O que fazer se meu gato parar de usar a caixa de areia?

Por mais independentes que sejam, os gatos também requerem muita atenção. Como qualquer animal de estimação, eles são propensos a desenvolver comportamentos inadequados por vários motivos, incluindo parar de usar a caixa de areia.
O que fazer se meu gato parar de usar a caixa de areia?

Última atualização: 01 Novembro, 2021

Os motivos pelos quais um gato deixa de usar a caixa de areia são muito variados. Esse comportamento pode ocorrer devido a problemas com a caixa de areia, sua localização, mudanças no ambiente e diversos problemas de saúde.

Se o seu gato parou de usar a caixa de areia e você quer saber o que fazer, continue lendo este artigo. É importante conhecer as várias razões possíveis para descobrir qual delas pode estar causando esse comportamento (o que não é normal em felinos).

O que fazer se o gato parar de usar a caixa de areia?

O primeiro passo em todas as situações é levar seu animal ao veterinário para descartar qualquer problema de saúde. A realização do exame físico é fundamental em qualquer gato que pare de usar a caixa de areia, pois várias patologias físicas levam a esse comportamento atípico.

Se o seu felino se esforça para urinar, lambe a área genital excessivamente e apresenta urina com sangue, também é importante que você o leve ao veterinário para analisar esses sintomas.

De acordo com especialistas, a maioria das condições médicas que causam falhas no uso da caixa de areia são fáceis de remediar. A seguir, mostramos outras ações que você pode realizar caso seu gatinho pare de usar a caixa de areia.

Um gato em sua caixa de areia.

Esterilizar

Os gatinhos que não foram esterilizados tendem a urinar mais fora da caixa de areia. Felinos com órgãos sexuais intactos adotam esse comportamento como forma de marcação, que é associada ao acasalamento e cessa após a castração.

Usar outro tipo de areia

Depois de excluir possíveis condições médicas em seu felino, é apropriado que você concentre sua atenção na caixa de areia e no tipo de material do substrato. Esses detalhes fazem parte de outras causas que explicam por que um gato deixa de usar sua caixa de areia.

Por exemplo, esse pode ser o problema se você tiver trocado recentemente de marca ou tipo de arena. Muitos gatos têm preferências específicas pelo material, pois podem não gostar de certos odores químicos ou perfumes por apresentarem narizes sensíveis.

Se você precisar ou quiser trocar a areia que seu gatinho usa, faça isso gradualmente, adicionando um pouco mais do novo produto cada vez que limpar a caixa de areia até que o animal se acostume.

Você já submeteu seu gato a uma onicectomia ou cortou incorretamente suas unhas?

A onicectomia é a amputação cirúrgica das garras dos gatos, um procedimento extremo e desnecessário para felinos e tutores. Porém, se você tiver escolhido essa opção para o seu animal de estimação (ou talvez se você não soubesse cortar suas unhas e tenha cortado incorretamente), é provável que ele não suporte o contato com a areia.

Não é incomum ver o desuso da caixa de areia e outros problemas de comportamento em gatos que tiveram suas garras removidas. Esses animais geralmente desenvolvem aversão à areia porque suas patas são muito sensíveis e ficam doloridas devido à cirurgia. Portanto, eles evitam entrar na caixa de areia e se aliviam fora dela.

Para corrigir esse comportamento, procure outros produtos mais amigáveis para as patas do felino. Por exemplo, aparas de madeira de choupo ou pinheiro (usadas para porquinhos-da-índia ou camundongos), assim como areia macia de papel e papel picado são úteis.

Trocar a caixa de areia ou remova possíveis tampas

Muitas caixas de areia comerciais são muito pequenas para acomodar gatos adultos, então experimente uma caixa maior. Um pouco mais de espaço pode fazer a diferença.

Além disso, alguns felinos (especialmente os mais velhos ou com excesso de peso) têm dificuldade para entrar em caixas de areia com paredes altas. Por esse motivo, recomenda-se a retirada das tampas, conselho que também se aplica a tutores de gatos muito estressados.

