Flores que atraem beija-flores
Os colibris ou beija-flores são os menores pássaros do mundo e têm cores vivas e brilhantes – especialmente os machos. Valorizá-los e cuidar do seu habitat é uma das razões para ter um bom jardim: conheça nas linhas a seguir a sua função polinizadora e várias flores que atraem os colibris.
Até o momento, cerca de 330-340 espécies de beija-flores nativas apenas da América foram registradas. Elas são encontradas desde o Alasca até a Terra do Fogo. Os países com maior diversidade dessas aves são Colômbia, Peru e Equador.
Características dos beija-flores
Essas pequenas aves podem ser encontradas em todos os climas, mas são as principais polinizadoras das áreas mais altas e frias, na ausência de insetos e morcegos nesses ecossistemas. Inclusive, há um grande número de plantas andinas que só podem ser polinizadas por beija-flores, segundo o biólogo Vladimir Carvajal.
A energia que esses animais gastam voando é incrível, pois podem bater suas asas até 70 vezes por segundo. Por isso, sua dieta é baseada no consumo do açúcar encontrado no néctar das flores e na proteína armazenada por pequenos insetos, em uma quantidade igual à metade do seu peso, segundo uma publicação de Kuxulkab.
Polinizadores indispensáveis
Os beija-flores, segundo a doutora em Ecologia María del Coro Arizmendi, são polinizadores de um grande número de plantas nas florestas tropicais e nos cultivos de flores destinadas à exportação. Sabe-se que eles polinizam mais de 1000 espécies de flores.
A polinização é um processo básico para manter a diversidade. Se for interrompida, cerca de 200 000 espécies com flores irão desaparecer. Sem entrar em muitos detalhes, cerca de 85% das plantas precisam de polinização para viver, de acordo com o livro Jardines para polinizadores (Jardins para polinizadores).
Atualmente, muitas espécies de polinizadores e plantas foram afetadas pela urbanização. A redução das flores nas áreas urbanas, a ausência de locais para descanso ou reprodução, a luz noturna e o ruído ambiente são algumas das características que os afetam.
Portanto, uma das formas de ajudar os beija-flores é plantar flores nos jardins. Segundo Carvajal, para contribuir com esse processo, também é importante não usar pesticidas – porque os insetos são uma grande fonte de proteína para a reprodução e a criação dos filhotes -, a fim de diversificar as lavouras e favorecer espaços para seu abrigo.
Como são as flores que atraem os beija-flores?
Foram demonstrados processos de evolução e adaptação entre os beija-flores e as plantas das quais eles se alimentam e as quais polinizam ao mesmo tempo. Por isso, o bico dos beija-flores muda de acordo com a espécie, pois cada estrutura representa a forma de uma determinada flor para, assim ocupar um nicho ecológico e evitar conflitos com outras espécies.
Se você deseja contribuir para a conservação dos beija-flores e ao mesmo tempo desfrutar da sua companhia, um jardim é a melhor opção, em vez da instalação de alguns bebedouros artificiais.
O recomendado – pela especialista em colibris María del Coro Arizmendi – é plantar espécies cujas flores tenham a forma de tubos, e sejam pendentes, longas e com cores vivas, contrastando com o ambiente. Elas podem atrair não apenas beija-flores, mas também borboletas e cotovias.
As melhores espécies de flores para atrair beija-flores
Aqui estão algumas espécies específicas para você encher seu jardim de flores que atraem beija-flores:
- Espécies de sálvias (Salvia).
- Plantas do gênero Penstemon.
- Brincos-de-princesa (Fuchsia).
- Árvores pertencentes ao gênero Erythrina.
- Escovas-de-garrafa (Callistemon Citrinus).
- Espécies de Heliconia, bico-de-guaraná ou falsa-ave-do-paraíso (Heliconiaceae).
Outras espécies que você pode considerar são as flores de cactos do gênero Opuntia, as flores de Passiflora mixta, a espécie Cortaderia selloana, bromélias (Bromeliaceae) e bignônias (Bignoniaceae). Basta encontrar uma loja de jardinagem perto de você e descobrir quais dessas famílias de flores você pode encontrar.
O hobby de observar beija-flores – ou aves em geral – é uma atividade que se tornou muito popular nos últimos anos. Essa tendência é muito positiva para as espécies, pois dessa forma se ajuda a gerar conhecimento para a conservação dos beija-flores por meio de jardins.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
Arizmendi M, Berlanga H. Colibríes de México y Norteamérica [Internet]. México: Conabio; 2014 [consultado 24 mar 2021]. Disponible en: https://www.researchgate.net/profile/H-Berlanga/publication/280741692_Colibries_de_Mexico_y_Norteamerica_Hummingbirds_of_Mexico_and_North_America/links/55c50bfe08aeb9756741efff/Colibries-de-Mexico-y-Norteamerica-Hummingbirds-of-Mexico-and-North-America.pdf
Arizmendi M, Nuñez L, Meneses M, Rodríguez C. Jardines para polinizadores [Internet]. México: Universidad Nacional Autónoma de México; 2020 [consultado 24 mar 2021]. Disponible en: https://books.google.es/books?hl=en&lr=&id=9U34DwAAQBAJ&oi=fnd&pg=PA4&dq=colibr%C3%ADes+en+jardines&ots=KzVpdoUZ6f&sig=5IXXvXTTHWR3xlZXVuP8DRKUN0U#v=onepage&q&f=false
Santos Ramos AJ, Tovar Romero MB, Margallis Cabrales MM, Bautista Cruz C. EL COLIBRÍ: DESDE LA CULTURA AZTECA HASTA SU IMPORTANCIA BIOLÓGICA Y ECOLÓGICA. kuxulkab [Internet]. 25 de septiembre de 2014 [citado 25 de marzo de 2021];16(29). Disponible en: https://revistas.ujat.mx/index.php/kuxulkab/article/view/434
Carvajal V. Vertebrados polinizadores. Escuela Politécnica Nacional [Internet] [consultado 24 mar 2021] Disponible en: https://bibdigital.epn.edu.ec/bitstream/15000/21027/1/Vertebrados%20Polinizadores2a.pdf
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.