Por que meu gato come tecido no ou plástico?

Estresse e curiosidade são duas razões completamente opostas, mas ambas válidas para justificar o fato de os gatos mastigarem e comerem objetos estranhos.
Por que meu gato come tecido no ou plástico?

Última atualização: 07 Outubro, 2021

Existe um transtorno alimentar chamado síndrome de pica que está presente tanto em humanos quanto em animais de estimação. E se manifesta quando a pessoa ou animal come regularmente coisas que não são alimentos. No caso dos gatos, essa alteração pode ser percebida se eles consumirem tecido, plástico ou outros objetos que não são colocados na boca em uma situação normal.

Se o seu gato é um felino que tem essa condição, preste atenção quando ele estiver perto de objetos de plástico e evite deixar que os engulam, pois podem causar vômitos e ser perigosos para ele. Existem vários motivos pelos quais um gato pode comer tecido ou plástico e aqui você poderá conhecer vários deles.

Por curiosidade

Esse motivo nem sempre é a resposta para tudo. No entanto, é uma opção a ser considerada devido ao elevado nível de curiosidade dos gatos, especialmente quando algo é apresentado a eles pela primeira vez. Os felinos acham tudo interessante e às vezes não resistem a mastigar novos itens, segundo a National Association of Professional Pet Groomers.

Seu gato come tecido ou plástico devido ao estresse e à ansiedade

Assim como os humanos às vezes roem as unhas quando estão nervosos ou estressados, algo semelhante acontece com os gatos, pois eles também podem encontrar alívio ao morder alguns objetos em seu ambiente. Se você notar uma mudança que possa estar causando estresse ou ansiedade em seu felino, essa deve ser a resposta.

Porém, por mais certeza que você tenha do diagnóstico, é sempre bom levar o animal ao veterinário para descartar outros motivos. Além disso, a alteração que causa tanto desconforto no seu gato deve ser eliminada ou reintroduzida com cuidado.

O transtorno obsessivo compulsivo (TOC) também pode ser outro motivo pelo qual seu felino deseja comer plástico, tecido ou outros itens. Essa é, na verdade, outra causa de estresse e pode até fazer seu animal de estimação se esquecer de outras atividades normais. A patologia deve ser tratada em todos os casos com a ajuda de um educador.

Um gato comendo um pedaço de plástico.

Devido à falta de nutrientes

Se o seu gato não receber nutrientes essenciais e tiver deficiências nessa área, é muito provável que queira mastigar outras coisas com frequência para satisfazer a sua carência. É uma forma de impulso que seu corpo provoca a fim de obter o que falta e o animal precisa para sobreviver.

Esse é mais um motivo para ir ao veterinário e avaliar se seu gato precisa mudar sua dieta. Além disso, também é importante que você se instrua sobre como deve ser a alimentação de um felino a fim de conhecer todos os nutrientes e propriedades do concentrado que você fornece.

Quase toda a dieta do felino deve ser composta de proteína e gordura animal. É uma espécie carnívora estrita.

Porque está entediado

É importante que você reserve um tempo para brincar com seu gato diariamente, pois o tédio é uma das razões pelas quais ele pode sentir necessidade de mastigar objetos estranhos. Para estimular seu animal de estimação, você pode usar brinquedos que imitam a presa para satisfazer seu instinto predatório. Brincar com objetos que ele seja capaz de usar quando você não estiver presente também é vital.

Devido ao seu instinto predatório

Às vezes, esse comportamento se deve apenas ao puro reflexo e instinto que seu gato possui, pois alguns objetos parecem presas para ele. De qualquer forma, você pode muito bem distinguir quando ele se aproxima com essas intenções e quando não. Se, por exemplo, um saco plástico estiver se movendo, o gato provavelmente vai querer atacá-lo e tentar comê-lo.

Porque está cheirando algo que chama sua atenção

Seu gato provavelmente sentiu o cheiro de alguma comida que seja interessante para ele e, portanto, sente vontade de morder e lamber um material não comestível. O mais importante aqui é manter itens com restos de comida longe dele ou, caso não seja possível, lavá-los bem para evitar confusão.

Para várias doenças

Existem problemas de saúde que podem levar seu gato a comer tecido ou plástico. Entre os mais frequentes estão a diabetes, os problemas dentários, a anemia, o hipertireoidismo e, em alguns casos, tumores orais ou cerebrais. Quanto mais velho o espécime, mais se deve suspeitar de doenças físicas.

Como evitar que seu gato coma tecido ou plástico

A solução mais óbvia seria não deixar nenhum objeto que o gato costuma mastigar ao seu alcance. No entanto, também há outras coisas que você pode fazer para impedi-lo de comer plástico e, consequentemente, evitar os efeitos colaterais prejudiciais disso. Destacamos o seguinte:

  • Tire um tempo para brincar com seu felino e compre brinquedos adequados para ele. Isso vai fazer com que se sinta feliz e relaxado.
  • Forneça locais para arranhar pela casa. Marcar o território é uma das formas de aliviar o estresse e com essa opção é provável que o gato não tente mastigar itens raros.
  • Enquanto você não estiver em casa, dê a ele outras formas de entretenimento. Para mantê-lo ocupado, você pode disponibilizar brinquedos como quebra-cabeça, por exemplo.

E se meu gato comer tecido ou plástico?

Você pode enxergar a mastigação de objetos estranhos como uma brincadeira para o seu gato. No entanto, o mais importante é evitar que o felino engula os itens, pois isso pode causar doenças e colocar sua vida em perigo. Quando os gatos comem plástico ou outros materiais, é provável que seu corpo reaja com estes sintomas:

Esses sinais não se devem necessariamente à ingestão de objetos estranhos. Mas se você viu seu gato fazer isso ou tem outros tipos de provas, é provável que seja por esse motivo. O importante aqui é reagir a tempo e levá-lo ao veterinário o mais rápido possível para que possa ser examinado e o profissional determine a causa do comportamento incomum.

Um gato que acabou de vomitar.

Como você pode ver, há mais de uma explicação para por que seu gato come tecido ou plástico. Pode ser um indicador de um estado de saúde ou também pode ser desencadeado por simples curiosidade. Seja qual for o gatilho, determiná-lo é fundamental para lidar com o comportamento.

Pode interessar a você...
Quais alimentos podemos dar a um gato quando acabar sua comida?
Meus Animais
Leia em Meus Animais
Quais alimentos podemos dar a um gato quando acabar sua comida?

Se acabou a comida do seu gato e já for tarde para ir ao mercado, você pode improvisar com o que tiver em casa. Neste artigo, contamos a você como.