no verão é bastante quente. 

Entre os animais típicos deste ecossistema podemos encontrar ursos, cervos, raposas, corujas, tamanduás, pumas, lobos e pica-paus.

  1. Mar

O ecossistema marinho inclui não apenas os oceanos, mas também os mares e pântanos, e é o mais estável de todos em termos de temperaturas e salinidade

A luz solar penetra somente até 200 metros da superfície, mas isso não impede que a vida se desenvolva nas profundidades.

Mar

No mar, podemos encontrar milhões de peixes, crustáceos, corais, cetáceos, artrópodes e plâncton, assim como espécies que passam muito tempo na água, mas também podemos ver na terra: pinguins, focas e leões-marinhos.

  1. Rios e lagos

O último dos principais ecossistemas do mundo engloba todos os cursos de água doce, incluindo rios e lagos, mas também pântanos.

Pode estar presente entre florestas, selvas ou mesmo nas proximidades de desertos. Alguns fluem para os mares e estão presentes em todo o planeta.

rio em floresta temperada

Os espelhos de água doce são um dos locais com maior biodiversidade do planeta e, além disso, são fonte de vida para animais e plantas terrestres.

Nos rios e lagos, podemos encontrar muitos peixes (de piranhas a salmão), répteis, como o crocodilo, anfíbios, como sapos, e mamíferos, como o curioso golfinho-da-Amazônia (boto-cor-de-rosa).