Fatos sobre os pit bulls blue nose e red nose

Existem pit bulls com uma coloração incomum em seus narizes: azul ou vermelho. Descubra aqui de onde vem esse recurso.
Fatos sobre os pit bulls blue nose e red nose
Sara González Juárez

Escrito e verificado por a psicóloga Sara González Juárez.

Última atualização: 14 outubro, 2022

Os pit bulls são um dos grupos mais conhecidos de raças de cães, mas você sabia que às vezes eles são classificados pela cor do nariz? Embora não seja uma classificação oficial, entre os mais apreciados destes cães, destacam-se os pit bulls blue nose e red nose.

Neste artigo você poderá aprender mais sobre esses cães, além de se aprofundar nessa questão dos narizes coloridos. Não perca nada, porque os pit bulls são uma das raças mais incompreendidas, então todo conhecimento sobre eles é pouco.

A história da raça pitbull

O termo “pit bull” é usado para designar um grupo de raças formais: o american pit bull terrier, o american staffordshire terrier e o staffordshire bull terrier . Algo semelhante acontece quando falamos de mastins, pois existe o mastim espanhol, o dos Pirineus, o italiano, etc.

A raça original de quase todos os animais que pertencem ao grupo pit bull é o american pit bull terrier. Esses cães foram criados para lutar em covas em meados do século XIX, e é por isso que eles têm um poder de mordida tão grande e músculos tão fortes no pescoço, membros anteriores e peito.

É uma raça que tem uma grande cruz nas costas. Embora seja verdade que devido à sua força ele pode se tornar perigoso, essa condição nunca é marcada por sua personalidade. São animais sociáveis, brincalhões e afetuosos, e precisam apenas da mesma coisa que os outros cães: um processo adequado de educação e socialização.

O que são os pit bulls blue nose?

O rosto de um pitbull azul.

Voltando ao assunto em questão, é hora de falar sobre o pit bull blue nose ou pit bull de nariz azul. Certamente, essa não é a primeira vez que você ouve falar dessa cor quando se trata de raças, já que muitas vezes é usada para falar sobre a cor da pelagem. Não é um azul como tal, mas uma diluição do preto que dá origem a uma pelagem escura com reflexos azulados.

Bem, o mesmo vale para o nariz dos pit bulls. Animais com nariz preto provavelmente são suscetíveis a herdar o gene responsável por essa cor e manifestá-lo. O pit bull de nariz azul é aquele que tem um nariz preto levemente iluminado em direção ao azul marinho.

Embora muitas vezes sejam vendidos como cães excepcionais, a verdade é que eles não são tão incomuns. Em geral, é uma estratégia dos criadores vender mais. Na verdade, as variações azuis de pele e nariz são muitas vezes desencorajadas, pois esses animais são mais propensos a desenvolver problemas de pele.

Características do pit bull red nose

Como o anterior, o pit bull red nose ou pit bull de nariz vermelho não é uma variação excepcional desta raça, e sim mais uma coloração que, neste caso, afeta o nariz. Pensa-se que esta variação genética pode ter se originado na Irlanda a partir da criação intensiva e consanguínea para lutas, que também deu origem a peles, unhas, lábios e olhos avermelhados.

Há também um mito de que os pit bulls que têm narizes vermelhos são descendentes da linhagem do Old Family Red Nose da Irlanda, os cães mencionados acima. No entanto, essa é outra manobra para aumentar o preço dos exemplares.

Esses golpes são direcionados a pessoas que desejam comprar um cachorro por suas características estéticas.

Os perigos de comprar em vez de adotar

O caso dos pit bulls blue nose e red nose é um exemplo de como o comércio de animais prejudica tanto o animal quanto aquele que deseja cuidar dele. Não é apenas que essas duas pigmentações não sejam tão excepcionais quanto eles gostariam de acreditar (nem são uma raça separada dentro dos pit bulls), mas que a criação de animais para venda envolve uma série de condições que deterioram a saúde do animal em grande medida.

É muito raro encontrar um criador que coloque a saúde dos cães à frente da estética, assim como a qualidade do atendimento e o respeito aos indivíduos.

Filhote de cachorro está feliz em retornar ao seu dono

Assim, pit bulls de raça pura são frequentemente propensos a displasia da anca, alergias e doenças cardíacas, como arritmias. Isso não significa que eles necessariamente desenvolverão esses problemas, mas têm um risco maior e devem ser monitorados.

Por isso, muitas pessoas insistem que é melhor adotar do que comprar um animal. Não só pelas conotações morais, mas porque é uma das formas de combate às modas estéticas que afetam estes cães e que deterioram a sua saúde.

Lembre-se de que seu pit bull, independentemente da cor do nariz, continuará sendo um ser senciente que precisa do seu amor, do seu cuidado e da sua responsabilidade. Eles sempre serão lindos diante dos olhos que os olham bem.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.



Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.