Diferenças entre jacaré e crocodilo

Diferenciar jacarés e crocodilos nem sempre é fácil. No entanto, com um pouco de conhecimento biológico básico é possível conseguir sem muito esforço.
Diferenças entre jacaré e crocodilo

Última atualização: 04 Agosto, 2021

Os répteis são um grupo de vertebrados amniotas dotados de escamas epidérmicas de queratina. Esse táxon parafilético abrange mais de 10 000 espécies e 2700 subespécies, o que o torna um dos mais diversos, juntamente com os peixes e as aves. Os crocodilianos são um dos representantes mais famosos desse grupo, mas você saberia citar as diferenças entre o jacaré e o crocodilo?

Esses répteis escamosos estão entre os mais antigos e todos têm hábitos aquáticos e bocas prontas para matar. Se o seu desejo é aprender a distinguir entre um jacaré e um crocodilo, você está no lugar certo.

Classificação científica

Os jacarés e os crocodilos pertencem ao reino animal e estão incluídos na ordem Crocodylia. Os protosuchus são os ancestrais comuns de toda a ordem dos crocodilos e jacarés. Por meio da radiação adaptativa, durante o Cretáceo esses répteis arcaicos deram lugar aos eusuchios, um grupo ao qual pertencem os crocodilos atuais.

Esses répteis fazem parte, junto com as aves, os dinossauros e os pterossauros do clado Archosauromorpha. Vários estudos filogenéticos foram realizados para tentar definir as espécies e famílias da ordem Crocodylia e a controvérsia continua presente na hora de definir as espécies atuais.

A classificação filogenética atualmente mais aceita é aquela que inclui um total de 3 famílias, 23 espécies e 2 subespécies da ordem Crocodylia. Essas famílias são Alligatoridae, Gavialidae e Crocodylidae. Os jacarés pertencem à família Alligatoridae, e os crocodilos à família Crocodylidae.

As diferenças entre o jacaré e o crocodilo são muito sucintas, pois se tratam de parentes próximos.

Diferenças de tamanho e cor

Quando falamos sobre as diferenças entre jacarés e crocodilos, geralmente associamos que o crocodilo é sempre maior que o jacaré. Como geral, isso é verdade, mas é necessário considerar as 23 espécies presentes, uma vez que o seu tamanho máximo varia de 1,5 metros a 8 metros na maior espécie, o crocodilo-de-água-salgada (Crocodylus porosus).

Outro problema para diferenciá-los pelo tamanho ocorre com os filhotes, pois até que atinjam seu pleno desenvolvimento não temos como saber qual espécie é maior. Contudo, como regra geral, pode-se afirmar que os crocodilos são maiores.

Quanto à coloração da pele, pode variar entre espécies e até entre ecossistemas, mas as diferenças entre jacarés e crocodilos são mínimas nesse aspecto. Uma característica que pode ser melhor apreciada em crocodilos são manchas e covinhas presentes nas cristas que os jacarés não têm.

Diferenças entre jacaré e crocodilo
Um crocodilo.

Diferenças na cavidade oral

A melhor maneira de diferenciar um jacaré de um crocodilo é pela boca:

  • Cavidade bucal do crocodilo: o focinho dos crocodilos tem a forma de “V” e o quarto dente da mandíbula é sempre visível. Isso ocorre porque os maxilares do crocodilo são praticamente do mesmo tamanho. Além disso, os dentes se encaixam.
  • Cavidade bucal do jacaré: o focinho do jacaré é mais largo e tem forma de “U”. O maxilar inferior é mais fino do que o superior, então os dentes da mandíbula não ficam visíveis. Por outro lado, o quarto dente do maxilar inferior se encaixa em uma depressão no maxilar superior e nunca fica visível. Os dentes se sobrepõem uns aos outros.

Diferenças de habitat

A olho nu, jacarés e crocodilos vivem no mesmo tipo de habitat. Todos preferem regiões aquáticas com praias para tomar sol, descansar e procriar. Embora ambos ocupem esse tipo de território, o crocodilo tem uma distribuição mais ampla.

Podemos encontrar crocodilos na América, África, Ásia e Austrália, e eles podem viver tanto em água doce quanto salgada. Essa adaptação à salinidade é exclusiva dos crocodilos, e é graças a glândulas salinas, presentes em sua língua, que eles podem eliminar o excesso de sal da água e dos alimentos.

Os jacarés não têm essas glândulas reguladoras, portanto, não podem viver em água salgada. Ambas as famílias encontram-se em áreas próximas ao Equador, visto que, como são animais de sangue frio, precisam de temperatura amena para ativar seu metabolismo.

Existem semelhanças entre o jacaré e o crocodilo?

Quando vemos um jacaré e um crocodilo, podemos verificar que, em termos físicos, eles são muito parecidos. Ambos são répteis grandes, da mesma ordem (Crocodylia), com corpos achatados e alongados mas robustos e que possuem uma cauda forte, geralmente mais comprida que o tronco.

Ambos os tipos de répteis têm uma dieta carnívora, e seu habitat é muito semelhante, pois todos precisam de corpos d’água e praias para sobreviver. Além disso, tanto jacarés quanto crocodilos regulam a temperatura corporal abrindo seus maxilares.

Um jacaré.

Jacarés e gaviais

Os Alligator pertencem à mesma família dos Caiman, ambos são gêneros de jacarés, mas apresentam algumas diferenças. Existem apenas duas espécies de Alligator, o jacaré-americano (Alligator mississippiensis) e o jacaré-da-china (Alligator sinensis ).

Os Alligator são maiores do que os Caiman e consideravelmente mais ágeis em terra, atingindo velocidades de 30 km/h. Também são uns dos poucos répteis que produzem algum tipo de som, nesse caso é um rugido, que serve tanto para intimidar como para atrair as fêmeas durante a época de reprodução.

Os gaviais são uma família (Gavialidae) e compreendem apenas uma espécie, o gavial (Gavialis gangeticus). Ele difere dos jacarés principalmente pelos maxilares. Seu focinho é longo e fino, ele possui dentes iguais ao longo de toda a mandíbula e se alimenta exclusivamente de peixes, o que o torna um piscívoro.

Além disso, em termos comportamentais, os gaviais passam muito mais tempo na água.

Um gavial.

Essa família tão antiga e fascinante nunca para de nos surpreender. Talvez estudos futuros mudem o número de espécies e sua classificação, mas agora podemos distinguir jacarés e crocodilos mais facilmente graças a essas diferenças entre eles.

Pode interessar a você...
9 tipos de crocodilos
Meus AnimaisLeia em Meus Animais
9 tipos de crocodilos

Atualmente, existem 24 tipos de crocodilos, que estão divididos em 3 famílias: crocodilos verdadeiros, jacarés e gaviais. Saiba tudo aqui!