Por que meu gato come areia?

Seja qual for a resposta a esta pergunta, é importante que você leve seu gato ao veterinário para descartar e evitar outras doenças.
Por que meu gato come areia?

Última atualização: 23 Outubro, 2021

Se o seu gato come areia, é preciso descobrir as causas. Muitas delas indicam problemas de saúde que precisam ser tratados. Porém, independente da resposta ao questionamento que apresentamos nesse espaço, é importante que um veterinário avalie seu animal para descartar doenças graves.

Um dos motivos mais comuns para esse comportamento está relacionado à deficiência de vitaminas ou minerais, pois o felino tenta compensá-la com a ingestão de areia ou outros elementos inorgânicos. Se você quer saber por que seu gato come areia, aqui conhecerá vários motivos.

Os gatos comem areia porque são muito curiosos

De acordo com especialistas, os gatos às vezes comem areia simplesmente por curiosidade e por experimentar. Esses animais têm temperamentos e personalidades diferentes, mas é por algum motivo que se diz que “A curiosidade matou o gato”. O felino pode apenas querer saber o gosto da areia e por isso a coloca na boca.

Se o seu animal de estimação comer esse material ocasionalmente e com pouca frequência, provavelmente não será um motivo de preocupação. Isso é especialmente verdadeiro se for um filhote, já que está experimentando muitas coisas pela primeira vez.

Um gato em sua caixa de areia.

Por deficiência nutricional

É importante considerar como você alimenta seu gato. Os felinos são carnívoros por natureza e, se não comerem carne suficiente, podem sofrer deficiências nutricionais que tentarão suprir de outras fontes, como a areia.

Portanto, certifique-se de que seu gato coma alimentos com ingredientes e nutrientes naturais (como ferro e potássio). Também é importante que a maior parte de sua dieta seja baseada em proteínas e gorduras de origem animal, pois esses felinos são carnívoros estritos.

Seu gato pode comer areia devido a problemas psicológicos

Não são apenas os humanos que desenvolvem problemas psicológicos. Os animais também podem sofrer com eles, e algumas de suas consequências são comportamentos alimentares estranhos. Se, por exemplo, o gato passa por uma mudança forte e repentina (como a perda de um ser humano amado ou outro animal de estimação), é normal que ele fique estressado, deprimido e se comporte de maneira incomum.

Por problemas de saúde

Se o seu gato tem um problema de saúde que impede a absorção das vitaminas e dos minerais necessários, é muito provável que seu corpo experimente efeitos colaterais estranhos, como comer lixo. Algumas dessas condições de saúde são anemia, peritonite infecciosa felina e pica. Vamos ver em detalhes.

Por anemia

O corpo anêmico para de produzir glóbulos vermelhos suficientes (ou eles não funcionam corretamente). Um gato com essa condição pode começar a comer areia, mas também parecerá pálido. Este último sinal clínico é observado ao levantar os lábios e olhar para as gengivas e a língua, pois elas aparecerão com um tom opaco em quadros anêmicas.

Além disso, a anemia em felinos é geralmente um sintoma de outra doença mais séria. Por exemplo, às vezes indica a presença de um tumor maligno ou uma doença sistêmica que requer tratamento urgente.

Porque o animal está com peritonite infecciosa felina

Outra condição muito séria que pode fazer com que seu gato coma coisas incomuns, como areia, é a peritonite infecciosa felina (PIF). Acredita-se que ela seja causada por um vírus que invade os glóbulos brancos do sistema imunológico. Causa inflamação, comportamentos alimentares anormais, perda de peso, febre e inchaço.

Devido à síndrome de pica

Outra explicação para por que seu gato come areia pode ser a síndrome de pica. Acredita-se que essa condição seja causada por deficiências minerais, doenças ou simplesmente tédio crônico. Se seu animal de estimação comer ou mastigar outros itens não alimentares (além de areia), talvez esse seja o problema.

É perigoso para o meu gato comer areia?

O mais importante depois de detectar esse comportamento é encontrar uma solução, já que a areia não é saudável para nenhum trato digestivo, muito menos se for consumida por um gato. Alguns de seus ingredientes são perigosos, embora também dependa do tipo de material de que o substrato é feito.

A areia aglomerante, geralmente feita de argila de bentonita sódica, fica grudada quando misturada com a urina ou as fezes do gato. Se ingerida, causará caroços no sistema digestivo do gato e criará uma obstrução intestinal potencialmente mortal.

Entre outros materiais usados como areia, existe também a argila, que pode promover o desequilíbrio eletrolítico do gato após sua ingestão. Além disso, as substâncias desodorizantes (como cristais perfumados) contêm elementos químicos que prejudicam o corpo do animal se ingeridos.

Os “banheiros naturais” são normalmente de jornal, pinho, trigo, aparas de madeira ou milho e não são tão perigosos, pois têm menos probabilidade de causar bloqueio interno. Apesar de serem materiais orgânicos, se ingeridos a longo prazo, esses elementos podem fazer mal para o seu gato.

O que posso fazer se meu gato comer areia?

A melhor solução é levar o gato a um veterinário de confiança para investigar qual é a causa desse comportamento. Observe quantas vezes ele está comendo areia e qualquer outro comportamento incomum. Normalmente, o profissional fará uma avaliação física e um exame de sangue para detectar possíveis problemas de saúde.

Uma mudança na dieta e na areia são geralmente as soluções mais comuns, mas se o substrato já agiu por tempo suficiente e está bloqueando o trato intestinal do gato, uma cirurgia pode ser necessária. O procedimento será feito sob anestesia, e o tempo de recuperação variará em cada caso.

Com que frequência a maca do gato deve ser trocada?

Existem muitas causas que explicam o motivo desse comportamento estranho que é comum em filhotes felinos. Seu gato pode comer areia por tédio ou para chamar sua atenção, mas também é possível que ele tenha uma deficiência física ou doença. Para descartar problemas subjacentes, leve-o ao veterinário.

Pode interessar a você...
Com que frequência se deve trocar a areia do gato?
Meus Animais
Leia em Meus Animais
Com que frequência se deve trocar a areia do gato?

É importante saber quando trocar a areia do gato, pois os felinos são animais exigentes no que diz respeito à limpeza e higiene.