Dicas para ter uma iguana de estimação

· janeiro 15, 2019

Para ter uma iguana de estimação com muita saúde durante seus 30 anos de vida, preste atenção ao tamanho do terrário, temperatura, alimentação e companhia. Caso sua iguana seja um macho, sua companheira deve ser do sexo oposto.

Mais e mais pessoas optam por ter uma iguana de estimação. Como acontece com qualquer animal doméstico, você também precisa saber quais os cuidados específicos para esta espécie. Nós daremos algumas dicas no artigo a seguir.

Dicas para cuidar de uma iguana de estimação

A iguana verde é a espécie adequada para ser um animal de estimação. Tenha em mente que este réptil ou lagarto pode viver cerca de 30 anos em cativeiro. Dessa forma, requer certos cuidados específicos:

1. Ofereça-lhe um grande terrário

A iguana vai crescer à medida que envelhece. Este animal pode atingir até dois metros de comprimento, pois sua cauda é uma das mais longas na natureza. É muito importante que ela tenha espaço para se sentir confortável.

terrários de todos os tamanhos. Estes ‘tanques’ devem conter troncos, galhos ou pedras, onde ela possa se deitar para descansar.

Além disso, ela passará muitas horas na mesma posição, embora também seja bom se puder se mover, caso queira.

O que deve um bom terrário para a sua iguana deve ter? Uma área de descanso com acesso à luz e ao calor, um substrato de fundo (nunca madeira ou plástico), objetos onde possa subir, um esconderijo e plantas, de modo que o ambiente seja semelhante ao natural.

Entre elas, estão:

  • Aloé
  • Acácia
  • Bambu
  • Cardo
  • Dente-de-leão
  • Jade
dicas para ter uma iguana de estimação

2. Deve ter a temperatura certa

As iguanas são animais de sangue frio e requerem aquecimento externo para manter a temperatura corporal.

Portanto, no terrário eles devem ter uma pedra de calor especial ou fonte luz. Podem ser compradas em veterinários ou lojas de animais e são facilmente instaladas.

A temperatura do terrário deve ficar entre 26 e 30 °C, semelhante aos ambientes tropicais de onde vêm as iguanas. Tenha cuidado para que não fique parecendo uma ‘sauna’, se estiver muito exposto ao sol.

Por outro lado, será bom para o seu animal receber luz solar direta. Como? Você pode colocar o terrário perto de uma janela ou deixá-lo ir do lado de fora, se em sua casa tiver um pátio, terraço ou jardim. Não se esqueça de tomar cuidado para que ele não fuja!

3. Alimente-a bem

Outra das dicas para ter uma iguana de estimação tem a ver com a sua dieta. Por ser uma espécie herbívora, sua dieta é baseada em folhas e frutos. Alguns vegetais adequados para ela são alface, couve, dente-de-leão, nabo e mostarda.

Além de dar folhas, você pode complementar sua dieta com frutas: bagas, melões, morangos, mirtilos, maçãs e bananas.

Além disso, lojas de animais vendem alimentos especiais: grânulos secos que se misturam com vegetais e são um complemento muito bom.

alimentação da iguana

Como a iguana não come insetos em seu habitat natural, você não precisará oferecê-los a elas. Elas podem comer um verme ou mosquito que apareça de vez em quando entre os vegetais, mas nada mais.

Além disso, não se esqueça de colocar várias tigelas com água no terrário para que ela possa beber e, ao mesmo tempo, aumentar a umidade do seu habitat.

4. Preste atenção às companhias

Outra dica se você quer ter uma iguana de estimação é lembrar que é um animal solitário na natureza. Portanto, se você quer oferecer-lhe companhia, recomendamos adotar uma iguana do sexo oposto.

Os machos são muito territoriais e se tornam agressivos quando veem outro do próprio sexo. Portanto, eles vão lutar e se machucar quando se encontrarem. Dessa forma, é melhor ter uma parceira.

Finalmente, recomendamos que você mantenha o terrário em boas condições: remova o substrato manchado e objetos quebrados toda semana. Além disso, tigelas de comida e água devem ser limpas diariamente.