Como escolher o galinheiro perfeito para suas galinhas?

Quantas galinhas vão viver no galinheiro que você está planejando? Quanto espaço disponível você tem? Qual é o material mais adequado? Essas são perguntas importantes que devem ser respondidas para escolher o galinheiro certo.
Como escolher o galinheiro perfeito para suas galinhas?
Francisco María García

Escrito e verificado por o advogado Francisco María García.

Última atualização: 22 dezembro, 2022

Para iniciar a criação de galinhas, uma das primeiras ações será adquirir um galinheiro adequado, onde as aves possam descansar e se refugiar. Essa escolha deve considerar a quantidade e tamanho das galinhas, assim como as características do ambiente em que serão criadas. Aqui estão algumas dicas para escolher o galinheiro perfeito para suas galinhas:

5 dicas para escolher o galinheiro perfeito para suas galinhas

Se você está pensando em ter ovos frescos todos os dias, lembre-se das seguintes dicas:

1. Quantas galinhas você pretende criar em cada galinheiro?

Planejamento é tudo quando se trata de escolher o galinheiro ideal para suas galinhas. Um dos passos mais importantes será definir o número de aves que ficarão no galinheiro.

Afinal, existem galinheiros de vários tamanhos disponíveis no mercado e será necessário escolher aquele que proporcione um espaço confortável para os animais.

Em geral, recomenda-se calcular um espaço mínimo de um metro quadrado para quatro ou cinco galinhas. Em lojas especializadas, você pode encontrar desde mini galinheiros ideais para 8 a 10 aves até galinheiros grandes e pesados ​​que podem abrigar até 30 galinhas.

Lembre-se de que as aves precisam de espaço para se desenvolver e manter um comportamento equilibrado. Além disso, recomendamos que você prefira galinheiros construídos com materiais resistentes e altamente duráveis.

2. Onde ficará localizado o seu galinheiro?

A localização do galinheiro e as condições do ambiente também desempenham um papel fundamental na escolha do melhor produto. Se o galinheiro ficar ao ar livre, deve ter um local coberto onde as aves possam se proteger da chuva. Além disso, é essencial prestar atenção ao microclima da sua região.

5 dicas para escolher o galinheiro perfeito para suas galinhas

As galinhas são sensíveis às mudanças climáticas e ao frio, e podem adoecer facilmente se não tiverem um abrigo adequado. Portanto, se a sua região tiver invernos muito rigorosos, será essencial ter um galinheiro que tenha pelo menos um ambiente aquecido.

Atualmente, muitas marcas já produzem variações de galinheiros de ‘inverno’ e ‘verão’, mas os preços geralmente são altos. Existem galinheiros de madeira compensada que são muito atraentes devido ao preço. No entanto, são adequados apenas para climas mais quentes.

3. Considere a necessidade de mover o galinheiro

Eventualmente, pode ser necessário mover o galinheiro, seja para uma mudança, uma possível reforma ou para realizar uma higienização mais completa. Com isso em mente, muitos criadores experientes optam por comprar galinheiros móveis para poder movê-los com mais facilidade.

Em lojas especializadas, existe uma variedade importante de galinheiros móveis, alguns mais compactos, outros mais elaborados. No entanto, a variedade mais bem-sucedida são as estruturas com rodas.

Outra opção excelente, mas um pouco mais cara e grande, são os galinheiros no estilo trailer. Essas estruturas são fabricadas com pequenas rodas que facilitam seu transporte, sendo utilizadas até para a exportação de aves entre diferentes estabelecimentos.

4. Não se esqueça de complementar o seu galinheiro

Dependendo da finalidade da sua criação de galinhas, o galinheiro deve ser complementado com certos acessórios. Sem dúvida, o mais importante deles é com relação à postura dos ovos, um processo essencial para essas aves.

Não se esqueça de complementar o seu galinheiro

As galinhas precisam de um abrigo dentro do galinheiro, onde se sintam confortáveis ​​e seguras para pôr seus ovos. Portanto, é necessário instalar ninhos que devem medir pelo menos 25 x 25 centímetros e conter palha dentro.

O galinheiro também deve ter um ambiente onde as aves possam descansar para recarregar as energias. Para isso, deve ser instalado um tipo de poleiro onde as aves costumam dormir. Além disso, é necessário definir a área de alimentação e garantir que ela fique a uma distância mínima das áreas de descanso e fezes.

Também é recomendado a incorporação de uma caixa de areia de bom tamanho no galinheiro, pois as galinhas se divertem e se limpam na areia. Além disso, é um acessório muito fácil de instalar.

5. Planeje seu orçamento com tempo para escolher o galinheiro certo

Para escolher o galinheiro perfeito para suas galinhas, uma certa solvência econômica também será essencial. Para se ter uma ideia, adquirir e equipar um galinheiro pode custar entre 1.800 a 4.200 reais, dependendo do tamanho e da qualidade.

Tudo isso sem mencionar o custo da aquisição das galinhas e os cuidados necessários em termos de higiene e saúde.

Por esse motivo, antes de decidir iniciar essa atividade, lembre-se de planejar bem seu orçamento e analisar os prós e contras de investir na criação de galinhas.


Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.