Logo image
Logo image

Faisão: características, comportamento e habitat

3 minutos
Essa ave, que faz parte da família dos galináceos, chama a atenção por sua plumagem e cor. Vive em território europeu.
Faisão: características, comportamento e habitat
Última atualização: 21 dezembro, 2022

O faisão é uma ave extravagante de origem asiática cujo nome científico é Phasianus Colchicu. Caracteriza-se por suas cores pitorescas e por sua silhueta estilizada.

Habita nas grandes florestas existentes no mundo e é muito comum em território europeu. Pertence à família dos galináceos e apresenta características muito particulares que vamos descrever a seguir.

Características do faisão

O macho dos faisões mede cerca de 90 centímetros de altura e pesa aproximadamente 1,2 quilo. Sua plumagem é mais brilhante e chamativa que a da fêmea. Sua cores predominantes são o vermelho e o amarelo, além de tons azuis, verdes e castanhos.

O faisão muda sua pelagem durante os primeiros dois meses de vida, em geral, no mês de setembro. Antes de completar um ano, pode alcançar seu tamanho e plumagem permanente, assim como sua maturidade reprodutiva.

A fêmea dos faisões é consideravelmente menor. Sua altura média é de 63 centímetros e estima-se que seu peso aproximado seja de 900 gramas. Sua plumagem tem cor marrom.

Essas diferenças sutis diferenciam o faisão macho da fêmea. No entanto, ambos têm características em comum. Sua cabeça é pequena e redonda e sua estrutura óssea assemelha-se muito com a das galinhas.

Some figure

O faisão diferencia-se por seu rabo magro e comprido e suas patas cinzas. É um animal muito ágil e majestoso. As asas dessa ave são redondas, largas e curtas, o que lhe permite voar verticalmente e alcançar uma altura de até 10 metros em poucos segundos.

Comportamento do faisão

O faisão é uma ave polígama e gregária. Esse é um animal terrestre, ou seja, o maior parte do tempo caminha e corre livremente, ainda que também tenha a capacidade de voar curtas distâncias.

A velocidade de voo desse tipo de ave é de 43 a 61 quilômetros por hora, mas pode aumentar significativamente quando se sentem ameaçadas.

O faisão associa rapidamente os humanos como um risco e geralmente é muito astuto para não ser caçado. No entanto, quando encontra-se em cativeiro, não demonstra nenhum medo, mas geralmente é agressivo.

Prosperam mais no crescimento e desenvolvimento nos campos abertos e campos com cereais. São aves que gostam de andar pelo solo e com frequência tomam “banhos” de terra. Outra característica é que ele sobe nas árvores para dormir, pois ali se sente protegido.

Some figure

Seu período de reprodução inicia-se nos meses de março e abril. Durante essa época, os machos começam a defender seu território, movendo as asas e cantando. A fêmea põe cerca de 14 ovos e depois tem uma etapa de incubação de 23-25 dias. Os filhotes geralmente nascem durante os meses de maio e junho.

O faisão alimenta-se de vegetais e restos animais: insetos, vermes e caracóis, assim como sementes, frutas e folhas, são parte importante de sua dieta. Vale destacar que, no âmbito gastronômico, a carne do faisão é muito valorizada por sua suavidade e pouca quantidade de gordura que contém.

O habitat do faisão

O faisão geralmente encontra-se em regiões próximas a áreas de caça. Para se reproduzir em liberdade total, geralmente vivem em países que contam com dois elementos chave: pradarias próximas a lagos e florestas com pouca vegetação.

Preferem terras cultivadas e cobertas por arbustos em toda a Europa, onde podemos observar todos os exemplares vindos de várias regiões do sul da Rússia e da Ásia. O faisão é a ave de caça com mais ampla distribuição no mundo, já que também são encontrados na América do Norte e do Sul.

Essa ave particular geralmente habita em ninhos que constroem na terra. Geralmente, entre a vegetação dos terrenos rurais ou nos limites das áreas de floresta, bem debaixo das árvores.

Como vimos, trata-se de uma ave muito vinculada com a caça. Por essa razão, muitos defensores dos animais buscam proteger o belíssimo faisão em seu ambiente natural.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.