Posicionar a caixa de areia em um lugar diferente

Os gatos são criaturas de hábitos, por isso não mova a caixa de areia drasticamente de um dia para o outro. Se você tiver que mover a caixa de areia, faça isso gradualmente. Se possível, mova apenas alguns centímetros por dia para que seu animal de estimação tenha bastante tempo para se acostumar.

No entanto, você também pode mostrar ao seu felino o novo local que você escolheu para a caixa de areia. Seus instintos lhe permitirão lembrar desse espaço como o lugar onde agora deve se aliviar.

Além disso, é importante que você coloque as caixas de areia em locais tranquilos, que ofereçam um pouco de privacidade e bem longe dos comedouros e bebedouros do animal. Por outro lado, evite áreas de alto tráfego ou áreas barulhentas.

Limpar a caixa de areia constantemente

Os gatos são animais muito limpos, qualquer tutor de gatos poderá confirmar isso. Portanto, é muito apropriado manter as caixas de areia o mais limpas possível para que possam ser usadas silenciosamente.

Alguns gatinhos são tão asseados que só usarão a caixa de areia uma vez por dia e exigirão limpeza regular, especialmente se houver vários gatos em casa. Também é aconselhável fazer uma limpeza profunda da caixa de areia e trocar a areia pelo menos uma vez por semana, principalmente se for muito usada.

Para fazer isso, esfregue a caixa de areia com um sabonete neutro de fragrância suave ou mergulhe-a em água com vinagre diluído para eliminar os odores. Não use alvejantes (água sanitária ou cloro) ou produtos à base de amônia, pois são muito desagradáveis para o olfato do gato.

Adicionar mais de uma caixa de areia em casa

Se o seu gato preferir ir para outras áreas da casa, você pode instalar várias caixas de areia muito atrativas e de fácil acesso. Coloque-as em vários locais diferentes: dessa forma, o felino utilizará a caixa que preferir no local onde se sentir mais seguro.

Esse conselho também é essencial se você mora com mais de um gatinho, pois deve haver uma caixa de areia para cada gato e uma extra. Ou seja, se você tem dois gatos, deve ter três caixas de areia diferentes e bem distribuídas.

A área usada importa

Limpe a área onde seu gato urinou ou defecou para ajudar a eliminar o odor para que o animal não fique tentado a usar o mesmo local novamente. Em seguida, bloqueie essa área. Os gatos não costumam se aliviar onde há comida disponível, então tente colocar um recipiente com alguns de seus petiscos favoritos no tapete ou no chão.

Você também pode transformar as áreas marcadas em locais muito indesejáveis. Para fazer isso, cubra-os com papel alumínio ou filme plástico generosamente. Depois de várias semanas, comece a remover a cobertura das áreas nas quais o gato não está mais interessado.

Use feromônios para gatos

Por fim, em alguns casos vale a pena conversar com o veterinário sobre o uso de alguns modificadores de comportamento, como os feromônios. Esses produtos são ferramentas úteis para reduzir o estresse no gato e ajudar a eliminar marcações indesejadas.

Você pode usar os feromônios logo após limpar todas as áreas onde o seu felino tiver urinado (lembre-se de não usar água sanitária). Aplique-os na área de interesse várias vezes ao dia (em vez de cobri-la com papel alumínio ou plástico) até que o gato não marque o local novamente.

O comportamento dos gatos é um assunto bastante complexo, por isso não entre em pânico se perceber que há muitas coisas para aprender. Artigos, livros, veterinários e etologistas podem ajudar.

Um gato sentado em sua caixa de areia.

O mais importante é entender que, parar de usar a caixa de areia, o seu gato está comunicando algo e é fundamental saber o que é. Lembre-se de que punir seu animal de estimação não corrigirá de forma alguma o comportamento, pois essa mudança de hábito se deve em grande parte ao estresse e a punição aumentará significativamente.

Pode interessar a você...
Como limpar a caixa de areia do seu gato
Meus Animais
Leia em Meus Animais
Como limpar a caixa de areia do seu gato

Encontre neste artigo tudo o que você precisa saber para limpar a caixa de areia do seu gato. Em poucos passos estará tudo limpo!